O que mais quebra no Monza?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: O que mais quebra no Monza?

Mensagem não lida por rogertecmec »

Carlos A. Freire escreveu:Em geral, motor com mais de 10 anos ou até menos e, de qualquer marca ou modelo de carro apresentam vazamentos. Isso não é exclusivo do Monza. Barulhos no tucho ou válvulas, indica falta de manutenção pelo proprietário, isso também não é culpa do carro.

A propósito, meu Monza GLS 96 com 211.000km, e 13 anos de vida bem rodados, não tem vazamento e não bate válvulas.

Abs,

Carlos Freire
Concordo com vc Carlos Freire, mas há de concordar que o vazamento na junta da tampa de válvulas é um mal crônica do motor "monzatec".
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

rogertecmec escreveu:Concordo com vc Carlos Freire, mas há de concordar que o vazamento na junta da tampa de válvulas é um mal crônica do motor "monzatec".
Essa vazamento o meu ainda não teve, 12 anos aqui em casa e 21 anos de vida :D
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
mausan
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por mausan »

Tive 2 monzas, um 96, fiquei de 97 até 2002 e esse 95 que comprei o ano passado.
O 96, rodei dos 13000 km até 90000 km e não batia nada, fora que ele sofria bastante pois não tinha mto juizo.
Esse 95 rodei até agora 24000 km, comprei ele com 123000 km, quer dizer está com quase 150 mil km e não bate nada.
So abri a tampa de valvula e substitui a junta pois substitui o filtro blow-by, se não nem precisava ter aberto, pois não vazava nada.
Coloquei as juntas sabó com limitador, continua sequinho.
Acho que o ponto critico, no tubarão é alinhamento de parachoque diant. e traseiro caso de uma encostada, nunca mais fica igual e o forro das portas que ... e solta o courvin.
Nos monzas GL é mais cronico ainda, pois não tem o tecido na parte central, fica com um aspecto horrivel.

abs

Mauro
Ex-Monza GLS 95/95 - 2.0 EFI álcool (saindo)
Azul Cezanne Perolizado
Ex-Meriva Maxx 1.4 - 11/12
Ex-Prisma LTZ 1.4 - 14/15

Atual - Palio Fire 1.0 15/16 - Ruim, mas e da empresa
Atual - Cívic LX 1.7 16v 01/02 - Preto - Auto
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Concordo com vc Carlos Freire, mas há de concordar que o vazamento na junta da tampa de válvulas é um mal crônica do motor "monzatec".
Róger,

você já viu o quanto vaza óleo pela tampa de válvulas, do lado do coletor de admissão nos motores AP (Santana, Gol... )de qualquer ano? Você já retirou a tampa que cobre o motor Fire da Fiat e viu o quanto ele fica melado de óleo? Volto a dizer que não é exclusividade do Monza e sim falta de manutenção correta.

A tampa de válvulas do meu Monza deve ter uns 4 anos e não vaza nada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rogertecmec

Carlos A. Freire escreveu:
Róger,

você já viu o quanto vaza óleo pela tampa de válvulas, do lado do coletor de admissão nos motores AP (Santana, Gol... )de qualquer ano? Você já retirou a tampa que cobre o motor Fire da Fiat e viu o quanto ele fica melado de óleo? Volto a dizer que não é exclusividade do Monza e sim falta de manutenção correta.

A tampa de válvulas do meu Monza deve ter uns 4 anos e não vaza nada.

