(HOW TO)calibrando o conta-giros!

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

(HOW TO)calibrando o conta-giros!

Mensagem não lida por danilo-sn »

fala macacada... sem mais enrolação vamo ao q interessa primeiramente graças a uma ajudinha do Carlos A Freire, eu msm calibrei o ponteiro de RPM do meu monza, pq né um cara q faz isso queria de mim R$60,00 reais só pra mexer nisso :shock: e ainda correndo o risco de nao ficar tao bom como ficou cmg pela minha mão :smt023

Ferramentas utilizadas: 1 chave de fenda pequena
1 chave philips
1 chave de boca medida 1/4, ou um alicate de ponta fina tbm serve mas demora mais o serviço...

Grau de dificuldade: 8,5 :smt021 :smt025

o 1º passo a fazer é soltar esses 2 parafusos q prendem essa carenagem marcado com um circulo amarelo
para o proximo nao tenho fotos :smt018 kkkkkkkk... depois q retirar essa carenagem vc vera 3 parafusos 1 na esquerda e outro na direita e 1 no meio, entao OBS: puxe e retire o botao do hodometro parcial, aquele q marca os KM pequeno q fica embaixo é só puxar q sai, entao solte os 2 parafusos q prendem o vidro acrilico do painel q são os parafusos das beiradas, feito isto solte o parafuso do meio, desencaixe o painel dando uma forçadinha pra cima, coloque uma mão atras do velocimetro q vc sentira uma trava entao aperte ela q o cabo c solta depois disso comece a desconectar todas a mangueiras, cabos e chicotes e retire o painel fora do carro...
Imagem

2º passo: usando a chave de boca 1/4 solte as 3 porcas como mostra circulado em amarelo
Imagem

3º passo: soltar os 3 parafusos utilizando 1 chave de fenda como mostra a figura abaixo...
Imagem

e depois de soltar tudo ele ficara assim como mostra a figura abaixo, eu aproveitei e desmontei ele inteiro e pintei com tinta cor de aluminio alto brilho pra ajudar a refletir melhor a luz do painel...
Imagem

agora q vem a parte chata :smt010 e a q vc todos esperavam hehehehehehe... estao vendo 2 parafusos circulados de vermelho, entao sao eles q dao a regulagem do marcador!...
soltando-os o ponteiro pesa mais e vai marcar menos "-"
apertando-os o ponteiro ficara mais leve e assim marcara a mais "+"
como o meu estava marcando a mais entao eu só fui soltando ate ficar marcando onde eu queria q era o giro REAL dele,

O RUIM É Q PRA VC SABER C ESTA BOM E NO LUGAR CERTO VC TERA Q SOLTAR OU APERTAR DE POUCO EM POUCO E MONTAR O MARCADOR DE CONTA-GIROS NO PAINEL RECOLOCANDO AQUELES PARAFUSOS DELE MOSTRADO NAS FOTOS ANTERIORES E LIGAR NO CHICOTE DO CARRO E DEPOIS LIGAR O MOTOR DO CARRO PRA VC VER C ESTA NO LUGAR CERTO.

depois disso estando tudo certo é só fazer o processo inverso e recolocar tudo denovo no monzão e curtir o seu painel marcando CERTINHOOOOOO ZERINHOOOOOO hahahahahahahaha e ainda por cima sabendo q foi vc msm q fez isso e economizou mó GRANA :mrgreen:
Imagem
eu acho msm q eu montei e desmontei isso umas 10 vezes ate eu achar o ponteiro na marcação dele correta mas agora é só alegria.

espero q seja de utilidade aki pra muitos q estao com esse msm problema q eu tava!!!

Danilo da Silva Nogueira
ABS.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: (HOW TO)calibrando o conta-giros!

Mensagem não lida por cleyton »

Desculpa a ignorancia mas com saber se o conta giros não está marcando correto :smt017
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: (HOW TO)calibrando o conta-giros!

Mensagem não lida por danilo-sn »

é uma boa pergunta... mas como o meu monza é EFI ai qdo eu fui levar ele pra fazer uma revisao e limpeza na parte de injecao no scanner deles mostrou o RPM do motor dele q esta bem menos do q marca no painel foi ai q minha ficha caiu pq c ele tivesse msm marcando tudo aquilo o barulho do motor taria bem mais alto e forte.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
LUCIANO LAZZARIN
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 63
Registrado em: 13 Ago 2008, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: (HOW TO)calibrando o conta-giros!

Mensagem não lida por LUCIANO LAZZARIN »

e o velocimetro será q tem como calibrar?
Atenciosamente,
Luciano Lazzarin

2008 - 2011 - Monza Class 2.0 - 1993
2011 ... - Astra GSI 2.0 16v - 2003
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: (HOW TO)calibrando o conta-giros!

Mensagem não lida por José Leal »

Luciano, parece que tem como calibrar tb. O Robson (que infelizmente não acessa o fórum a algum tempo) tava com um problema no velocímetro dele. O camarada regulava, mas não marcava direito. Até onde sei, no caso dele teria que trocar o mecanismo todo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Bruno Severo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Jan 2014, 23:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: (HOW TO)calibrando o conta-giros!

Mensagem não lida por Bruno Severo »

show de bola, muito obrigado
vou fazer isso agora hehe
Bruno Severo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Jan 2014, 23:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: (HOW TO)calibrando o conta-giros!

Mensagem não lida por Bruno Severo »

tentei fazer aqui, mas fiz cagada. as porcas estao agarradas, e nao giram.
resultado, uma delas quebrou :@
Fica a dica: Cuidado que eh muito frágil.
agorapreciso de um conta giros e um marcador de combustivel. so preju!
Responder