Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Carro de volta a casa.

Agora, não há mais nada para fazer no bicho, no que se refere a mecânica.

Percebi que o AC perdeu tremendamente a eficiencia. Novamente, talvez pelo fato do carro ficar parado.

Abaixo, trouxe a caixa de direção para casa...acho que já tô velho, mania de ficar guardando as coisas em casa.
Imagem

Imagem

Imagem



Tem tanta coisa pra publicar...mas tem uma que eu não posso deixar de publicar já!!!

O parabrisa do Marchal é original. Com selos originais, logo GM, embora já medianamente riscado pelas palhetas ao longo do tempo, o que é normal para um carro de sua idade.
Imagem

Imagem

Esse curiosamente fica do lado do motorista, canto superior
Imagem

Mas o para-brisa é original...não dá pra descartar esse item de originalidade!!!

E uma coisa me preocupava, era um pequeno impacto de pedra na parte inferior esquerda (motorista).

O impacto está em dois pontos. Em um deles, ouve trincamento do vidro.

Imagem


Além de esteticamente feio, meu receio era essa trinca se propagar no momento da retirada, quando futuramente for pintar o carro.

Então, conversando com o Faverani, ele comprou um kit de reparo para para-brisas no ML. Bom, no caso dele, que é para sua BM, realmente vale a pena. O kit custou 90 dilmas. Ainda fiquei na duvida se valeria para o para-brisa do Marechal, mas levando-se em conta seu nível de originalidade, comprei.

E hoje, apliquei o produto. E o produto é simplesmente SENSACIONAL!!!

Esse antes e depois da capa do produto é realmente verdadeiro
Imagem

Componentes e instruções
Imagem

Imagem

Vamos no passo a passo. No canal do Faverani, tem um video que ele fez

Uma limpada na área, com álcool e microfibra
Imagem

Depois, vc tem que dar uma limpada na área do impacto com uma agulha, e depois, passa um pano de micro de novo
Imagem

Esse adesivo é dupla face. Remove-se a pelicula protetora em um dos lados, e coloca-se o local de impacto no centro do adesivo, na parte aberta. Esse adesivo funciona como vedador e localizador para o aplicador
Imagem

Retira-se agora a segunda pelicula protetora
Imagem

Cola-se o aplicador sobre o adesivo-vedador-localizador, e aperta-se bastante para dar uma boa vedada
Imagem

Colocado o aplicador, pinga-se de 5 a 6 gotas de resina nesse bico aí...
Imagem

Enciaxa-se a seringa com o êmbolo totalmente dentro do corpo da seringa. Daí, puxa-se o êmbolo, criando-se vácuo. Há uma trava para que ele fique parado na posição correta. Tempo: 10 min
Imagem

Depois, retira-se a seringa, permitindo a entrada de ar. Encaixa-se denovo no aplicador, e dessa vez, aperta-se o êmbolo, criando pressão, fazendo com que a resina penetre na fissura. Tempo: 20 min
Imagem

Finalmente, retira-se o aplicador, pingam-se gotas da resina sobre a área de impacto, e então coloca-se essa película de cura. Daí, tem que colocar o carro em área ensolarada por 15 minutos
Imagem

Retira-se a película e a resina sobre o vidro com uma lamina similar a lamina de estilete, que já vem no kit. Observem que já não se vê nenhuma trinca mais.
Imagem

E o resultado final é sensacional...A esquera, antes, a direita, depois...
Imagem


Tem outros ups, e principalmente, fotos de quando eu comecei a examinar o carro, e após a primeira lavada. Em breve postarei.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
rmmnato
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 350
Registrado em: 26 Mar 2014, 11:51
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por rmmnato »

