Ar condicionado e ventilador parou

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
anony
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Ar condicionado e ventilador parou

Mensagem não lida por anony »

Boa noite pessoal,

Comprei um monza sl/e efi ano 93 a 3 semanas e, como todo carro mal tratado ele tem diversas coisas para fazer, o cara da consessionaria ficou de arrumar a parte eletrica pois o vidro do motorista nao funcionava entre outras coisas da parte eletrica porem, o ar condicionado estava funcionando mais do que otimo, estava realmente congelando, agora que peguei novamente o carro na consessionaria, alguns dias depois quando fui sair notei que o ar condicionado nao funciona mais (dei o incrivel mole de nao testar ao sair da consessionaria afinal, esse nao era um dos problemas), nao funciona do tipo que nem o ventilador funciona, em nenhuma velocidade e ja mexi nas alavancas pra cima e para baixo e nada nem o botao que gira e nada nada nada, parece que simplesmente morreu.

Esse e meu primeiro carro e alem disso nao conheco nada de eletrica, sera que alguem pode me ajudar com esse problema pois ja mandei o carro 2 vezes para os mecanicos da consessionaria e ele voltou cada vez pior e nao quero mais papo com eles :).

*Se possivel alguem pode me mandar tambem o negocio que aparece as ligacoes dos fusiveis do carro pois o meu nao tem a tampa que viria esse acessorio e se possivel me explicar mais ou menos como funciona para entender quais sao os fusiveis.

*Ja dei uma boa pesquisada no forum e nao achei essas informacoes, se tem em algum outro post por favor desculpe-me.

Abracos.
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Re: Ar condicionado e ventilador parou

Mensagem não lida por kraudyu »

FAÇA O SEGUINTE, VÁ ONDE VOCÊ COMPROU O CARRO E DÊ DUAS OPÇÕES: OU ELES ARRUMAM O CARRO OU VOCÊ QUER SEU DINHEIRO DE VOLTA! ELES SE NEGANDO FALA QUE VOCÊ PROCURARÁ O PROCON, DUVÍDO QUE ELES NÃO IRÃO ARRUMAR!
anony
Monzeiro Jr. (Nível 0)

rsrsrsrsrsrs na verdade o cara da loja nao disse que nao iria arrumar, muito pelo contrario ele falou para qualquer coisa levar la que ele manda dinovo para o cara da eletrica, o problema e justamente esse, quando eu vi o carro, ele estava muito bom, andava normal na gasolina e no gas, ai foi pra verificacao para ele poder me dar a garantia e quando eu peguei o carro ele estava morrendo toda vez que parava no sinal ou algo parecido, levei dinovo e acertaram isso, o carro melhorou porem, nao acho que ficou bom (vou levar no mecanico particular mesmo) depois foi a parte eletrica completamente maluca, levei o carro o cara arrumou e pifou o ar **detalhe, antes de reparar que o ar estava com defeito, quando eu ligava a seta todos os ponteiros do painel se movimentava junto com a seta voltei com o carro e ele ficou mais 1 dia la**, ou seja, ja levei o carro la 3 vezes, como trabalho nao tenho tempo para companhar o mecanico deles, agora essa do ar me deixou extremamente estressado pois esta mexendo com uma parte $$cara$$ do veiculo e muito importante.

Na verdade meu problema eh que nao quero mais levar o carro la e ficar 2 ou mais dias sem carro ate porque tenho problemas de horario para levar ate la (tenho que sair do trabalho ou pedir a alguem).

Eu queria na verdade era verificar se isso pode ter ocorrido por causa de um fusivel queimado..... talvez o cara esqueceu algum fio desligado e algo desse tipo porque o ar condicionado, ar quente e ventilador funcionavam normalmente, quando sai da consessionaria da ultima vez e cheguei em casa, fui sair e vi que o ar absolutamente nao faz nada, nem o ventilado, nem quente e nem frio ou seja, e bem provavel que seja so um fusivel ou fio porem, so agora depois de passar mais 2 horas lendo coisas no forum que entendi como funciona a caixa de fusivel e vou verificar amanha pela manha.

Entende meu problema!!!! prefiro gastar uma merreca e ficar no final de semana do lado do mecanico que eu esteja pagando do que levar o carro para a consessionaria e correr o risco dele voltar com o motor fundido rsrsrsrsrrss.

Abracos e obrigado pela resposta!!! MUITO MUITO MUITO MESMO BOM o forum ein pqp.... ja baixei o manual, vi varias informacoes e ate imprimi o negocio da caixa de fusiveis...... bom agora vou dormir valew....
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verifique se ao ligar o contato (chave de ignição na posição II), a luz de carga da bateria acende. No Monza com A/C de fábrica, as ventoinhas de ventilação interna e do radiador, só funcionam quando o motor está funcionando e o alternador carregando. O alternador só começa a carregar, depois que a luz de carga da bateria apaga (motor funcionando). Quando ela não está funcionando, o alternador começa a carregar só depois que o motor entra em alta rotação.

