Repitando por partes??

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por Rafaelo »

bom, cada um trabalha de uma forma, todo trincamento atingi todas as camada seja original ou nao vai ate a lata, nao sou eu que to dizendo isso e a lazurril e a quimica das tinta, quando acontece trincamento é remoção indenpende se ta ruinzinho ou original a tinta, lixamento e pintar por cima é palhativo, isso e serviço de porco. eu trabalho com pintura automotiva sei como funciona caso nao retira o material trincado.

so nao intendi a desvantagem! desvantagem é vc manda lixa e pintar por cima e depois de um tempo volta problema. sabe aquela estoria da economia porca? entao essa é uma, cada pessoa sabe oque faz né.

eu sei que custa caro remover, mas nao tem jeito defeito é defeito senao remover vc vai ver a cara do pintor novamente mais cedo ou mais tarde, bah na real nao te basea em forum ainda mais se nao for de forum de pintores,funileiro etc. caso vc queira mais informação tecnicas entre em contato com o pessoal da comunidade de pintura automotiva do orkut la o pessoal trabalha com isso e sabe oque é um trincamento e oque pode dar no carro do cliente.

Rodrigo sobre remove a preparação da tinta antiga(filme) ja nao adianta mais fica com ela, ela ja ta com defeito :D . quando se remove uma tinta ate a lata, se lixa,passa thinner, faz a preparação da lata com massa,etc e logo entra com washprimer pra proteger a lata ae sim primer pu hs,e por fim o acabamento desejado.

hehehe nao vai oxida nada é so faze o tratamento certo que nao tem erro. é claro se remove e deixa ao tempo um abraço amigo e ferrugem do dia pra outro.

lembrando so se remove a tinta onde tem os famoso pe de galinha, as outras area se usa um sealer.

passa o link do forum dos pintores ae rodrigo pra eu ver de onde ta partindo essa informação, sobra fica por dentro do assunto. flw
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 597
Registrado em: 25 Abr 2008, 23:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por Rodrigos »

bom, sei que o teto do meu carro já tinha sido pintado antes de nos comprarmos ele, e foi lixado, não foi passado removedor, isso dava pra se notar pq tinha marca de lixa a tampa da mala tbm, e com certeza foi pintado por causa das famozas rachaduras no verniz q acontecem em praticamente todos os Monzas, em 8 anos q estamos com ele, a pintura antiga, antes de eu pintar denovo não paresentou os sinais dos trincos da pintura original, volto a dizer, removedor so em caso de extrema necessidade, pois se fosse preciso fazer com removedor o meu carro o chapeador tinha me dito, pois alem de eu conhecer o trabalho dele somos amigos de infancia, alem de trabalhar com isso a muito tempo e ter recebido treinamentos da propria shering willians, já que são representantes da marca na região, e acho q a shering willians não vai querer q os donos de carros deem culpa pra tinta por causa do serviço do chapeador não é? E depois, ele não ia faze um serviço PORCO pra um amigo, alem de estar recebendo a vista... :smt023
Isso é tudo muito relativo, e vai des de o capricho do chapeador até os cuidados que o dono tem com a pintura, pra quem usa o carro vai ser muito dificil evitar q aconteçam danos a pintura. A não ser q vc reforme o carro ou compre um novo e nunca use, deixe ele só dentro da garagem. Aqui na cidade tem um carro, não me recordo do modelo nem marca, mas sei que é bem mais novo que o Monza, com certeza 2000 pra cima, que foi um dos motivos que me chamou atenção, pois estava totalmente queimado, com verniz descascado em vários pontos, neste sou de pleno acordo em usar removedor, com certeza.
então te digo, vai do capricho do chapeador e do cuidado que o dono do carro tem com a pintura do mesmo.
http://revistaautoreparo.wwi.com.br/?p=157,

http://www.147fiatclube.com.br/viewtopi ... d2ec00a8d5
ta aí o topico, do clube do 147


http://www.carroantigo.com/portugues/co ... intura.htm
COMO PREPARAR A CARROCERIA PARA PINTURA



O resultado final do processo do trabalho da repintura automotiva depende, em primeiro lugar, de uma perfeita preparação de superfície.



