Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
Carro de volta a casa.
Agora, não há mais nada para fazer no bicho, no que se refere a mecânica.
Percebi que o AC perdeu tremendamente a eficiencia. Novamente, talvez pelo fato do carro ficar parado.
Abaixo, trouxe a caixa de direção para casa...acho que já tô velho, mania de ficar guardando as coisas em casa.
Tem tanta coisa pra publicar...mas tem uma que eu não posso deixar de publicar já!!!
O parabrisa do Marchal é original. Com selos originais, logo GM, embora já medianamente riscado pelas palhetas ao longo do tempo, o que é normal para um carro de sua idade.
Esse curiosamente fica do lado do motorista, canto superior
Mas o para-brisa é original...não dá pra descartar esse item de originalidade!!!
E uma coisa me preocupava, era um pequeno impacto de pedra na parte inferior esquerda (motorista).
O impacto está em dois pontos. Em um deles, ouve trincamento do vidro.
Além de esteticamente feio, meu receio era essa trinca se propagar no momento da retirada, quando futuramente for pintar o carro.
Então, conversando com o Faverani, ele comprou um kit de reparo para para-brisas no ML. Bom, no caso dele, que é para sua BM, realmente vale a pena. O kit custou 90 dilmas. Ainda fiquei na duvida se valeria para o para-brisa do Marechal, mas levando-se em conta seu nível de originalidade, comprei.
E hoje, apliquei o produto. E o produto é simplesmente SENSACIONAL!!!
Esse antes e depois da capa do produto é realmente verdadeiro
Componentes e instruções
Vamos no passo a passo. No canal do Faverani, tem um video que ele fez
Uma limpada na área, com álcool e microfibra
Depois, vc tem que dar uma limpada na área do impacto com uma agulha, e depois, passa um pano de micro de novo
Esse adesivo é dupla face. Remove-se a pelicula protetora em um dos lados, e coloca-se o local de impacto no centro do adesivo, na parte aberta. Esse adesivo funciona como vedador e localizador para o aplicador
Retira-se agora a segunda pelicula protetora
Cola-se o aplicador sobre o adesivo-vedador-localizador, e aperta-se bastante para dar uma boa vedada
Colocado o aplicador, pinga-se de 5 a 6 gotas de resina nesse bico aí...
Enciaxa-se a seringa com o êmbolo totalmente dentro do corpo da seringa. Daí, puxa-se o êmbolo, criando-se vácuo. Há uma trava para que ele fique parado na posição correta. Tempo: 10 min
Depois, retira-se a seringa, permitindo a entrada de ar. Encaixa-se denovo no aplicador, e dessa vez, aperta-se o êmbolo, criando pressão, fazendo com que a resina penetre na fissura. Tempo: 20 min
Finalmente, retira-se o aplicador, pingam-se gotas da resina sobre a área de impacto, e então coloca-se essa película de cura. Daí, tem que colocar o carro em área ensolarada por 15 minutos
Retira-se a película e a resina sobre o vidro com uma lamina similar a lamina de estilete, que já vem no kit. Observem que já não se vê nenhuma trinca mais.
E o resultado final é sensacional...A esquera, antes, a direita, depois...
Tem outros ups, e principalmente, fotos de quando eu comecei a examinar o carro, e após a primeira lavada. Em breve postarei.
Agora, não há mais nada para fazer no bicho, no que se refere a mecânica.
Percebi que o AC perdeu tremendamente a eficiencia. Novamente, talvez pelo fato do carro ficar parado.
Abaixo, trouxe a caixa de direção para casa...acho que já tô velho, mania de ficar guardando as coisas em casa.
Tem tanta coisa pra publicar...mas tem uma que eu não posso deixar de publicar já!!!
O parabrisa do Marchal é original. Com selos originais, logo GM, embora já medianamente riscado pelas palhetas ao longo do tempo, o que é normal para um carro de sua idade.
Esse curiosamente fica do lado do motorista, canto superior
Mas o para-brisa é original...não dá pra descartar esse item de originalidade!!!
E uma coisa me preocupava, era um pequeno impacto de pedra na parte inferior esquerda (motorista).
O impacto está em dois pontos. Em um deles, ouve trincamento do vidro.
Além de esteticamente feio, meu receio era essa trinca se propagar no momento da retirada, quando futuramente for pintar o carro.
Então, conversando com o Faverani, ele comprou um kit de reparo para para-brisas no ML. Bom, no caso dele, que é para sua BM, realmente vale a pena. O kit custou 90 dilmas. Ainda fiquei na duvida se valeria para o para-brisa do Marechal, mas levando-se em conta seu nível de originalidade, comprei.