Quanto aos fusíveis, baixe neste fórum o manual do propretário do Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
anony
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Bom pessoal, consegui resolver o problema, baixei o manual do proprietário do link de downloads do site como disse o amigo Carlos Freire e fui verificar os fusiveis e verifiquei que o fusivel do ar condicionado que era para ser de 30A como diz o manual era de 10A e estava queimado, acho que o eletricista não quis gastar dinheiro comprando fusiveis novos e trocou os outros todos, enfim, retirei o fusivel do acendedor de cigarro que era de 25A (também estava errado) e coloquei no lugar do ar e funcionou corretamente.

So estou com outra duvida, mais ou menos metade dos fusiveis estão com amperagem errada para mais, será que é necessário ou interessante colocar todos com a amperagem correta?

Abraços,
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Por segurança, coloque todos os fusíveis com os valores recomendado pela montadora.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Acrescentando uma informação ao que o Carlos Freire escreveu sobre o ar condicionado do Monza original não funcionar se a luz de bateria estiver acesa, comigo aconteceu o seguinte:
Vinha eu fagueiro pela Rodovia Castelo Branco, ar condicionado ligado, radio ligado, carro cheio, 5 pessoas mais bagagem...de repente notei que o ar condicionado parou de soprar nas saidas dele.
Olhei para o painel, tudo estava normal, luz de bateria apagada...com um detalhe: a voltagem parecia estar mais baixa do que o normal, um pouco abaixo do meio da escala.
Tentei passar para ventilação, e nada funcionava.
Desliguei a ventilação e, achando que era um problema nessa parte, continuei viagem, planejando parar no primeiro posto para verificar algum fusível queimado, etc.
Parei numa 'cabeça de porco' logo em seguida, olhei os fusíveis e não achei nenhum queimado.
Pedi para um eletricista dar uma olhada, ele deu a olhada e disse que meu carro estava com 2 problemas, ar condicionado em pane e alternador em pane. Ele disse isso após colocar um amperímetro desses de garra no cabo grosso, aquele que vai da bateria até o motor de arranque.
E agora?, perguntei eu.
Revisão no alternador, fica nuns 400 paus!
Quase caí para trás, fui conferir a luz de bateria, continuava apagada. Como, além de cobrar caro, o eletricista não me inspirava confiança, resolvi arriscar e seguir até São Paulo, onde tenho alguns irmãos, e lá, com ajuda deles, procurar um eletricista realmente de confiança.
Seriam menos de 200 km de estrada, e achei que daria para seguir até o destino. Se o carro parasse eu acionaria a assistência 24 horas do meu seguro.
Para meu azar, peguei um congestionamento monstro, e cada vez que o eletroventilador ligava, eu olhava o voltímetro, que estava cada vez mais baixo. Comecei a frear usando o freio de mão, para não acender a luz de freio...claro que fazia isso qdo não tinha carro logo atrás de mim :lol:
Para minha sorte, o alternador não deixou de produzir totalmente, ainda mandava alguma coisa para a bateria, e eu consegui chegar em Sampa e no dia seguinte ainda consegui dar partida e levar o carro até um japonês, eletricista conhecido do meu irmão. A luz de bateria só acendia parcialmente, e mesmo assim só se conseguia ver isso de noite. De dia ela estava, para todos os efeitos, apagada. :smt017
Para meu azar, dois anos depois esse alternador deu problemas de novo, era um Delco coreano. O japonês havia trocado os diodos e o regulador de voltagem, além do rolamento principal.
Então, fica aqui o recado:
Se o seu ar condicionado e a ventilação pararem de funcionar do nada, olho vivo no voltímetro, se ele estiver mais baixo que o normal, primeiro suspeito é o alternador (ou seu regulador).
Ah, não havia nada de errado com o ar condicionado. O eletricista simplesmente desconhecia essa característica do Monza. Bastou consertar o alternador e o ar voltou a funcionar legal.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
anony
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Eh, realmente o meu era problema do fusivel, eu tenho quase certeza que o eletricista da consessionaria ao inves de comprar fusiveis novos ele foi trocando os que ja tinha no carro e o de 10A foi parar no lugar do fusivel do ar e claro, queimou quando liguei o ar. Tirei o fusivel do acendedor de cigarro que era de 25A e coloquei no lugar do fusivel do ar e funcionou normal, sabado vou comprar uns 5 fusiveis novos e vou acertar todos eles.

Po meu carro ta tendo varios outros problemas, vou postar ai no forum para ver se a galera ajuda, vou so testar algumas coisas para saber melhor e n'ao postar problemas que ja existem solucoes parecidas.

Abracao ai.
Responder