Compensador de marcha lenta

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Compensador de marcha lenta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:onde fica essa peça?
meu classic 90 tem,e como ela fonciona? :smt017
como ela faz pra acelerar o carro quando ligo o A/C?

pq quando ligo o A/C a rotação cai,mas naum compensa na marcha lenta...
Imagem

Dentinho,

o kicker é a válvula que fica na frente do carburador, e com encapsulamento de metal. Se olhar na foto, na parede "corta fogo" tem uma válvula tipo solenóide que controla o acionamento do kicker, quando o compressor é acionado. Neste momento o kicker recebe vácuo retrai e acelera a marcha lenta, para compensar o "peso" a mais do compressor do A/C. Quando o compressor do A/C é desacionado, a válvula corta o vácuo para o kicker e a marcha lenta volta ao normal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

agora eu entendi + ou - ...
então ele funciona com uma saida de vacuo do carburador para a eletrovalvula e saida para o kicker?
da para ver ele sendo acionada,quando ligo A/C?
se for comforme a ligação da fotu,no meu ta totalmente errado............no meu tah tudo embaralhado :smt005
naum foi eu quem fiz,jah comprei assim :roll: ...e nem sei se esta boa,e como posso descobrir se ela esta com defeito? :smt017

vou postar uma fotu pra vc dar uma analizada....ok?

muito obrigado professor,abraço :smt023
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
bruxobeto
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por bruxobeto »

Carlos A. Freire escreveu:
*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:onde fica essa peça?
meu classic 90 tem,e como ela fonciona? :smt017
como ela faz pra acelerar o carro quando ligo o A/C?

pq quando ligo o A/C a rotação cai,mas naum compensa na marcha lenta...
Imagem

Dentinho,

o kicker é a válvula que fica na frente do carburador, e com encapsulamento de metal. Se olhar na foto, na parede "corta fogo" tem uma válvula tipo solenóide que controla o acionamento do kicker, quando o compressor é acionado. Neste momento o kicker recebe vácuo retrai e acelera a marcha lenta, para compensar o "peso" a mais do compressor do A/C. Quando o compressor do A/C é desacionado, a válvula corta o vácuo para o kicker e a marcha lenta volta ao normal.

Abs,

Carlos Freire
Professor, tenho um Monza 93 2.0 EFI. Ele apresenta o mesmo problema de cair a lenta quando liga o AC. Mas como o sistema com injeção é completamente diferente desse da foto, não consegui localizar nenhuma valvula que faça essa compensação. Onde encontro essa valvula no 93? Abraços e obrigado!
Monza SL/E 2.0 E.F.I. - 2 portas - Vinho e álcool!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR

tenho um Monza 93 2.0 EFI. Ele apresenta o mesmo problema de cair a lenta quando liga o AC. Mas como o sistema com injeção é completamente diferente desse da foto, não consegui localizar nenhuma valvula que faça essa compensação. Onde encontro essa valvula no 93?
O Monza EFI não tem kicker ou peça mecânica para compensar a marcha lenta ao ligar o A/C. Quando ligamos o A/C no Monza EFI, o módulo de IE recebe informação de acionamento e ele mesmo muda a estratégia de marcha lenta, fazendo essa compensação, de forma eletrônica. Se no seu caso o A/C for original de fábrica e a marcha lenta fica instável ao ligar o A/C, tem que revisar os sistema de IE.

Obs: A foto é de um Monza Classic 90 carburado.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
bruxobeto
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por bruxobeto »

Carlos A. Freire escreveu:
tenho um Monza 93 2.0 EFI. Ele apresenta o mesmo problema de cair a lenta quando liga o AC. Mas como o sistema com injeção é completamente diferente desse da foto, não consegui localizar nenhuma valvula que faça essa compensação. Onde encontro essa valvula no 93?
O Monza EFI não tem kicker ou peça mecânica para compensar a marcha lenta ao ligar o A/C. Quando ligamos o A/C no Monza EFI, o módulo de IE recebe informação de acionamento e ele mesmo muda a estratégia de marcha lenta, fazendo essa compensação, de forma eletrônica. Se no seu caso o A/C for original de fábrica e a marcha lenta fica instável ao ligar o A/C, tem que revisar os sistema de IE.

Obs: A foto é de um Monza Classic 90 carburado.

Abs,

Carlos Freire
Será que esse problema está relacionado ao fato de que, numa oficina que levei meu monza, o mecanico quebrou aquela "flauta" onde estão ligadas várias mangueiras e então ele ligou as mangueiras de outra forma, eliminando essa flauta. É possivel que uma dessas mangueiras envie essa informação para a IE?
Abraços!
Monza SL/E 2.0 E.F.I. - 2 portas - Vinho e álcool!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Será que esse problema está relacionado ao fato de que, numa oficina que levei meu monza, o mecanico quebrou aquela "flauta" onde estão ligadas várias mangueiras e então ele ligou as mangueiras de outra forma, eliminando essa flauta. É possivel que uma dessas mangueiras envie essa informação para a IE?
As conexões do sistema de acionamento por vácuo não tem relação direta com o sistema de IE. Por outro lado, mangueiras, soltas, ou conectadas em lugar errado, podem interferir na leitura do sensor MAP, que esse sim faz parte do sistema de IE.

Essa flauta tem um custo muito baixo, por que não trocar a peça danificada e manter o carro original?

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Bruxo, a única mangueira de vácuo que sai da flauta e tem relação com o ar condicionado é a que vai comandar as várias borboletas do referido sistema.
Por outro lado, não tem problema inverter alguma mangueira da flauta, pois todas apanham vácuo do mesmo lugar. A diferença é que a mangueira relativa ao ar condicionado tem dentro dela um restritor, destinado a evitar variações bruscas.

Qto à queda na rotação de marcha lenta ao ligar o ar condicionado, é possível que o IAC (motor de passo) não esteja funcionando a contento (sujeira, emperramento, etc), já que ele é o responsável por manter a rotação de marcha lenta dentro dos limites, em todas as situações de funcionamento do motor, como ar ligado, etc.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
calistro

Mensagem não lida por calistro »

cara, as vezes pode ser q nem precise comprar outro, nao sei o seu,

mas o meu eh ativado pelo vacuo, mas soh que esta fazendo efeito contrario, tive q desligar o vacuo, baixar a lenta, e deixar o kicker sempre ativo,

claro que temporariamente ate eu entender esse sisteminha a vacuo, trequinho chato hehe
Responder