E hoje, apliquei o produto. E o produto é simplesmente SENSACIONAL!!!
Esse antes e depois da capa do produto é realmente verdadeiro
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Vamos no passo a passo. No canal do Faverani, tem um video que ele fez
Uma limpada na área, com álcool e microfibra
Depois, vc tem que dar uma limpada na área do impacto com uma agulha, e depois, passa um pano de micro de novo
Esse adesivo é dupla face. Remove-se a pelicula protetora em um dos lados, e coloca-se o local de impacto no centro do adesivo, na parte aberta. Esse adesivo funciona como vedador e localizador para o aplicador
Retira-se agora a segunda pelicula protetora
Cola-se o aplicador sobre o adesivo-vedador-localizador, e aperta-se bastante para dar uma boa vedada
Colocado o aplicador, pinga-se de 5 a 6 gotas de resina nesse bico aí...
Enciaxa-se a seringa com o êmbolo totalmente dentro do corpo da seringa. Daí, puxa-se o êmbolo, criando-se vácuo. Há uma trava para que ele fique parado na posição correta. Tempo: 10 min
Depois, retira-se a seringa, permitindo a entrada de ar. Encaixa-se denovo no aplicador, e dessa vez, aperta-se o êmbolo, criando pressão, fazendo com que a resina penetre na fissura. Tempo: 20 min
Finalmente, retira-se o aplicador, pingam-se gotas da resina sobre a área de impacto, e então coloca-se essa película de cura. Daí, tem que colocar o carro em área ensolarada por 15 minutos
Retira-se a película e a resina sobre o vidro com uma lamina similar a lamina de estilete, que já vem no kit. Observem que já não se vê nenhuma trinca mais.
E o resultado final é sensacional...A esquera, antes, a direita, depois...
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
Meu guru, fizemos o mesmo reparo de maneira diferente. Fiz no SR um bem parecido com o seu, preferir chamar o profissional pois acabei fazendo da camionete junto, o da camionete era maior, e a profundidade era menor, agora no SR ficou uma leve marquinha pois era mais fundo, final das contas fiz os dois parabrisas e gastei 120 Dilmas quase caindo!!! Fiquei feliz, pois pelo menos a trinca não vai mais abrir... parabéns para nós 2!!!
GM Monza SL/E 2.0 1989/1990 2p Gasolina - Cinza Berilo
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
Porraaa! Que show! só 120 Dilmas, ta bom demais!!!!!rmmnato escreveu:Meu guru, fizemos o mesmo reparo de maneira diferente. Fiz no SR um bem parecido com o seu, preferir chamar o profissional pois acabei fazendo da camionete junto, o da camionete era maior, e a profundidade era menor, agora no SR ficou uma leve marquinha pois era mais fundo, final das contas fiz os dois parabrisas e gastei 120 Dilmas quase caindo!!! Fiquei feliz, pois pelo menos a trinca não vai mais abrir... parabéns para nós 2!!!
Olha, vou falar p vc...to de saco tão cheio de mandra fazer as coisas e não dar certo, que resolvi tentar fazer por mim mesmo e deu certo.
Outras vezes que quis fazer esse tipo de reparo, os caras punham um monte de obstaculos para não fazer e tentar me vender um parabrisa novo...VTNC!
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
Evandro, vou te falar, aqui as casas de parabrisas também te forçam a trocar, por sorte do destino que o rapaz que foi demitido de uma loja dessas, comprou o equipamento é faz por conta própria, incrível o volume de serviço, tive que agendar para fazer os meus. Mas você mesmo executar o serviço, e ficar melhor que dê um profissional, da mais tesão em cada vez fazer mais coisas por sua conta e risco, pois o risco você sempre terá, agora a conta você economiza e faz com todo amor e carinho!!!! Abraço meu rei!!Evandro Monza SR escreveu:Porraaa! Que show! só 120 Dilmas, ta bom demais!!!!!rmmnato escreveu:Meu guru, fizemos o mesmo reparo de maneira diferente. Fiz no SR um bem parecido com o seu, preferir chamar o profissional pois acabei fazendo da camionete junto, o da camionete era maior, e a profundidade era menor, agora no SR ficou uma leve marquinha pois era mais fundo, final das contas fiz os dois parabrisas e gastei 120 Dilmas quase caindo!!! Fiquei feliz, pois pelo menos a trinca não vai mais abrir... parabéns para nós 2!!!
