Pane elétrica.
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Pane elétrica.
Saudações a todos.
Vou tentar ser o mais objetivo possível, pessoal:
Minha bateria (como indica no painel) só começa a carregar se eu acelerar o carro acima dos 3 mil giros. Isso é normal? Vez enquando o ponteiro atinge o topo no voltímetro e fica oscilando (É isso mesmo, voltímetro? corrijam, por favor); a luz de ré não funciona; e na reduzida (principalmente no GNV) o carro "morre" (Já andei lendo aqui no forum do site, uns tópicos sobre SENSOR DE VELOCIDADE). Não detectei fusíveis queimados. Ah, também gostaria de saber um pouco mais sobre UCE. Onde posso encontrar? É um componente específico ou todo o conjunto de sensores?
Bom, tomara que eu tenha conseguido ser claro na minha linguagem de leigo e pouco conhecimento ainda do assunto.
Obrigado!
Vou tentar ser o mais objetivo possível, pessoal:
Minha bateria (como indica no painel) só começa a carregar se eu acelerar o carro acima dos 3 mil giros. Isso é normal? Vez enquando o ponteiro atinge o topo no voltímetro e fica oscilando (É isso mesmo, voltímetro? corrijam, por favor); a luz de ré não funciona; e na reduzida (principalmente no GNV) o carro "morre" (Já andei lendo aqui no forum do site, uns tópicos sobre SENSOR DE VELOCIDADE). Não detectei fusíveis queimados. Ah, também gostaria de saber um pouco mais sobre UCE. Onde posso encontrar? É um componente específico ou todo o conjunto de sensores?
Bom, tomara que eu tenha conseguido ser claro na minha linguagem de leigo e pouco conhecimento ainda do assunto.
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Monza 93 (2.0-Gas/GNV).
Diga não às dorgas, adquira um Monza.
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- Carlos A. Freire
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Re: Pane elétrica.
Não foi mencionado o ano/modelo do Monza.
O alternador deve fornecer carga para bateria, mesmo com motor em marcha lenta. Verifique ao ligar o contato, com motor parado (sem dar a partida), se a luz de carga de bateria acende. Essa luz no painel com conta giros, fica junto ao voltímetro e, se não estiver acendendo, o alternador passa a carregar somente depois que o motor entrar em alta rotação. Com um voltímetro ou multi teste na função DC, pode ser verificado se o alternador está carregando ou não. O alternador deve fornecer tensão entre 13,5 a 14,5V, sendo ideal entre 13,8 a 14,2V.
Desde que não está confundindo o voltímetro com vacuômetro no painel, se o ponteiro do voltímetro atinge o topo como mencionou, é indício de problemas com alternador, fornecendo tensão acima de 14,5V, o que é muito pejudicial aos equipamentos eletrônicos do carro, como: Unidade de controle eletrônico, Módulo HEI, rádio, lâmpadas...
UCE (unidade de controle eletrônico), ou MCE (módulo de controle eletrônico), ou ECM são todos os nomes dados ao módulo de controle eletrônico do sistema de injeção eletrônica ou módulo da injeção eletronica. Ele é quem comanda e gerencia todos sistema de injeção de combustível e ignição (Monza EFI) do carro, baseado em informações recebida pelos diversos sensores espalhados pelo motor e câmbio.
Abs,
Carlos Freire
O alternador deve fornecer carga para bateria, mesmo com motor em marcha lenta. Verifique ao ligar o contato, com motor parado (sem dar a partida), se a luz de carga de bateria acende. Essa luz no painel com conta giros, fica junto ao voltímetro e, se não estiver acendendo, o alternador passa a carregar somente depois que o motor entrar em alta rotação. Com um voltímetro ou multi teste na função DC, pode ser verificado se o alternador está carregando ou não. O alternador deve fornecer tensão entre 13,5 a 14,5V, sendo ideal entre 13,8 a 14,2V.
Desde que não está confundindo o voltímetro com vacuômetro no painel, se o ponteiro do voltímetro atinge o topo como mencionou, é indício de problemas com alternador, fornecendo tensão acima de 14,5V, o que é muito pejudicial aos equipamentos eletrônicos do carro, como: Unidade de controle eletrônico, Módulo HEI, rádio, lâmpadas...
UCE (unidade de controle eletrônico), ou MCE (módulo de controle eletrônico), ou ECM são todos os nomes dados ao módulo de controle eletrônico do sistema de injeção eletrônica ou módulo da injeção eletronica. Ele é quem comanda e gerencia todos sistema de injeção de combustível e ignição (Monza EFI) do carro, baseado em informações recebida pelos diversos sensores espalhados pelo motor e câmbio.
