POTENCIÔMETRO DE CO

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Frostigu
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Fev 2023, 13:35
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

POTENCIÔMETRO DE CO

Mensagem não lida por Frostigu »

Boa noite à todos!

Galera, recentemente estou tendo dificuldades com meu Monza.

Bom, vamos lá. O carro estava com dosador LP e acredito que sua mola já estava fraca, coloquei o manômetro para conferir e marcava 1,5bar e não adiantava apertar ou desapertar que a regulagem não mudava. O carro com filtro original desenvolvia bem até em alta rotação, porém estava com problema de entrada de ar. Quando colocava o filtro K&N junto a mufla para turbo, em alta rotação falhava. Pois bem, comprei todo kit de reparo da TBI junto a um dosador da DS. Troquei, o ar falso parou, parando assim o carro ficar acelerado. Agora, com o dosador novo e regulado a 2bar, o carro mesmo com filtro original em alta rotação engasga. Já verifiquei ponto no distribuidor e potenciometro de CO. O bico é novo da marca MECA BRASIL e tenho outro bico original disponível, em ambos ficam falhando. Já troquei há dois/três anos o pré-filtro e filtro de combustível, mas não considero o tempo, pois o carro ficou parado por conta que toda hora tinha um problema. Eu não devo ter rodado nem 5 mil direito.
Pois então, desconfio da minha bomba de combustível ou meu potenciometro de CO. O potenciometro de CO costuma dar defeito?
Outro detalhe que reparei, minha bomba de combustível quando eu giro a chave ela não desarma, enquanto de outros Monza eu percebo que ela desliga logo depois.
Detalhe: Tenho GNV usando um mesclador boca de alumínio onde não há uma caneta atrapalhando vasão do bico.

Agradeço quem puder me dar um auxílio.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: POTENCIÔMETRO DE CO

Mensagem não lida por dutra s a »

Frostigu, olá.

Primeiramente existe muita coisa ai onde pode estar afetando toda sinfonia de trabalho do motor por não ser original!
Se for usar um dosador externo além do original, você deve estancar o furo by pass de segurança e esse furo tem de remover o bico para localiza-lo. Se não estancar apenas ajustando a pressão no dosador original, que pode chegar na pressão ideal que é 2,0 bar,
O fato de se ter a mufla ou não com filtro esportivo ou não, não irá impedir de haver vácuo quando a borboleta e atuador de lenta abrir, o que muito ocorre é que, quando instalam GNV, geralmente se fecha o bico de sucção do coletor de admissão, sendo este bico responsável por não deixar acumular vapor de óleo na mangueira que sai da tampa de válvulas e que circula o vapor de óleo, nisso o vapor de óleo indo totalmente e mais denso para o TBI, via apenas borboleta o motor irá ter um comportamento ruim fora do trabalho comum que deveria ser, e nisso, a lenta pode ficar muito baixa de rotação, querendo morrer, e em alta demora a desenvolver.
Além de verificar a pressão de combustível, deve ver se o bico está estacando quando desligado e se corresponde a aceleração exigida testando na proveta.
Também deve saber que em muitos relatos e até eu mesmo sou a prova que foi constatado que Monza EFI gasolina ou alcoól não aceita bico injetor paralelo, não se chega a uma regulagem perfeita de tudo com eles, apenas com original.
Também deve verificar como foi ligado eletricamente o sistema de GNV, muitos fazem a instalação elétrica onde devem causar problemas.
Sobre o regulador de mistura (potenciômetro), não costuma dar problemas, porém seu uso em novo ajuste exige um analisador de gases acoplado no escape, e não apenas com multímetro, além de estar conectado ao um scanner.
Com o procedimento correto irá poder ajustar e ter eficiência em todos os regimes de trabalho do motor.
A bomba que não desliga após virar a chave apenas para dar contato, pode ser relê com problemas ou foi feito alguma alteração elétrica que corresponde a sua alimentação direta e por relê.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder