Acrescentando uma informação ao que o Carlos Freire escreveu sobre o ar condicionado do Monza original não funcionar se a luz de bateria estiver acesa, comigo aconteceu o seguinte:
Vinha eu fagueiro pela Rodovia Castelo Branco, ar condicionado ligado, radio ligado, carro cheio, 5 pessoas mais bagagem...de repente notei que o ar condicionado parou de soprar nas saidas dele.
Olhei para o painel, tudo estava normal, luz de bateria apagada...com um detalhe: a voltagem parecia estar mais baixa do que o normal, um pouco abaixo do meio da escala.
Tentei passar para ventilação, e nada funcionava.
Desliguei a ventilação e, achando que era um problema nessa parte, continuei viagem, planejando parar no primeiro posto para verificar algum fusível queimado, etc.
Parei numa 'cabeça de porco' logo em seguida, olhei os fusíveis e não achei nenhum queimado.
Pedi para um eletricista dar uma olhada, ele deu a olhada e disse que meu carro estava com 2 problemas, ar condicionado em pane e alternador em pane. Ele disse isso após colocar um amperímetro desses de garra no cabo grosso, aquele que vai da bateria até o motor de arranque.
E agora?, perguntei eu.
Revisão no alternador, fica nuns 400 paus!
Quase caí para trás, fui conferir a luz de bateria, continuava apagada. Como, além de cobrar caro, o eletricista não me inspirava confiança, resolvi arriscar e seguir até São Paulo, onde tenho alguns irmãos, e lá, com ajuda deles, procurar um eletricista realmente de confiança.
Seriam menos de 200 km de estrada, e achei que daria para seguir até o destino. Se o carro parasse eu acionaria a assistência 24 horas do meu seguro.
Para meu azar, peguei um congestionamento monstro, e cada vez que o eletroventilador ligava, eu olhava o voltímetro, que estava cada vez mais baixo. Comecei a frear usando o freio de mão, para não acender a luz de freio...claro que fazia isso qdo não tinha carro logo atrás de mim
Para minha sorte, o alternador não deixou de produzir totalmente, ainda mandava alguma coisa para a bateria, e eu consegui chegar em Sampa e no dia seguinte ainda consegui dar partida e levar o carro até um japonês, eletricista conhecido do meu irmão. A luz de bateria só acendia parcialmente, e mesmo assim só se conseguia ver isso de noite. De dia ela estava, para todos os efeitos, apagada. :smt017
Para meu azar, dois anos depois esse alternador deu problemas de novo, era um Delco coreano. O japonês havia trocado os diodos e o regulador de voltagem, além do rolamento principal.
Então, fica aqui o recado:
Se o seu ar condicionado e a ventilação pararem de funcionar do nada, olho vivo no voltímetro, se ele estiver mais baixo que o normal, primeiro suspeito é o alternador (ou seu regulador).
Ah, não havia nada de errado com o ar condicionado. O eletricista simplesmente desconhecia essa característica do Monza. Bastou consertar o alternador e o ar voltou a funcionar legal.
Abraços