Problema no câmbio Monza SL/E

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Lucas_Sle90
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Ago 2012, 10:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por Lucas_Sle90 »

Olá galera, eu sei q existe muitos tópicos com esse mesmo problema, só q mesmo assim eu gostaria de compartilhar com vcs o meu problema e pedir conselhos aos amigos monzeiros.

bem lá vai...
Em julho desse ano, meu irmão comprou um Monza 2.0 vinho SL/E 1990, 2 portas, a gasolina, alias, carro mto lindo por sinal. Apesar do estado de conservação estar muito bom, o monza estava com uma folga muito grande no câmbio. Fomos ao mecânico e ele trocou o trambulador e a alavanca da marcha (peças novas!!).
Até então, problema resolvido (não tinha mais a tremenda folga na marcha) e engatava muito bem todas as marchas. Entretanto, no dia seguinte o câmbio não queria mais engatar a 5ª marcha, pois quando engatávamos a 5ª a marcha entrava na 3ª.
Levamos novamente ao mecânico, e ele conseguiu regular, voltando assim a engatar a 5ª, só que ao sair da oficina o câmbio desregulou sozinho, voltando o problema da marcha engatar a 3ª no lugar da 5ª.

Eu achei os mecânicos que mexeram no carro mto fraco, pois ainda ñ descobriram tal problema. Vamos levar o carro em outra mecânica q é mais careira mas o serviço é mais garantido.

Enfim, eu gostaria que vcs me passassem conselhos sobre o que poderia ser para q eu orientasse os mecânicos.
valeu

ps.: Lembrando q eu troquei o trambulador e toda a alavanca de marcha por peças novas.
Monza SL/E 2.0
Ano:1990 Modelo: 1990
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por luiz sle »

É regulagem do trambulador mal feita, não apertaram direito o parafuso com porca que une o varão ao liame. Tem que apertar muito bem se não solta.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Lucas_Sle90
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Ago 2012, 10:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por Lucas_Sle90 »

luiz sle escreveu:É regulagem do trambulador mal feita, não apertaram direito o parafuso com porca que une o varão ao liame. Tem que apertar muito bem se não solta.
Iae Luiz blza?
cara eu axo q o problema ñ é esse, pois, levamos o carro em outra oficina e meu irmão disse q o mecânico de lá apertou com força esse parafuso e mesmo assim o câmbio desregulou!

Eu ví um cara aki desse forum com esse mesmo problema (5ª não engata) falando q a solução foi trocar a cruzeta da tulipa do semi-eixo do câmbio.
Vai ser o jeito mesmo desmontar o varão juntamente com as peças que fazem parte da conexão da alavanca da marcha pra v oq pode ser.

Se mais alguém tiver idéia do q possa ser por favor poste aki :)
Monza SL/E 2.0
Ano:1990 Modelo: 1990
Lucas_Sle90
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Ago 2012, 10:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por Lucas_Sle90 »

Iae galera, depois de mto tempo e peças trocadas, até q enfim o problema foi resolvido.
Oq aconteceu foi o seguinte: o carro quando meu irmão comprou, estava com a alavanca de marcha folgada, enfim, havia desgastado as peças internas da mesma.
Nós compramos uma alavanca genérica q, aparentemente, se encaixava perfeitamente no câmbio, só q ela era mais alta em comparação a original. Depois de instalada a marcha ñ engatava a 5ª e quando levávamos ao mecânico para fazer a regulagem, depois de um certo tempo ela se desregulava sozinha!
Levamos a outro mecânico q desmontou o varão do câmbio e percebeu q a peça chamada de "munhão" estava danificada, fator q provocava a desregulagem da alavanca.
Porém, ele recomendou-nos a trocar a alavanca genérica pela a original do carro para q os engates ficassem 100% precisos.
Então, nós fomos atrás dessa alavanca (pensa num trabalho pra encontrar uma alavanca q estivesse inteira nos ferro-velhos daqui!). Então, resumindo: encontramos a peça original e instalamos no carro. Os engates ficaram 100%!
Nós percebemos uma coisa: a alavanca de câmbio do monza tubarão é mais alta do q a dos monzas quadrados, então, além de termos comprado uma peça genérica, ela ñ era própria para o modelo do carro.

Espero q esse relato possa ajudar os colegas monzeiros!
Monza SL/E 2.0
Ano:1990 Modelo: 1990
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O tamanho das alavancas de câmbio são diferentes entre os modelos: De 82 a 87, de 88 a 92 e de 93 a 96. Portanto, há modelos "tubarão" com alavancas de tamanho diferentes. Ou seja, o tubarão de 91 a 92 tem alavanca mais baixa do que os modelos de 93 a 96.
O sistema de trambulador na alavanca dos modelos até 92 são diferentes dos modelos de 93 em diante, embora tenho conhecimento de que é possível colocar elas em qualquer Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

carlos freire,perguntinha basica para nao perder o costume :mrgreen:

de vez em quando eu vejo umas fotos aqui mesmo,e notei que a alavanca do trambulador de uns monzas(geralmente tubarao) ficam dentro do console.
ou sera caduquice minha :smt017
por isto que a alavanca e mais alta,como disse?
explica melhor para a gente sobre esta questao do trambulador do cambio por dentro do carro

um abraço :smt023
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não é no centro do console. O console muda nos modelos de 93 em diante, junto com a alavanca e a parte do trambulador da alavanca.
É muito difícil explicar essa mudança no trambulador da base da alavanca de cambio. São várias peças envolvidas.
Olhe no catálogo de pelas Chevrolet, que vai conseguir entender. Na sessão transmissão, alavanca de 82 a 92, depois veja alavanca de 92 a 96.
Creio que essa modificação foi para melhorar ou deixar os engates mais precisos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Problema no câmbio Monza SL/E

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

valeu carlos freire,depois vou pesquisar melhor para entender o processo.
um abraço e obrigado :smt023
Responder