Por que é importante preparar a superfície.
Muitos dos produtos que são utilizados durante a preparação de superfície são promotores de aderência e possuem propriedades anticorrosivas. Para que os produtos que serão utilizados depois da preparação, como as tintas e os vernizes, tenham boa aderência e não apresentem problemas, é fundamental que o trabalho de preparação da superfície seja bem feito. A aplicação de produtos como o Wash Primer é fundamental para que a chapa receba a proteção contra a corrosão, um problema que deriva originalmente da preparação inadequada ou até mesmo da não-preparação.



Produtos e equipamentos específicos para a preparação da superfície.
Para realizar a preparação de superfície é necessário: Flanelas, Lixas (números 180,320,400,600), Taco de borracha, Pistola de pintura. Produtos: Desengraxante, Thinner, Wash Primer, Primer.



Etapa anterior a preparação
Caso haja necessidade, existe a remoção da tinta através do lixamento ou da aplicação do Removedor Pastoso.




A preparação é feita seguindo alguns procedimentos:
1) O primeiro passo inicia-se assim que o carro chega a oficina, que é a retirada da tinta que possui algum problema, como trincamento, em virtude de ter amassado a lataria, ferrugem, etc.. Essa retirada é feita utilizando-se Removedor Pastoso. Deve ser aplicada uma camada alta do produto com um pincel. Durante a aplicação é necessária a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) : mascara, 6culos e luvas. Não é recomendada a aplicação sobre peças quentes ou sob o sol. Em seguida, espera-se que o produto faça com que a tinta fique com o aspecto enrrugado (5 a 10 minutos). Quando se detecta que o produto esta agindo, iniciar a raspagem da tinta. Nota-se o aparecimento das camadas dos produtos que foram utilizados na primeira preparação de superfície. Terminada a raspagem, limpar a peça com Thinner para a retirada de resíduos do produto. (No caso de pequenos retoques a superfície não precisa da utilização do Removedor Pastoso, basta lixar com o auxilio do taco de borracha e lixa d’água 240).



2) Lavar com água e sabão neutro para que a superfície esteja livre de impurezas solúveis em água, tais como: poeira, lama, etc. Este procedimento deve ser feito rapidamente pois a chapa pode oxidar-se; deve se enxaguar em seguida. Secar utilizando-se de ar comprimido, ou soprador térmico.



3) Limpar a superfície com desengraxante para remover toda a oleosidade, graxa, etc.. Secar com uma flanela limpa. 0 desengraxante é um produto muito importante em todas as etapas da repintura de um carro pois ele é responsável pela limpeza da superfície. Caso haja alguma impureza durante a aplicação de algum dos produtos corre-se o risco de ter, no futuro problemas na pintura como oxidação, crateras, etc.



4) Lixar com o auxilio de um taco de borracha e lixa d’água 180 no primeiro desbaste e em seguida lixar com lixa d’água 320 em movimentos circulares.



5) Não deixar as superfícies expostas as intempéries (sol, vento, chuva, etc.), aplicar imediatamente uma demão esfumaçada de Wash Primer, previamente catalisado, com a pistola regulada em 40 a 50 lbs/pol. 0 Wash Primer é um fundo fosfatizante que possui propriedades anticorrosivas e promove a adesão dos demais produtos nos diferentes tipos de substratos. Pode ser utilizado em chapas de aço, galvanizados, alumínio ligas de cobre e correlatos podendo ser aplicado sobre ele qualquer tipo de acabamento.



6) Aplicar Primer Nitro, que após a secagem deve iniciar lixando com lixa d’água 400 e terminar com lixa 600; 0 tempo de secagem é de: Ar: 30 a 40 minutos a 25 C Estufa: 10 minutos a 60 C



7) Se for necessário, aplicar a Massa Rápida, para a correção de pequenas imperfeições que deve ser lixada, após a secagem com lixa d’água 240 ou 280.



8) Aplicação do Controle de Lixamento.



9) Aplicação, se necessária, nos locais onde necessitam a proteção contra batida de pedras, do Autoforce.



