VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
maurosbastos
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VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

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Monzeiros,

Tenho um Monza Tubarão 1991 MPFI Injeção Analógica e Também tenho GNV instalado. Acontece que pela terceira vez, o meu GNV deu um estouro. A primeiro estouro aconteceu por um rasgo na mangueira do filtro de ar a 2 anos atras e tive mais dois estouros em menos de 6 meses. Um pelo cabo da bobina que soltou e agora, acredito eu, pelo fato do GNV estar desregulado!

O problema é que um estouro no GNV danifica meu VAF e empena sua paleta, as vezes até desgasta a trilha. Na primeira vez paguei R$250 pelo reparo, na segunda eu mesmo dei um jeito e na terceira não tenho como resolver e vou procurar o especialista, pois mesmo tendo ajeitado o empenado o meu carro não está segurando a rotação, acredito eu que seja por causa da trilha do sensor que ficou danificada, pois ele liga a rotação cai e ele morre, nem acelerando segura!!! :smt021

Aí vai:
1 - Gostaria de saber se existe alguma peça que evite que o estouro do GNV danifique o VAF?
2 - Se é possivel instalar a mangueira do GNV em outro lugar que não seja entre o filtro de ar e o VAF?
3 - Tem como colocar um filtro de ar (um esportivo por exemplo) separado para a mangueira do GNV?
4 - qualquer dica ficarei muito agradecido... :D

OBS.Comprei não tem 6 meses: velas, cabo de vela, tampa de distribuidor, filtro de ar. Tudo pra evitar que o GNV estourasse!!!
Ah...Cheguei a comprar cabos de vela 8mm no ML, mas a porcaria não prende no distribuidor e vai soltando....

Abraços :smt023 :smt023
Mauro Bastos
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maurosbastos
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Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Mensagem não lida por maurosbastos »

Alguma bola aí...rsrsrs
Mauro Bastos
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Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Mensagem não lida por 500EF »

Você vai ter que arrumar um jeito de acabar com estes "backfires". Você pode fazer a gambiarra que quiser, mas não há nada que aguente a explosão na admissão.

Veja se está com o sistema de ignição em dia (ter trocado a 6 meses não quer dizer muita coisa, porque primeiro não sei quanto você roda com o carro, e também porque o sistema de ignição sofre muito mais desgaste com GNV que com original), confira a abertura das velas e regulagem do GNV E O AVANÇO DO PONTO DE IGNIÇÃO (muito importante)

E tome cuidado com estes Cabos de vela de 8mm "made in sei lá onde" que vendem no ML. Costumam ser muito piores que os originais NGK.

E por estas e outras que eu não curto GNV... Mas como já está instalado, vamos tentar arrumar. :smt023
Eduardo Rettore
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Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Mensagem não lida por maurosbastos »

Valeu Eduardo,

Vou ver o GNV, fazer uma revisão geral. Tenho medo de na hora da regulagem do GNV danificarem meu Sensor!
Não coloquei os cabos, eles não prendem!!! A parte interna não tem um chanfro que faz o clique pra prender aí ele vai soltando aos poucos.

Sobre o ponto de ignição, você acha que um variador de avanço daria jeito?
Percebi que quando ando no GNV e ligo o ar condicionado aí mesmo que desregula o GNV e fica mais propenso a backfires!!!

Uma coisa é verdade....na Gasosa não tenho nenhum desses problemas!!! Me diz uma coisa. Você colocou turbo? O consumo é alto só quando pisa ou fica alto normalmente!

Valeu
Mauro Bastos
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Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

Mensagem não lida por 500EF »

maurosbastos escreveu:Valeu Eduardo,

Vou ver o GNV, fazer uma revisão geral. Tenho medo de na hora da regulagem do GNV danificarem meu Sensor!
Não coloquei os cabos, eles não prendem!!! A parte interna não tem um chanfro que faz o clique pra prender aí ele vai soltando aos poucos.

Sobre o ponto de ignição, você acha que um variador de avanço daria jeito?
Ja disse isso aqui algumas vezes. Estes "variadoidos" de avanco so mesmo como ultimo recurso, pois nao fazem o que deviam corretamente (variam loucamente as vezes).

Se voce anda 99% do tempo com GNV, muito melhor solucao eh fazer duas marcas na carcaca do distribuidor. Uma para o ponto original e outra para o ponto avancado para andar com GNV.

Ai, voce adiantar o ponto pelo distribuidor e anda com uma chave de boca (acho que eh a 13) no porta-luvas para nas emergencias poder virar para gasolina.
Percebi que quando ando no GNV e ligo o ar condicionado aí mesmo que desregula o GNV e fica mais propenso a backfires!!!
Pode ser porque aumenta a carga...
Uma coisa é verdade....na Gasosa não tenho nenhum desses problemas!!! Me diz uma coisa. Você colocou turbo? O consumo é alto só quando pisa ou fica alto normalmente!

Valeu
Converti para alcool. Se ando normalmente, onde antes fazia 10 km/l com gasolina, passou a fazer 7 km/l.

Como uso um gerenciador externo para bico suplementar, para injetar somente quando entra pressao, o consumo so aumenta se o pe direito quiser... hehehe
Eduardo Rettore
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Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

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Consertei meu fluxo de ar! Morri em R$ 200,00 :smt010 Ele testou no Kadett GSI e medidor de fluxo de ar funcionou redondinho...

Agora estou andando na Gasolina, até regular o GNV e trocar o misturador. Pois percebi que os misturadores agora são tipo boca de fogão, cheio de furinhos que melhora a passagem do ar e aumenta o furo de passagem de ar original do carro que é diminuido como misturador antigo!

O que está me incomodando é que a rotação do meu carro está uma droga, em torno de 600 e 700, subindo para 800 somente quando está aquecido. Sem contar que demora a ligar e dá uns estalos antes de virar o motor..tac tac tac . Levei no mecânico e colocou o carro no ponto usando uma pistola de com umas luzes e mexeu na posição do meu distribuidor. Disse que o ponto estava errado.

Porém, o carro está pior. Tremendo pacas, rotação baixa e sem força na 1ª e 2ª marcha!!!! :smt021 :smt021
Mauro Bastos
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Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

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Dificil dar palpite assim sem ver o carro, porque isso pode ser causado por varias coisas.

Comece procurando por alguma entrada falsa de ar (nao pode haver nenhuma abertura, mangueira rasgada ou desconectada, etc. depois do VAF).
Eduardo Rettore
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Re: VAF (Medidor de Fluxo de ar) x GNV

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Boa Eduardo...achei uma mangueirinha que sai do regulador de pressão para TBI fazendo barulho, quando mexi nela a danada abriu um rasgo...toda ressecada!!!! Adaptei uma pequena mangueira de combustível no local e amanhã irei comprar a certa. Melhorou a rotação....e o carro está desenvolvendo melhor, acho que com a mangueira correta ele deve ficar melhor ainda, pois o orifício, passagem do ar, da correta é menor do que a que coloquei. Se não ficar 100%....pedirei a mecânico pra ver o regulador de pressão tb(Eu uma vez o vi testando com a boca....rs) e regular o ponto com uma chave de fenda dentro do orifício da vela como fez uma vez e ficou show!
Mauro Bastos
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