bom, sei que o teto do meu carro já tinha sido pintado antes de nos comprarmos ele, e foi lixado, não foi passado removedor, isso dava pra se notar pq tinha marca de lixa a tampa da mala tbm, e com certeza foi pintado por causa das famozas rachaduras no verniz q acontecem em praticamente todos os Monzas, em 8 anos q estamos com ele, a pintura antiga, antes de eu pintar denovo não paresentou os sinais dos trincos da pintura original, volto a dizer, removedor so em caso de extrema necessidade, pois se fosse preciso fazer com removedor o meu carro o chapeador tinha me dito, pois alem de eu conhecer o trabalho dele somos amigos de infancia, alem de trabalhar com isso a muito tempo e ter recebido treinamentos da propria shering willians, já que são representantes da marca na região, e acho q a shering willians não vai querer q os donos de carros deem culpa pra tinta por causa do serviço do chapeador não é? E depois, ele não ia faze um serviço PORCO pra um amigo, alem de estar recebendo a vista... :smt023
Isso é tudo muito relativo, e vai des de o capricho do chapeador até os cuidados que o dono tem com a pintura, pra quem usa o carro vai ser muito dificil evitar q aconteçam danos a pintura. A não ser q vc reforme o carro ou compre um novo e nunca use, deixe ele só dentro da garagem. Aqui na cidade tem um carro, não me recordo do modelo nem marca, mas sei que é bem mais novo que o Monza, com certeza 2000 pra cima, que foi um dos motivos que me chamou atenção, pois estava totalmente queimado, com verniz descascado em vários pontos, neste sou de pleno acordo em usar removedor, com certeza.
então te digo, vai do capricho do chapeador e do cuidado que o dono do carro tem com a pintura do mesmo.
http://revistaautoreparo.wwi.com.br/?p=157,
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopi ... d2ec00a8d5
ta aí o topico, do clube do 147
http://www.carroantigo.com/portugues/co ... intura.htm
COMO PREPARAR A CARROCERIA PARA PINTURA
O resultado final do processo do trabalho da repintura automotiva depende, em primeiro lugar, de uma perfeita preparação de superfície.
Por que é importante preparar a superfície.
Muitos dos produtos que são utilizados durante a preparação de superfície são promotores de aderência e possuem propriedades anticorrosivas. Para que os produtos que serão utilizados depois da preparação, como as tintas e os vernizes, tenham boa aderência e não apresentem problemas, é fundamental que o trabalho de preparação da superfície seja bem feito. A aplicação de produtos como o Wash Primer é fundamental para que a chapa receba a proteção contra a corrosão, um problema que deriva originalmente da preparação inadequada ou até mesmo da não-preparação.
Produtos e equipamentos específicos para a preparação da superfície.
Para realizar a preparação de superfície é necessário: Flanelas, Lixas (números 180,320,400,600), Taco de borracha, Pistola de pintura. Produtos: Desengraxante, Thinner, Wash Primer, Primer.
Etapa anterior a preparação
Caso haja necessidade, existe a remoção da tinta através do lixamento ou da aplicação do Removedor Pastoso.
A preparação é feita seguindo alguns procedimentos:
1) O primeiro passo inicia-se assim que o carro chega a oficina, que é a retirada da tinta que possui algum problema, como trincamento, em virtude de ter amassado a lataria, ferrugem, etc.. Essa retirada é feita utilizando-se Removedor Pastoso. Deve ser aplicada uma camada alta do produto com um pincel. Durante a aplicação é necessária a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) : mascara, 6culos e luvas. Não é recomendada a aplicação sobre peças quentes ou sob o sol. Em seguida, espera-se que o produto faça com que a tinta fique com o aspecto enrrugado (5 a 10 minutos). Quando se detecta que o produto esta agindo, iniciar a raspagem da tinta. Nota-se o aparecimento das camadas dos produtos que foram utilizados na primeira preparação de superfície. Terminada a raspagem, limpar a peça com Thinner para a retirada de resíduos do produto. (No caso de pequenos retoques a superfície não precisa da utilização do Removedor Pastoso, basta lixar com o auxilio do taco de borracha e lixa d’água 240).
2) Lavar com água e sabão neutro para que a superfície esteja livre de impurezas solúveis em água, tais como: poeira, lama, etc. Este procedimento deve ser feito rapidamente pois a chapa pode oxidar-se; deve se enxaguar em seguida. Secar utilizando-se de ar comprimido, ou soprador térmico.
3) Limpar a superfície com desengraxante para remover toda a oleosidade, graxa, etc.. Secar com uma flanela limpa. 0 desengraxante é um produto muito importante em todas as etapas da repintura de um carro pois ele é responsável pela limpeza da superfície. Caso haja alguma impureza durante a aplicação de algum dos produtos corre-se o risco de ter, no futuro problemas na pintura como oxidação, crateras, etc.
4) Lixar com o auxilio de um taco de borracha e lixa d’água 180 no primeiro desbaste e em seguida lixar com lixa d’água 320 em movimentos circulares.
5) Não deixar as superfícies expostas as intempéries (sol, vento, chuva, etc.), aplicar imediatamente uma demão esfumaçada de Wash Primer, previamente catalisado, com a pistola regulada em 40 a 50 lbs/pol. 0 Wash Primer é um fundo fosfatizante que possui propriedades anticorrosivas e promove a adesão dos demais produtos nos diferentes tipos de substratos. Pode ser utilizado em chapas de aço, galvanizados, alumínio ligas de cobre e correlatos podendo ser aplicado sobre ele qualquer tipo de acabamento.
6) Aplicar Primer Nitro, que após a secagem deve iniciar lixando com lixa d’água 400 e terminar com lixa 600; 0 tempo de secagem é de: Ar: 30 a 40 minutos a 25 C Estufa: 10 minutos a 60 C
7) Se for necessário, aplicar a Massa Rápida, para a correção de pequenas imperfeições que deve ser lixada, após a secagem com lixa d’água 240 ou 280.

Aplicação do Controle de Lixamento.
9) Aplicação, se necessária, nos locais onde necessitam a proteção contra batida de pedras, do Autoforce.
Preparação e Durabilidade da Pintura
Como já foi citado anteriormente durabilidade da pintura esta relacionada com preparação de superfície. A preparação correta, utilizando produtos de qualidade, é fundamental para que a pintura tenha uma boa durabilidade. Recomendamos também, além de preparação, a utilização de um sistema de pintura. Utilizar produtos e complementos sempre de um mesmo fabricante. Desde o Wash Primer até o verniz de acabamento é importante que todos os produtos sejam do mesmo fabricante pois eles já foram previamente testados e aprovados em diversas condições (intempéries). É importante também utilizar sempre os catalisadores e thinners para a diluição indicados para os produtos