Preparação e Durabilidade da Pintura
Como já foi citado anteriormente durabilidade da pintura esta relacionada com preparação de superfície. A preparação correta, utilizando produtos de qualidade, é fundamental para que a pintura tenha uma boa durabilidade. Recomendamos também, além de preparação, a utilização de um sistema de pintura. Utilizar produtos e complementos sempre de um mesmo fabricante. Desde o Wash Primer até o verniz de acabamento é importante que todos os produtos sejam do mesmo fabricante pois eles já foram previamente testados e aprovados em diversas condições (intempéries). É importante também utilizar sempre os catalisadores e thinners para a diluição indicados para os produtos
Editado pela última vez por Rodrigos em 18 Jul 2009, 12:57, em um total de 6 vezes.
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
edinulio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 875
Registrado em: 04 Mai 2008, 12:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por edinulio »

Pintar tudo de uma vez sem dúvida. Fica uma pintura uniforme e tem mais: depois não corre o risco de variação do tom de tinta quando for pintar as outras partes, tá certo que as lojas que vendem tinta hoje em dia as fazem por computador mas, pode haver risco do profissional tintureiro falhar na mistura, aí já viu... pinta o carro todo de uma vez e não se arrependerá.
SL/E 1990 Vinho,Rodas Diamantadas,Sonzão,Faróis de Neblina,Lâmpadas Super Brancas,Interior em couro.FOTOS ATUALIZADAS EM 2015 viewtopic.php?f=33&t=6984&p=392521#p392521

VÍDEO viewtopic.php?f=34&t=32434&p=392054#p392054
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por Rafaelo »

sobre esse tutorial:
agora tem uma coisa nao te basea em forum que nao seja do ramo de pintura automotiva e que nao seja feita por pintores graduados, converse com os profissionais da area que é sempre melhor, nesse topico que tu me passou ta ultrapassado. ali to vendo que o rapaz recomendou massa rapida e ainda pede pra lixa com aqua e pede so ate 280 totalmente errado a massa(poliester de preferencia) precisa ser lixada ate 400 a seco, nem vo entra em detalhes que nao e o caso agora. massa rapida e algo que deveria ser banido na funilaria, assim como a plastica, nos ainda discutimos la na comunidade pq aindam fabricam algo tao ruim e ultrapassado, hj se usa tecnologias moderna com a massa de poliester e lixamento a seco pra evitar mapas no futuro. outro caso e primer nitro tb ultrapassado e de facil aceitação ao pintor antigo que parou no tempo e nao se reciclou, usa-se primer pu hs. tem, algumas coisa que se usa ate os dia de hj, mas ja outras nao mais.

http://revistaautoreparo.wwi.com.br/?p=157 nesse aqui ta bem feito e uso de tecnicas atuais, bem correto a explicação. agora do forum do 147 nem vo comenta pq a informação ta ate leiga.

mesma coisa que o "bom profissional" usar solda acetileno, solda eletrica nos dia de hj tb nao vo entra em meritos oque cada uma faz na tua lata. hj se usa mic e tig e com complementos se possivel.

Rodrigo seu teto nao deu pe de galinha e sim desplacamento do verniz que é diferente, quando desplaca o verniz nao precisa remove nada! somente o verniz ae sim se lixa e passa primer pu, neste caso é valido a nao remoção. desplacamento é decorrente de envelhecimento e calcinação pelo sol com teto, capo, mala é normal em carro dupla camada(poliester) nesta area. nao tava la pra ve seu carro e nem onde vc mandou pintar, mas julgando tuas palavra interpreto como desplacamento da camada C, bem diferente que um trincamento(pe de galinha). existe mais de 10 erros,defeitos em pinturas algum muito parecidos. como "olho de peixe" e "cratera"

cara eu nao to dizendo que seu amigo fez por maldade oque eu disse foi que tem oficina que faz a tal cagada :mrgreen: pra te ver num futuro $$$ e vc ter que refaze o serviço na qual quem marcha e vc e nao o dono da oficina. tb tem o caso do pintor ser mal instruido e nao por maldade, ou por falha de execução de um serviço.

se é verdade que DESPLACOU O VERNIZ ae sim concordo contigo e com seu pintor. é correto sim lixa e passa primer pu por cima. agora se TRINCOU o filme e lixaram seu carro ae sim é errado, nao sou eu que to dizendo e sim as fabricante de tinta, e pintores com conteudo tecnico.

