Dica - Sistema de Arrefecimento
troquei uma
Esse semestre ainda, troquei somente uma. A que fica em cima do compressor. Mas essa tava bem ruim, tinha muita crosta em volta. Para tirar foi preciso do massarico ... rsrs
Agora estou enfrentando um problema de novo!!! Reclamei um tempo atrás que o relê do ventilador estava estalando direto. Mexemos e era um mal contato no pressostato.
Beleza.
Semana passada, vou chegando em casa quando a luz da temperatura acende (estava com o ar ligado). Paro o carro na garagem e no outro dia vou ver o reservatorio e ele estava meio seco.
Troco todo o liguido e ponho aditivo (estava andando uns 2 semanas sem aditivo). Ai o carro blz, sem esquentar e já estou com 1 semana e não baixou água.
Ventilador liga no meio da escala da temperatura e vai para uns 1/4 e depois sobe para 1/2. Ok!!!
Mas o problema é que quando ligo o ar condiconado, a temperatura começa a subir e vai passando de 1/2. O correto num é de ficar próximo do azul com o ar ligado??
Não sei se com o ar ligado acende a luz da temperatura, pq qd passa do 1/2 desligo logo o ar .... Ai o ponteiro volta a descer ...
Desculpa a carta ... mas achei que estivesse livre ...
ab a todos
Agora estou enfrentando um problema de novo!!! Reclamei um tempo atrás que o relê do ventilador estava estalando direto. Mexemos e era um mal contato no pressostato.
Beleza.
Semana passada, vou chegando em casa quando a luz da temperatura acende (estava com o ar ligado). Paro o carro na garagem e no outro dia vou ver o reservatorio e ele estava meio seco.
Troco todo o liguido e ponho aditivo (estava andando uns 2 semanas sem aditivo). Ai o carro blz, sem esquentar e já estou com 1 semana e não baixou água.
Ventilador liga no meio da escala da temperatura e vai para uns 1/4 e depois sobe para 1/2. Ok!!!
Mas o problema é que quando ligo o ar condiconado, a temperatura começa a subir e vai passando de 1/2. O correto num é de ficar próximo do azul com o ar ligado??
Não sei se com o ar ligado acende a luz da temperatura, pq qd passa do 1/2 desligo logo o ar .... Ai o ponteiro volta a descer ...
Desculpa a carta ... mas achei que estivesse livre ...
ab a todos
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: troquei uma
Cara, seu monza pode tá com ar no sistema, da uma conferida....com o carro frio..vc solta a mangueira do retorno...ai funciona o carro e ve se existe ar no sistema... deixa sair td ar, quando começar a sair so agua, vc recoloca a mangueira.jmjmenezes escreveu:Esse semestre ainda, troquei somente uma. A que fica em cima do compressor. Mas essa tava bem ruim, tinha muita crosta em volta. Para tirar foi preciso do massarico ... rsrs
Agora estou enfrentando um problema de novo!!! Reclamei um tempo atrás que o relê do ventilador estava estalando direto. Mexemos e era um mal contato no pressostato.
Beleza.
Semana passada, vou chegando em casa quando a luz da temperatura acende (estava com o ar ligado). Paro o carro na garagem e no outro dia vou ver o reservatorio e ele estava meio seco.
Troco todo o liguido e ponho aditivo (estava andando uns 2 semanas sem aditivo). Ai o carro blz, sem esquentar e já estou com 1 semana e não baixou água.
Ventilador liga no meio da escala da temperatura e vai para uns 1/4 e depois sobe para 1/2. Ok!!!
Mas o problema é que quando ligo o ar condiconado, a temperatura começa a subir e vai passando de 1/2. O correto num é de ficar próximo do azul com o ar ligado??
Não sei se com o ar ligado acende a luz da temperatura, pq qd passa do 1/2 desligo logo o ar .... Ai o ponteiro volta a descer ...
Desculpa a carta ... mas achei que estivesse livre ...
ab a todos
Quando ligo o ar do meu não passa do meio.
Da uma conferida e ve se o ventilador da acionando o segundo estágio...e da uma olhada naquele sensor de temperatura....o meu tava parecido com o seu, e era o sensor. Ele fica ali, prox ao "bico" do filtro de ar..tem uma tomadinha com dois fios ligada nele.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
sensor da ventoinha
Tirei ar do sistema, tirando o sensor da ventoinha. É exatamente o sensor de temperatura, onde tem um plugue.