Olha, vou falar p vc...to de saco tão cheio de mandra fazer as coisas e não dar certo, que resolvi tentar fazer por mim mesmo e deu certo.
Outras vezes que quis fazer esse tipo de reparo, os caras punham um monte de obstaculos para não fazer e tentar me vender um parabrisa novo...VTNC!
GM Monza SL/E 2.0 1989/1990 2p Gasolina - Cinza Berilo
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
..., Evandro!!!!
Tu não postou nada no Face! kkkkkk
Quando vi o Robson vendendo, fiquei com muita pena e torci pra alguém de valor comprar. Não poderia ser melhor....
Agora capricha nessa restauração e nos encha de fotos.
Essas histórias me tiram a vontade de vender o meu...
abs.
Tu não postou nada no Face! kkkkkk
Quando vi o Robson vendendo, fiquei com muita pena e torci pra alguém de valor comprar. Não poderia ser melhor....
Agora capricha nessa restauração e nos encha de fotos.
Essas histórias me tiram a vontade de vender o meu...
abs.
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
Grande amigo Sponchiado!sponchiado escreveu:..., Evandro!!!!
Tu não postou nada no Face! kkkkkk
Quando vi o Robson vendendo, fiquei com muita pena e torci pra alguém de valor comprar. Não poderia ser melhor....
Agora capricha nessa restauração e nos encha de fotos.
Essas histórias me tiram a vontade de vender o meu...
abs.
Cara, pois é...no FB ainda não postei...kkkkk...lá eu só tô concentrando meu ativismo político...kkkkkkkkk
Vender? Não!!!!! Não faça isso !!!!!!!!
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
Uma pausa nas fotos dos pequenos ups, para irmos para a primeira "seção" de fotos, quando, uma semana depois, eu fui examinar o Marechal, para começar a entender o tamanho do projeto.
Ainda não tinha muita ideia da parte externa, pois eu demorei quase 2 meses para mandar lavar o carro externamente.
Bom pessoal...se vcs se cansarem de tantas fotos, avisem! kkk
Vamos dar um giro pela externa do carro...
Traseira muito bem preservada, necessitando troca dos emblemas, polimento dessas lanternas e pintura da tampa, além da troca dos frisos cromados.
Um alinhamento será necessário
Parte de cima da mala já com pintura cansada e com muitos detalhes. Nem tão visíveis por fotos.
Um amassadinho bem na quina da tampa da mala.
Laterais muito alinahdas, com todos os apliques de porta em excelente estado, exceto pelos frisos metalizados.
Spoilers laterais todos presentes, com a falta de apenas uma tampinha.
Pneus em bom estado, meia vida, fabricados em 2004. Vou usá-los até o fim, sem plano para trocas, já que a borracha aparenta estar em bom estado
Rodas muito boas, todas com as calotinhas, mas necessitarão de uma pequena reforma.
O outro lado...
Isso não é ferrugem, é terra. O carro tem muita terra, por todos os lados...
Teto. Íntegro, mas a pintura já se deteriorou completamente.
A frente do carro e motor.
Sei que vcs são "intimos" do carro...rsrsrs...mas vamos lá
Gancho do reboque ausente, frisos cromados já desgastados.
Os farois e neblinas vcs já viram em detalhes. A grade, quebrada em um de seus pontos de fixação. O restante está integro.
Lanterna original GM levou uma porradda e está quebrada na sua lente, entrando água a vontade
Panorâmica do motor, antes da revisão geral
Ausência do feltro anti-ruido, comido pelo cachorro do Lott...kkkk
Sem marcação de fluido de freio
Bicos do compressor todos expostos, sem tampinhas para proteger as valvulas de sujeira.
Radiador feio... PQP...aquela cobertura do coletor de escape, talvez dê o mesmo tratamento em pintura eletrostática que fiz no caso do 500EF
A danada da IE. Tenho a impressão de que ela trabalha melhor que a do 500EF, embora criticada pelo Lott...rsrs...
Oia ele aí. É bem estranho. E funciona direitinho, devidamente testado no dia da negociação
Bateria sem a chapa de trava.
Ausência do protetor das polias. São detalhes como esse que me deixam putto com os mecânicos por aí. Inadimissível.
Ausência daquele defletor dianteiro para entrada de ar no radiador. Além de deixar a frente "banguela", mais fina, também me demonstra aquela "despreocupação" clássica dos mecânicos.
Bom amigos, depois dessa overdose de fotos, vou dar aquele tempinho p vcs digerirem e depois eu volto com fotos do interior do carro, esse sim, a grande dor de cabeça.