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Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Pane elétrica.
Olá Carlos.
O monza é ano 93 - 2.0 Gas/GNV. Com certeza não é o vacuometro como mencionou. A luz vermelha não acende faz algum tempo já, mas pelo comportamento do ponteiro do voltímetro a bateria carrega sim. Quanto aos picos que o ponteiro do voltímetro atinge, isso começou há pouco tempo. Parece algo em curto, entende?
Bom, quando falei que o carro apaga na lenta, é na seguinte situação: "Quando saio de uma alto-estrada (Dutra no meu caso), onde o carro está trabalhando num regime de alta rotação e volocidade e entro no trânsito lento da cidade... já era! O carro me irrita, pois se eu não segurar no acelerador o motor morre. Ou então eu passo do GNV pra gasolina, aí ele sustenta um pouco, Não chega a apagar." Por isso mencionei o sensor de velocidade na mensagem anterior. Será que tem influência?
Obrigado!
O monza é ano 93 - 2.0 Gas/GNV. Com certeza não é o vacuometro como mencionou. A luz vermelha não acende faz algum tempo já, mas pelo comportamento do ponteiro do voltímetro a bateria carrega sim. Quanto aos picos que o ponteiro do voltímetro atinge, isso começou há pouco tempo. Parece algo em curto, entende?
Bom, quando falei que o carro apaga na lenta, é na seguinte situação: "Quando saio de uma alto-estrada (Dutra no meu caso), onde o carro está trabalhando num regime de alta rotação e volocidade e entro no trânsito lento da cidade... já era! O carro me irrita, pois se eu não segurar no acelerador o motor morre. Ou então eu passo do GNV pra gasolina, aí ele sustenta um pouco, Não chega a apagar." Por isso mencionei o sensor de velocidade na mensagem anterior. Será que tem influência?
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Re: Pane elétrica.
o meu ñ morre mais chega a uns 500 giros, o meu é um carburado 86. criei um topico sobre o meu ate :smt023
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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- Carlos A. Freire
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Re: Pane elétrica.
Se a luz de carga da bateria não acende com motor parado e contato ligado, como eu disse lá em cima, o alternador só vai passar a carregar após o motor entrar em alta rotação e depois carrega normamente. Ates disso ele não carrega.alexaugust_1972 escreveu:Olá Carlos.
O monza é ano 93 - 2.0 Gas/GNV. Com certeza não é o vacuometro como mencionou. A luz vermelha não acende faz algum tempo já, mas pelo comportamento do ponteiro do voltímetro a bateria carrega sim. Quanto aos picos que o ponteiro do voltímetro atinge, isso começou há pouco tempo. Parece algo em curto, entende?
Bom, quando falei que o carro apaga na lenta, é na seguinte situação: "Quando saio de uma alto-estrada (Dutra no meu caso), onde o carro está trabalhando num regime de alta rotação e volocidade e entro no trânsito lento da cidade... já era! O carro me irrita, pois se eu não segurar no acelerador o motor morre. Ou então eu passo do GNV pra gasolina, aí ele sustenta um pouco, Não chega a apagar." Por isso mencionei o sensor de velocidade na mensagem anterior. Será que tem influência?
Obrigado!
Recomendo verificar o funcionamento dos sensores e a instalação do GNV, para o sintoma de marcha lenta instável.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Pane elétrica.
alexaugust, primeiro, troque a luz de advertência da bateria. Como disse o Carlos Freire, é ela que inicia a produção de energia pelo alternador.
Sobre a marcha-lenta, veja além do sensor de velocidade, o sensor de marcha-lenta. É comum ele ter alguma sujeira impregnada na ponta do atuador.
Sobre a marcha-lenta, veja além do sensor de velocidade, o sensor de marcha-lenta. É comum ele ter alguma sujeira impregnada na ponta do atuador.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- luiz sle
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Re: Pane elétrica.
Sobre sensores de marcha lenta e velocidade só é empregado no efi ?José Leal escreveu:alexaugust, primeiro, troque a luz de advertência da bateria. Como disse o Carlos Freire, é ela que inicia a produção de energia pelo alternador.
Sobre a marcha-lenta, veja além do sensor de velocidade, o sensor de marcha-lenta. É comum ele ter alguma sujeira impregnada na ponta do atuador.
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Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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Re: Pane elétrica.
Sim somente nos monzas com injeção eletrônica!!!luiz sle escreveu: Sobre sensores de marcha lenta e velocidade só é empregado no efi ?
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Verde - 1985
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Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

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