bom fica a informação pro pessoal(autor do topico) precisa verifica qual o defeito ja que ambos sao parecidos se alguem quer informaçao de profissionais do ramo ta ae o convite pra tirar mais duvida tecnica http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6524159 t+
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 597
Registrado em: 25 Abr 2008, 23:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por Rodrigos »

Rafaelo escreveu:sobre esse tutorial:
agora tem uma coisa nao te basea em forum que nao seja do ramo de pintura automotiva e que nao seja feita por pintores graduados, converse com os........................
Sim, é isso q estou dizendo, que não são em todos os casos que se faz a remoção da tinta com removedor, a não ser que o proprio dono do carro peça.
Agora, com relação a pe de galinha ou desplacamento, não sei qual a diferença, mas no meu carro o teto já havia sido pintado uma vez, por algum motivo desses suponho, não sei que metodo usaram, mas com certeza não usaram removedor, e o capo estava com o verniz esbranquiçando e cheio de batidas de pedra, o chapeador lixou bem, até achar o fundo para fazer a pintura.
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por Rafaelo »

Sim, é isso q estou dizendo, que não são em todos os casos que se faz a remoção da tinta com removedor, a não ser que o proprio dono do carro peça.

sim de acordo cada caso é um caso, se for desplacamento de verniz como na poliester bem comum diga de passo, nao precisa remover a tinta toda ate a lata apenas lixar a area descascada ou calcinada(esbranquicamento). mas se for diagnosticado pe de galinha, ae sim é obrigatorio a remoção total seja jato de area, seja removedor quimico, seja oque for nao importa, oque interessa que precisa retira essa tinta podre e refaze tudo do zero nesta area com defeito.
Agora, com relação a pe de galinha ou desplacamento, não sei qual a diferença, mas no meu carro o teto já havia sido pintado uma vez, por algum motivo desses suponho, não sei que metodo usaram, mas com certeza não usaram removedor, e o capo estava com o verniz esbranquiçando e cheio de batidas de pedra, o chapeador lixou bem, até achar o fundo para fazer a pintura

entao Rodrigo no seu caso nao foi pe de galinha, uma pq poliester e bem dificil ter esse defeito, mas nao impossivel. acredito com base na tua infomação oque aconteceu foi "gasto natural" do filme ae sim se lixa e passa primer pu de preferencia, somente lixando ate alizar a superficie que vai trabalha como um "fundo extra" e mais o primer pu por cima. eu mesmo ja fiz esse tipo de serviço nas minha restauração e fico bom e nao deram defeito. ou seja seu pintor agiu de forma correta isso levando em concideração que o erro foi desplacamento do verniz.

o pe de galinha so o corre em tinta ultrapassadas como: sintetico monza antigo vieram com ela, laca duco monza tb venho. nesses acontece frequencia ja viram os fusca,brasilia,fiat174 carros antigos e baratos na epoca, hj em dia nao se ve mais isso pq o sistema mudou. agora sistema PU e sistema Poliester e raro ter esse defeito por serem de tecnologia avançadas e usada nos carro atuais.

Diferenças:
trincamento vulgarmente chamado de "pe de galinha" se da da raiz do filme, ou em algumas camadas do filme, como a washprimer A- primer B- tinta C- verniz D. mas pra evitar dor de cabeça é a duvida se vai da cagada no futuro, se deve remover tudo A,B,C,D restando somente a lata nua.

desplacamento aqui so ocorre onde o sistema e bi-componente como a poliester como seu monza, neste caso so vai desplacar o verniz, quando vc poem a unha por baixo e desplaca ficando somente a tinta por baixo. neste caso como eu expliquei a cima e com seu pintor fez agiu correto... so lixar e passa primer pu que ta tudo certo.

é isso ae fica as dica ae.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 597
Registrado em: 25 Abr 2008, 23:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por Rodrigos »

:smt023
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
dj-simpsons
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 99
Registrado em: 30 Out 2008, 07:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Repitando por partes??

Mensagem não lida por dj-simpsons »

Pois é.. Realmente acho que o melhor é aguentar um pouquinho e fazer td de uma vez certo?? hehe..

Nao aguento mais ver o teto, mala e capu do monzao td esbranquiçado.. As laterais eu fiz um polimento seguindo um topico daki e ficou bom.. hehe..

Abraço e obrigado pelas dicas..
Responder