Ainda não tinha muita ideia da parte externa, pois eu demorei quase 2 meses para mandar lavar o carro externamente.
Bom pessoal...se vcs se cansarem de tantas fotos, avisem! kkk
Vamos dar um giro pela externa do carro...
Traseira muito bem preservada, necessitando troca dos emblemas, polimento dessas lanternas e pintura da tampa, além da troca dos frisos cromados.
Um alinhamento será necessário
Parte de cima da mala já com pintura cansada e com muitos detalhes. Nem tão visíveis por fotos.
Um amassadinho bem na quina da tampa da mala.
Laterais muito alinahdas, com todos os apliques de porta em excelente estado, exceto pelos frisos metalizados.
Spoilers laterais todos presentes, com a falta de apenas uma tampinha.
Pneus em bom estado, meia vida, fabricados em 2004. Vou usá-los até o fim, sem plano para trocas, já que a borracha aparenta estar em bom estado
Rodas muito boas, todas com as calotinhas, mas necessitarão de uma pequena reforma.
O outro lado...
Isso não é ferrugem, é terra. O carro tem muita terra, por todos os lados...
Teto. Íntegro, mas a pintura já se deteriorou completamente.
A frente do carro e motor.
Sei que vcs são "intimos" do carro...rsrsrs...mas vamos lá
Gancho do reboque ausente, frisos cromados já desgastados.
Os farois e neblinas vcs já viram em detalhes. A grade, quebrada em um de seus pontos de fixação. O restante está integro.
Lanterna original GM levou uma porradda e está quebrada na sua lente, entrando água a vontade
Panorâmica do motor, antes da revisão geral
Ausência do feltro anti-ruido, comido pelo cachorro do Lott...kkkk
Sem marcação de fluido de freio
Bicos do compressor todos expostos, sem tampinhas para proteger as valvulas de sujeira.
Radiador feio... PQP...aquela cobertura do coletor de escape, talvez dê o mesmo tratamento em pintura eletrostática que fiz no caso do 500EF
A danada da IE. Tenho a impressão de que ela trabalha melhor que a do 500EF, embora criticada pelo Lott...rsrs...
Oia ele aí. É bem estranho. E funciona direitinho, devidamente testado no dia da negociação
Bateria sem a chapa de trava.
Ausência do protetor das polias. São detalhes como esse que me deixam putto com os mecânicos por aí. Inadimissível.
Ausência daquele defletor dianteiro para entrada de ar no radiador. Além de deixar a frente "banguela", mais fina, também me demonstra aquela "despreocupação" clássica dos mecânicos.
Bom amigos, depois dessa overdose de fotos, vou dar aquele tempinho p vcs digerirem e depois eu volto com fotos do interior do carro, esse sim, a grande dor de cabeça.
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal
É legal desenterrar algumas coisas do passado sobre um modelo que vc gosta.
Sobretudo porque os anos criam mitos e distorcem a realidade.
Muito se cultua sobre o desempenho de Gol GTI, Kadett GSI, Opalas, Omega (ok...esse é phoda mesmo) e por aí vai...
Pois bem, vejam esses prints. O primeiro, o ranking publicado pela revista QR em Novembro de 1992.
Vejam a posição do Monza MPFI (121cv) frente a outros concorrentes.
Agora, vejam outros carros, dentre eles, o Opala, nesse print de Maio de 1992 (nesse caso o Monza MPFI é o de 116 cv), também da QR.
Ou seja... vamos as conclusões
1 - Enquanto os "boys" de 1993 pagavam de velozes e furiosos, quem podia andar forte mesmo eram os tiozões.
2 - Existe muito mito e pouco de verdade na "memória coletiva" do antigomobilismo, exaltando carros que nem sempre correspondem a sua fama (e olha que a fama do Monza é de um carro lento).
Sobretudo porque os anos criam mitos e distorcem a realidade.
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Pois bem, vejam esses prints. O primeiro, o ranking publicado pela revista QR em Novembro de 1992.
Vejam a posição do Monza MPFI (121cv) frente a outros concorrentes.
Agora, vejam outros carros, dentre eles, o Opala, nesse print de Maio de 1992 (nesse caso o Monza MPFI é o de 116 cv), também da QR.
Ou seja... vamos as conclusões
1 - Enquanto os "boys" de 1993 pagavam de velozes e furiosos, quem podia andar forte mesmo eram os tiozões.
2 - Existe muito mito e pouco de verdade na "memória coletiva" do antigomobilismo, exaltando carros que nem sempre correspondem a sua fama (e olha que a fama do Monza é de um carro lento).
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