Abs,

Carlos Freire
Professor Carlos Freire,

Não só vi, como sei que vaza, pois tive um Santana e quando comprei ele o motor tava todo melado de óleo no lado do coletor de admissão. O da Fiat também eu sei que vaza. Não disse que era um problema exclusivo do monza, mas um problema crônico, pois como todos sabem o monza foi lançado em 1982 e da lá pra cá o motor é praticamente o mesmo e é utilizado em mais carros da linha GM atualmente (Astra, Vectra, Meriva, Zafira, Corsa) e o problema do vazamento na tampa de válvulas continua a aparecer. Sei que uma manutenção criteriosa e correta evita em muito os vazamentos.
Só pra citar um exemplo: O meu Astra quando comprei ele vieram juntas todas as notas fiscais de todas as manutenções que ele fez desde que saiu da concessionária, junto com carimbo no manual de todas as revisões. Sendo que a última revisão feita pelo dono anterior foi de 85.000 km. E nela foi trocada a junta da tampa de válvulas. Fiz a revisão dos 100.000 km nele a pouco tempo (ele esta atualmente com 102.000 km) e já esta aparecendo um leve suor na junta novamente. O pai comprou um Astra Advantage 2008 e esta atualmente com 14.000 km aproximadamente e já esta vazando pela junta da tampa de válvulas. Disse pro pai ir na concessionária e trocar a junta em garantia. O pai foi lá na Simpala (concessionária GM de Porto Alegre) e obteve a seguinte resposta do mecânico que o atendeu: " A gente faz a garantia, troca a junta. Mas é melhor ir se acostumando, pois esse vazamento é normal. Desde o tempo do monza vaza por aí e não vai ser agora que vai parar!!"
Róger - Araucária/PR
Verde - 1985
Bordô - 1993
Prata Escuna - 2001
Cinza - 2006

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Então... como acontece com os outros carros também. Citei o motor AP que ainda tem carro novo andando com ele também não foi resolvido. Volks já chegou a colocar uma capa por baixo da tampa de válvulas e ainda assim não resolveu esse problema. Lembro que o motor AP vem desde o Passat 74, que na época tinha o nome de MD 270 depois passou a ser AP, se não estiver enganado, o motor Fire é um motor relativamente novo e também acontece isso...

Para o pessoal que tem Monza com a junta de cortiça original GM com calço, começou a melar o motor é só retirar os calços e recolocar a mesma junta. Fiz assim no meu Monza, nos Monza de amigos e nunca mais tivemos problema com essa junta. Não usei cola ou outro produto. Fica ai a dica. Não sei se no Astra, Vectra 97/... Corsa, Zafira... dá para fazer isso, se não me engano, eles usam junta de borracha.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rogertecmec

Carlos A. Freire escreveu:. Não sei se no Astra, Vectra 97/... Corsa, Zafira... dá para fazer isso, se não me engano, eles usam junta de borracha.

Abs,

Carlos Freire
Pois é. A junta é de borracha com limitador metálico e a tampa de válvulas é de plastico. Se o meu começar a vazar pra valer, vou ver se consigo tirar os limitadores e reapertar a junta ou então colocar a junta de cortiça do monza.
Róger - Araucária/PR
Verde - 1985
Bordô - 1993
Prata Escuna - 2001
Cinza - 2006

Imagem
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

isso é até fácil de resolver, alias o meu nunca vazou por ali, mas o barulho do tucho é cronico...
sem contar que é raríssimo ver um monza sem vazamento na parte inferior, junta do carter, volante do motor... xii por ai vai... o meu tem alguns vazamentos ali...
como vcs disseram a maioria aqui rodou pouco com o carro menos de 250.000km desde 0, então isso fortalece a teoria que o motor não dura tanto, pra mim deveria durar uns 300.000 ou mais, se bem que se meu carro estivesse na minha mão desde 0 ele faria 400.000 km brincando, querendo ou não o pé do danado atrás do volante reduz também o tempo de vida do motor, mas acho que no monza, o fator durabilidade não é um atrativo... talvez o atrativo seja a fácil manutenção
lembro como já falei anteriormente, tinha um corcel 2 que vazava por todos os lados... motor standard desde 1982... aquilo era um motor durável, motor renault anterior ao cht, quando fizemos o motor dele por volta de 2002, fiz com um mecanico que não era láa essas coisas, mas todos os vazamentos pararam, retificamos tudo, trocamos todos os reparos, encamisamos os cilindros, ou seja fizemos a retifica... o motor ficou estalando de novo, mesmo sendo o mecanico meia boca... e nunca me deu problemas aquele motor... já o problema cronico do corcel era a caixa de marchas, que roncava e ninguém conseguiu deixa-la silenciosa... mal cronico do corcel e del rey.
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Responder