Meu guru, fizemos o mesmo reparo de maneira diferente. Fiz no SR um bem parecido com o seu, preferir chamar o profissional pois acabei fazendo da camionete junto, o da camionete era maior, e a profundidade era menor, agora no SR ficou uma leve marquinha pois era mais fundo, final das contas fiz os dois parabrisas e gastei 120 Dilmas quase caindo!!! Fiquei feliz, pois pelo menos a trinca não vai mais abrir... parabéns para nós 2!!!
GM Monza SL/E 2.0 1989/1990 2p Gasolina - Cinza Berilo
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

rmmnato escreveu:Meu guru, fizemos o mesmo reparo de maneira diferente. Fiz no SR um bem parecido com o seu, preferir chamar o profissional pois acabei fazendo da camionete junto, o da camionete era maior, e a profundidade era menor, agora no SR ficou uma leve marquinha pois era mais fundo, final das contas fiz os dois parabrisas e gastei 120 Dilmas quase caindo!!! Fiquei feliz, pois pelo menos a trinca não vai mais abrir... parabéns para nós 2!!!
Porraaa! Que show! só 120 Dilmas, ta bom demais!!!!!

Olha, vou falar p vc...to de saco tão cheio de mandra fazer as coisas e não dar certo, que resolvi tentar fazer por mim mesmo e deu certo.

Outras vezes que quis fazer esse tipo de reparo, os caras punham um monte de obstaculos para não fazer e tentar me vender um parabrisa novo...VTNC!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
rmmnato
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 350
Registrado em: 26 Mar 2014, 11:51
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por rmmnato »

Evandro Monza SR escreveu:
rmmnato escreveu:Meu guru, fizemos o mesmo reparo de maneira diferente. Fiz no SR um bem parecido com o seu, preferir chamar o profissional pois acabei fazendo da camionete junto, o da camionete era maior, e a profundidade era menor, agora no SR ficou uma leve marquinha pois era mais fundo, final das contas fiz os dois parabrisas e gastei 120 Dilmas quase caindo!!! Fiquei feliz, pois pelo menos a trinca não vai mais abrir... parabéns para nós 2!!!
Porraaa! Que show! só 120 Dilmas, ta bom demais!!!!!

Olha, vou falar p vc...to de saco tão cheio de mandra fazer as coisas e não dar certo, que resolvi tentar fazer por mim mesmo e deu certo.

Outras vezes que quis fazer esse tipo de reparo, os caras punham um monte de obstaculos para não fazer e tentar me vender um parabrisa novo...VTNC!
Evandro, vou te falar, aqui as casas de parabrisas também te forçam a trocar, por sorte do destino que o rapaz que foi demitido de uma loja dessas, comprou o equipamento é faz por conta própria, incrível o volume de serviço, tive que agendar para fazer os meus. Mas você mesmo executar o serviço, e ficar melhor que dê um profissional, da mais tesão em cada vez fazer mais coisas por sua conta e risco, pois o risco você sempre terá, agora a conta você economiza e faz com todo amor e carinho!!!! Abraço meu rei!!
GM Monza SL/E 2.0 1989/1990 2p Gasolina - Cinza Berilo
sponchiado
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 14 Fev 2014, 16:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por sponchiado »

..., Evandro!!!!

Tu não postou nada no Face! kkkkkk

Quando vi o Robson vendendo, fiquei com muita pena e torci pra alguém de valor comprar. Não poderia ser melhor....

Agora capricha nessa restauração e nos encha de fotos.

Essas histórias me tiram a vontade de vender o meu...

abs.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

sponchiado escreveu:..., Evandro!!!!

Tu não postou nada no Face! kkkkkk

Quando vi o Robson vendendo, fiquei com muita pena e torci pra alguém de valor comprar. Não poderia ser melhor....

Agora capricha nessa restauração e nos encha de fotos.

Essas histórias me tiram a vontade de vender o meu...

abs.
Grande amigo Sponchiado!

Cara, pois é...no FB ainda não postei...kkkkk...lá eu só tô concentrando meu ativismo político...kkkkkkkkk

Vender? Não!!!!! Não faça isso !!!!!!!!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Uma pausa nas fotos dos pequenos ups, para irmos para a primeira "seção" de fotos, quando, uma semana depois, eu fui examinar o Marechal, para começar a entender o tamanho do projeto.

Ainda não tinha muita ideia da parte externa, pois eu demorei quase 2 meses para mandar lavar o carro externamente.

