como saber se uma vela esta boa?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Thomas Erich
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como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por Thomas Erich »

galera

seguinte, gostaria de saber como eu vejo ou testo 1 vela? para saber se ela esta boa ou esta queimada!

obrigado
Monza SL/E 91 2.0 gasolina - MOTOR ZERADO!
kraudyu
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Re: como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por kraudyu »

SE O MOTOR ESTÁ FALHANDO, UM MODO DE VERIFICAR É RETIRANDO O CABO DA VELA E VENDO SE A ROTAÇÃO DO MOTOR CAI OU CONTINUA COMO ESTAVA, SE AO TIRAR O CABO A ROTAÇÃO NÃO MUDAR A VELA OU RESPECTIVO CABO ESTÁ RUIM!
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Carlos A. Freire
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Re: como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Medir continuidade ou resistência caso for resitiva do eletrodo central, verificar se há trincas em seu isolador cerâmico, verificar as condições do eletrodo central quanto ao desgaste e distância do eletrôdo "terra"...
Ao retirar as velas, conforme está o estado e cor dos eletrodos é possível saber se o cilindro está queimando bem ou com mistura rica, pobre, excesso de calor, ponto excessivamente adiantado...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Thomas, apesar de uma vela passar por todos os testes descritos acima, isso não garante a integridade total da mesma.

No meu tempo de aviação, as velas eram removidas dos motores, limpas com jato de areia, calibradas, TESTADAS em equipamento de teste, e mesmo assim, qdo eram colocadas no motor, davam problemas.

O ideal é, em caso de dúvidas, substituir por velas novas.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Marcelo_Classic
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Re: como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

O que determina o fim de vida da vela é o arredondamento do eletrodo. Ele deve ser plano, conforme o uso a ponta vai ficando arredondada.
Eu trocaria, o jogo custa uns 30 reais. Velas em mal estado cobram seu preço, principalmente no consumo (além de carbonização, dificuldade na partida, etc). 30 reais de combustível é "nada". O aumento de consumo queima a "economia" que seria gerada ao não trocar as velas rapidamente.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
rogertecmec
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Re: como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por rogertecmec »

Bom, vamos lá.

Uma pequena aula sobre análise visual de velas de ignição. As vezes uma análise visual da vela pode ajudar no diagnóstico de falhas do motor.

1) VELA NORMAL
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2) VELA COM CARBONIZAÇÃO SECA:
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Causas:
Carburador regulado com mistura rica
Filtro de ar sujo
Afogador automático com mau funcionamento
Afogador manual puxado por longo tempo
Uso de combustível fora da especificação
Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
Ponto de ignição atrasado
Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor.

Efeitos:
Falhas de ignição
Motor falha em marcha lenta
Dificuldades de partida a frio.

Soluções:
Regulagem correta do carburador e do ponto de ignição
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir o filtro de ar
Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
Utilizar vela correta para o tipo de motor.

3) VELA COM CARBONIZAÇÃO OLEOSA
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Causas:
Em motores de 2 (dois) tempos - óleo em excesso na mistura
Em motores de 4 (quatro) tempos - óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.

Efeitos:
Dificuldade na partida
Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta.

Soluções:
Em motores de 2 tempos, usar a proporção correta de mistura
Em motores de 4 tempos, retificar o motor - Trocar as velas.

4) VELAS COM RESÍDUOS DE CHUMBO
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Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.

Causas:
Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo.

Efeito:
Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

5) VELAS COM RESÍDUOS OU IMPUREZAS
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Causas:
Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

Efeitos:
Perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Trocar as velas
Regular o motor.

6) VELAS COM SUPERAQUECIMENTO
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Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível de má qualidade; vela mal apertada.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
Substituir as velas.

7) VELAS COM ELETRODO CENTRAL FUNDIDO
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Causas:
Superaquecimento do eletrodo central, que pode trincar o pé do isolador.
Combustão normal com detonação ou ponto de ignição excessivamente adiantado.

Efeitos:
Falhas de ignição
Perda de potência
Danos ao motor.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Substituir as velas.

8) VELAS COM ELETRODO CENTRAL E MASSA FUNDIDOS
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Causas:
Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível não especificado para o tipo de motor.

Efeito:
Antes do dano total do motor, ocorre perda de potência.

Soluções:
Revisar o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor
Utilizar velas corretas para o tipo de motor
Utilizar combustível adequado para o tipo de motor
Substituir as velas.

9) VELAS COM DESGASTE EXCESSIVO DO ELETRODO CENTRAL
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Causa:
Não observância do tempo recomendado para a troca das velas.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo); a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos, é alta demais
Partida difícil.

Solução:
Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes.
Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante.

10) VELAS COM DESGASTE EXCESSIVO DOS ELETRODOS MASSA E CENTRAL
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Causas:
Presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando portanto de um problema de índice térmico. Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases.

Efeitos:
Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.

11) VELAS COM PÉ DO ISOLADOR TRINCADO
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Causas:
Dano causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda
Corrosão do eletrodo central por aditivos agressivos no combustível
Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eletrodo central.

Efeitos:
Falhas de ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça)
Partida difícil.

Soluções:
Trocar as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante
Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

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Thomas Erich
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Re: como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por Thomas Erich »

obrigado galera!

hoje, fiz todos os testes falados aqui
e todas estao boas, medi os cabos tbm estao bon's

so que ao retirar as velas, reparei que uma estava toda carbonizada seca, conforme a explicaçao a cima!

somente 1

as outras estavao tudo ok!

e motivo para eu mi preucupar?

obrigado
Monza SL/E 91 2.0 gasolina - MOTOR ZERADO!
feaaar
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Re: como saber se uma vela esta boa?

Mensagem não lida por feaaar »

SE O MOTOR ESTÁ FALHANDO, UM MODO DE VERIFICAR É RETIRANDO O CABO DA VELA E VENDO SE A ROTAÇÃO DO MOTOR CAI OU CONTINUA COMO ESTAVA, SE AO TIRAR O CABO A ROTAÇÃO NÃO MUDAR A VELA OU RESPECTIVO CABO ESTÁ RUIM!
Puxei os cabos de velas que são novos NGK e nao houve mudança significativa na rotação estranho né? puxei os tres primeiros um de cada vez e continuo normal. :smt017 entao e sinal de velas ruins?
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