Troca da bobina do monza pela do gol MI

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
-Wilton-
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca da bobina do monza pela do gol MI

Mensagem não lida por -Wilton- »

bodinho escreveu:Então galera, meu camarada tem um passat iraquiano e colocou a bobina do gol mi já tem um tempinho e ainda nao queimou, éclaro o carro é carburado, eu estou afim de colocar no meu, pois o meu tb tem fulga de faisca, e o preço nao tem muita diferença. e não tem problema com a fulga, agora pode ser q o uso da mesmo em outro carro injeção pode vir a causar danos na bubina.
mas ai eh passat.... deve usar o mesmo sistema do gol MI...
GM Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 - Azul Enseada - Original
GM Cavalier SRi 1.8 1986/1986 - Preto Cadillac - 15" Tsuya - SUSP = 0,50m - Bi-Xenon 5000k + 3000k [LEGALIZADO]
Imagem[/b]
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

-Wilton- escreveu:mas ai eh passat.... deve usar o mesmo sistema do gol MI...
pior que nao wilton, MI é injetado e o passat carburado. ambos os sistema eletrico da ingnição sao diferentes. passat usa bobina asfaltica + modulo ingnição bosch, e gol mi usa bobina plastica + ECU
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Vascai­no

Mensagem não lida por Vascai­no »

Rafaelo escreveu:tu tem certeza que foi o modulo? e onde testou no mesmo cara? ele vai culpar seu modulo se é que ja nao culpou. a bobina apenas recebe um sinal negativo vindo do modulo pra a bobina primaria. uma corrente negativa pra pulsar a bobina. que pode ter acontecido e o que eu mais creio é que usaram a fiação original do mpfi que é diferente da uma ligação com bobinas plastica e depende ainda tem bobina do mi com 2 e 3 fio isso muda mais ainda o negocio.

vai la e cobra do cara quem fez essa instalação em situação normal nao era pra queimar nada numa instalação bem feita e estudada. fica atento a isso e nao sai trocando peças atoa sem ter 100% de confiança no defeito. teste em outro lugar, tanto o modulo ,bobina antiga, bobina nova e fiação.

tem muita gente que usam essas bobina plastica assim como as esportivas de grife e se fizer a ligação certa, tudo certo nao tem oque queimar.
Rafaelo ,vou te explicar como ele fez, ele pegou uma bobina MI de dois fios , q eu acho ser dos 1.6 VW e ligou como estava na original do carro o fio q vem do módulo com o verde q vem do chicote no negativo e os fios pretos q vem do chicote no positivo acho q se ele tivesse trocado os fios de posição o caro nem pegaria ou pegaria? e eu tambem questionei ele quanto ao uso da bobina de três fios e ele disse q tinha q ser a de dois fios , e quanto ao teste da bobina, foi tentado colocar a minha q estava funcionando no lugar e não funcionou, ai ele testou a continuidade do fio q vinha do módulo e tava normal mais não vinha sinal negativo por ele, só ai foi tirado o módulo e levado para testar em outro cara especializado q disse q avia queimado, só q ele disse q arrumava mas q não dava garantia se fosse ligado na bobina do MI, ai vc fica naquela por q queimou?
Monza classic SE MPFI 2.0 ano 92Cor PRETO MENPHIS PEROLIZADO GM 92 RM4590 .
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Vascai­no se ele instalou assim aparentemente errado nao tá. mas e dificil falar algo sem ter visto a fiação presente do carro ou o estado das peças em questao, as cores estao certas verde e o negativo(sinal pulsante do modulo) e o preto o positivo ate ae tudo certo. nao sei te afirma se trocando de polaridade na bobina funcionaria por um tempo ate queimar nao tenho essa informação e nem testes. pode ser Dwell da ECU muito longo pra esse tipo de bobina, o certo era medir o Dwell da ECU (tempo de carga do pulso) e ver se é compativel com a bobina usada. se a ECU gera mais que a bobina pode aquentar é encrenca na certa, um ruido gerado na fiação , picos de tensao em fim muitas variaveis...

agora voltando a teu problema se ele disse que nao da garantia usando a bobina Mi depois de arrumado, entao pq ele instalou pra vc antes? ele agiu de ma fé. cobre dele o concerto e coloque de volta sua bobina asfaltica.

e complicado sabe pq queimou. pessoalmente nao creio que possa dar queima de modulo numa instalação bem feita e dentros dos parametros tecnicos, tem muitos casos por ae usando e sem problema. vc teve azar de ter acontecido isso. pessoalmente e o primeiro caso que vejo de queima de uma ECU por esse tipo de adaptação. oque vemos por ae em forum nos casos de problemas sao outros.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-Wilton-
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por -Wilton- »

E akele tal do sistema HALL???? qdo fui nu mecanico ele disse que tinha difereça nisso.. um era o outro nao era...agora ql era e ql nao era nao sei...
GM Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 - Azul Enseada - Original
GM Cavalier SRi 1.8 1986/1986 - Preto Cadillac - 15" Tsuya - SUSP = 0,50m - Bi-Xenon 5000k + 3000k [LEGALIZADO]
Imagem[/b]
Vascai­no

Mensagem não lida por Vascai­no »

Pois é pessoal ,o cara ratio não quis pagar de jeito nenhum ,ai eu pra não deixar o monza lá largado pois o cara da especializada ja avia consertado o módulo , tive de arcar com o custo do conserto do módulo, que seria de 500,00 reais , q eu achei caro demais ai converssando com o cara da especializada consegui tirar por 350.00 reais ,ou era isso ou partir pro procon q eu ja não boto muita fé pois ja tive um processo arquivado mais isso é outra história, agradeço a colaboração de todos , pelos esclarecimentos e dicas e espero q esse tópico sirva pra alertar sobre tal substituição q deve ser bem estudada antes de fazer , creio eu q tem como ser feita mas eu levar para alguém fazer nunca mais mesmo q o cara me de garantia e talz , sei q o negócio é achar a pessoa certa mais não quero arriscar o leitinho do meu filhinho :).
A e respondendo ao Wilton sim o meu monza usa esse sistema hall.
Monza classic SE MPFI 2.0 ano 92Cor PRETO MENPHIS PEROLIZADO GM 92 RM4590 .
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Os que têm EZK são sistema hall.

O meu, que não tem EZK, ainda é do tipo "aranha" (igual ao dos carburados). :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Rafaelo escreveu:...pode ser Dwell da ECU muito longo pra esse tipo de bobina, o certo era medir o Dwell da ECU (tempo de carga do pulso) e ver se é compativel com a bobina usada...
Tocou num ponto importante.
DWELL é o tempo de carga, geralmente fica entre 2 e 3,5ms. É o tempo em que o módulo de ignição fica alimentando a bobina antes de interromper a carga, e essa interrupção é que gera a centelha. Se a bobina saturar, ela pode aquecer, e também aquecer o transistor de potência do módulo de ignição. Através da indutância da bobina é possível calcular o valor ideal de dwell, mas basta analisar com um osciloscópio a bobina em funcionamento nos seus sistemas originais para descobrir.

Se queimou o transistor de potência do módulo de ignição, talvez seja possível substituí-lo por um transistor BIP373, que custa uns R$30-40.
Responder