Bom pessoal...se vcs se cansarem de tantas fotos, avisem! kkk


Vamos dar um giro pela externa do carro...

Traseira muito bem preservada, necessitando troca dos emblemas, polimento dessas lanternas e pintura da tampa, além da troca dos frisos cromados.
Imagem

Imagem

Um alinhamento será necessário
Imagem

Imagem

Parte de cima da mala já com pintura cansada e com muitos detalhes. Nem tão visíveis por fotos.
Imagem

Um amassadinho bem na quina da tampa da mala.
Imagem

Laterais muito alinahdas, com todos os apliques de porta em excelente estado, exceto pelos frisos metalizados.
Spoilers laterais todos presentes, com a falta de apenas uma tampinha.
Imagem

Imagem

Pneus em bom estado, meia vida, fabricados em 2004. Vou usá-los até o fim, sem plano para trocas, já que a borracha aparenta estar em bom estado
Imagem

Imagem

Rodas muito boas, todas com as calotinhas, mas necessitarão de uma pequena reforma.
Imagem

O outro lado...
Imagem

Imagem

Isso não é ferrugem, é terra. O carro tem muita terra, por todos os lados...
Imagem

Teto. Íntegro, mas a pintura já se deteriorou completamente.
Imagem

A frente do carro e motor.

Sei que vcs são "intimos" do carro...rsrsrs...mas vamos lá

Imagem

Gancho do reboque ausente, frisos cromados já desgastados.
Imagem

Os farois e neblinas vcs já viram em detalhes. A grade, quebrada em um de seus pontos de fixação. O restante está integro.
Imagem

Lanterna original GM levou uma porradda e está quebrada na sua lente, entrando água a vontade
Imagem

Panorâmica do motor, antes da revisão geral
Imagem

Ausência do feltro anti-ruido, comido pelo cachorro do Lott...kkkk
Imagem

Sem marcação de fluido de freio
Imagem

Bicos do compressor todos expostos, sem tampinhas para proteger as valvulas de sujeira.
Imagem

Radiador feio... PQP...aquela cobertura do coletor de escape, talvez dê o mesmo tratamento em pintura eletrostática que fiz no caso do 500EF
Imagem

A danada da IE. Tenho a impressão de que ela trabalha melhor que a do 500EF, embora criticada pelo Lott...rsrs...
Imagem

Oia ele aí. É bem estranho. E funciona direitinho, devidamente testado no dia da negociação
Imagem

Imagem

Bateria sem a chapa de trava.
Imagem

Ausência do protetor das polias. São detalhes como esse que me deixam putto com os mecânicos por aí. Inadimissível.
Imagem

Ausência daquele defletor dianteiro para entrada de ar no radiador. Além de deixar a frente "banguela", mais fina, também me demonstra aquela "despreocupação" clássica dos mecânicos.
Imagem


Bom amigos, depois dessa overdose de fotos, vou dar aquele tempinho p vcs digerirem e depois eu volto com fotos do interior do carro, esse sim, a grande dor de cabeça.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

É legal desenterrar algumas coisas do passado sobre um modelo que vc gosta.

Sobretudo porque os anos criam mitos e distorcem a realidade.

Muito se cultua sobre o desempenho de Gol GTI, Kadett GSI, Opalas, Omega (ok...esse é phoda mesmo) e por aí vai...

Pois bem, vejam esses prints. O primeiro, o ranking publicado pela revista QR em Novembro de 1992.

Vejam a posição do Monza MPFI (121cv) frente a outros concorrentes.

Imagem

Agora, vejam outros carros, dentre eles, o Opala, nesse print de Maio de 1992 (nesse caso o Monza MPFI é o de 116 cv), também da QR.
Imagem

Ou seja... vamos as conclusões

1 - Enquanto os "boys" de 1993 pagavam de velozes e furiosos, quem podia andar forte mesmo eram os tiozões.
2 - Existe muito mito e pouco de verdade na "memória coletiva" do antigomobilismo, exaltando carros que nem sempre correspondem a sua fama (e olha que a fama do Monza é de um carro lento).
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Responder