Todo o mérito é dele!
Segue abaixo.
"Sistema de ventilaçao positiva do cárter (respiro)
Amigos,muitas vezes temos problemas com marcha lenta ou falha do motor,e não prestamos a atenção para devida manutenção desse importante sistema presente no motor do carro,muitos reparadores esta passando por cima desse detalhe,que e bem simples,porem exige atenção!
Explicação do sistema:
Sistema de ventilação positiva do Carter ( respiro)
Durante o ciclo de potência da combustão,certa quantidade de combustível não queimado,gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos êmbolos (pistões).
Para evitar que esses produtos deteriorem o oleo lubrificante do motor, o que causaria sérios danos ao mesmo,eles são removidos do cárter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro do Ar.
Após sua mistura com o ar,vão para o filtro do ar e coletor de admissão e dae para os cilindros para serem queimados ,já que sendo altamente poluentes, eles não podem ser liberados na atmosfera.
O entupimento da conexão ,válvula ou mangueira desse sistema pode causar:
Marcha lenta irregular
Marcha lenta baixa
Vazamento de óleo
Presença de óleo no filtro do ar
Borra no Carter
Uma mangueira com VAZAMENTO pode causar:
Marcha lenta irregular
Marcha lenta alta
Falha no motor
Fotos do sistema e correta manutenção...

Mangueira fora da carcaça do filtro do a

Mangueira montada na carcaça e ao lado sensor MAP (peca quadrada)


Mangueira obstruida por borra....
Eu quebrei a mangueira para voces poderem ver como o combustivel obstruio a mangueira por completo,isso e comum a carros movido a gasolina...



Mangueira nova....
Notem que a nova e justa e nao tera problemas de entrada falsa de ar..ja a antiga....

Localização do numero original

Valvula que controla abertura do Termac!

Termac na entrada do filtro do Ar....
Termac e uma capsula acionada a vacuo que permite a entrada de ar quente no motor para melhorar a mistura ar combustivel......

Valvula que aciona o Termac
Vista por cima.....

Esse e o cano de vacuo no coletor....
Logo abaixo do TBI ou carburador..

O mesmo cano,porem sem o tbi ou carburador em cima

Desentupa ele..geralmente ta entupido
Ainda mais se for a gasolina.....use uma agulha ou outro objeto comprido e fino e um limpa TBI (descarbonizante)


Se....
Voce retirou o carburador ou o TBI,coloque o dedo por dentro do coletor,voce sentira na ponta do dedo quando a agulha encostar e vera tb o produto quando for pulverizado..enquanto isso nao ocorrer....maos a obra!
Agora.....
Que voce trocou a mangueira,gastou R$25,00 nela,comprou descarbonizante e fez uma boa limpeza no cano de vacuo,e claro deu uma limpada basica no carburador ou TBI (nao e necessario desmonta-los para uma limpeza surperficial ta) e hora de montar tudo de novo.....
Ou seja,sera a operacao inversa,monte tudo com muito carinho e cuidado,especial atencoa deve ser dado a carros com injecao,no ato de colocar a mangueira do SENSOR MAP NO LOCAL CORRETO,CASO AO CONTRAIO O SINTOMA SERA ESSE:
Ao dar a partida,o carro pega,em seguida eleva a rotacao e acende a luz de injecao,logo apos o carro morre.
Portanto rapaziada,muita atencao na hora de desmontar as manguiras,para poder montar certo,outra magueira e a do respiro do tbi ao canister,seela ficar solta,voce tera forte cheiro de combustivel ao funcionar o carro e trafegar com ele......
Depois de montado,antes de dar a partida deixe somente a mangueira de vacuo embaixo do coletor desconectada,pois voce tera que testar se vai ter vacuo ali ou nao.
Pise fundo no acelerador (ate o fim e nao solte)e de a partida,fazendo isso voce aciona o desafogador automatico da injecao,ou seja, o bico sera automaticamente desligado e o motor vai pegar com oque tiver no cilindro ( tera muito descarbonizante la,por isso nao ignore essa etapa..)
Caso...
Ele pegue,e porque ele tava afogado....do contrario ele nao pegara,e se pegar sera falhando e com luz de injecao acesa...normal,deslique o motor e agora sim de a partida da maneira correta,ou seja ,sem acelerar o carro.
Sera normal uma fumca bem azul e cheiro ruim logo que voce ligar o motor,isso e o descarbonizante sendo queimado..logo passa.
Lembra que voce deixou a mangueira de vacuo embaixo do coletor desligada?entao agora va la e ponha o dedo nela e acelere o motor,se se dedo for "sugado",e sinal que ali ta TENDO VACUO,OU SEJA ESTA FUNCIONANDO,RECONECTE A MANGUEIRA QUE VOCE TROCOU.
Monitore o funcionamento do carro,se o TBI ou carburador estiverem limpos e ajustados a marcha lenta devera estar estabilizada,deslique e ligue o carro apos quente varias vezes.....a lenta tem que estar firme sempre.
Ande com o carro cerca de 50Km,ao voltar abra a tampa do filtro do ar e verefique:
Nao pode haver sujeira de oleo no TBI ou carburador (bemm poquinho e normal).
A cada troca do filtro de ar,procure passar um descarbonizante no TBI ou carburador,e principalmente no cano de vacuo e sua mangueira,nao presisa claro desmontar tudo como vc fez agora,pois fazendo limpeza preventiva,numca mais seu carro tera esse problema de ventilacao do carter.
Esse procedimento aplica-se a todos os motores 1.6 1.8 .2.0 movidos a Alcoll ou gasolina, alimentados por Carburador ou Injecao.
TUTORIAL FINALIZADO E ABERTO A COMENTARIO!"
Pronto!
Como disse antes, todo mérito é do Marlon!!
Abraços pessoal!