Então acredito, que ar do sistema não seja ...
Agora não sei como ver qual estagio do ventilador está ligado ...
Como se vê, se é o mais fraco ou o mais forte??
Então acredito, que ar do sistema não seja ...
Agora não sei como ver qual estagio do ventilador está ligado ...
Como se vê, se é o mais fraco ou o mais forte??
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: sensor da ventoinha
No segundo estágio, o vento é mais forte, bem mais forte! faz ate um barulho maior...sem o ar ligado, o segundo estagio entra em ação quando o ponteiro chega no meio...mas quando eu ligo o ar, o ventilador ou ventoinha, é acionado no 1º estagio...em poucos minutos com o ar-condicionado ligado, entra em ação o 2º estagio.... a temperatura do carro sempre fica entre o meio e a faixa azul...jmjmenezes escreveu:Tirei ar do sistema, tirando o sensor da ventoinha. É exatamente o sensor de temperatura, onde tem um plugue.
Então acredito, que ar do sistema não seja ...
Agora não sei como ver qual estagio do ventilador está ligado ...
Como se vê, se é o mais fraco ou o mais forte??
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Re: Pastilhas D'agua
Meu Monza tava sem aditivo e valvula termostática, coloquei os dois. Apos 20 dias começou a vazar água pelo selo d'agua que fica próximo ao compressor do ar.RamonRJ escreveu:Tambem conhecidos como selos d'agua, são vedações de metal que têm uma forma parecida com uma tampinha de refrigerante (maiores um pouco), ao todo são sete delas, que por serem de metal sofrem corrosão e vazam que é uma beleza. E o pior é que o vazamento as vezes evapora antes de escorrer, então vc não vê que está vazando (esse foi o meu caso). Quando eu comprei o meu carro havia 03 delas que estavam rompidas e como a corrosão é algo natural acho dificil algum monza não chegar o dia de ter que trocar as pastilhas d'agua.
As minhas dicas, além de pedir ao mecânico para verificar são só utilizar as originais, qualquer outra paralela não presta! e sempre trocar as sete, mesmo que o mecânico diga que "algumas ainda estao boas"... Foi o que o desgraçado que trocou as minhas tres disse e agora, 01 ano depois, está vazando em alguma das que nao foram trocadas.
É barato, aqui no Rio custa uns R$ 4,00 cada pastilha original.
Meu Monza é um 2.0 EFI 94 - GL - Prata - 2 portas
Acredito que o ferrugem que tava no sistema estava tampando este vazamento e apos o aditivo o "burraco apareceu". Troquei os 3 selos "frontais" e dei uma revisão na bomba d'agua.
Agora parace vazar pelo selo atras do motor. To meio com receio de colocar aditivo denovo e vazamento aumentar, quando ficar pra dar um geral no sistema de arefeicimento?
Editado pela última vez por Fausto em 29 Dez 2006, 14:59, em um total de 1 vez.
-
- ADMINISTRADOR
- Mensagens: 1626
- Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
- Cidade: Canoas
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
Meu mecânico cobrou R$ 150 contanto o aditivo e troca da "flauta plástica"... na época não precisei trocar nenhuma presilha de mangueiras, mas agora está dando problema numa delas. Vou mandar trocar todas... dizem que sai R$ 80 todo o trabalho das presilhas + peças.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!
Junta do cabeçote queimada, também faz sumir agua, as vezes é pouca coisa na junta um pouco só, a agua cae na camara e é expelida pelo escapamento ae vai sumindo do reservatário, quando a junta ta queimadona as mangueiras incham e mistura no oleo. Segundo Alcides Motores, aqui em Sampa, acessor de assuntos monzisticos.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2464
- Registrado em: 04 Jan 2007, 16:45
- Cidade: SAO LUIS
- Estado: Maranhão-MA
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Tive problemas no meu tbm, hj em dia so rodo com aditivo no radiador alem de proteger o motor ele faz com q o carro sempre se mantenha numa boa temperatura!!! coisa ruin é carro fumaçar pq ta quente hehehehe
abraço aos amigos monzeiros
abraço aos amigos monzeiros
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047