Conta-giros oscilando quando motor quente

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

R E S O L V I D O
Achei a mangueira do Map (joelho) rachada e 2 mangueiras na Flauta rachadas e a mangueira do coletor de adm. ao servofreio rachada na base na abraçadeira. Dei uma geral e após isso verificada na bobina impulsora e fiz a troca (nova com 800 ohms) o desempenho ficou redondo ou quase,
isto é, apos ligar a ventoinha (motor quente) pela manhã no percurso que faço não apresenta o problema, e quando estou no congestionamento principalmente as 18 horas em marcha lenta percebo o conta-giros oscilando em segundos vai e volta de 900 a 1100 RPM.
Hoje 16/07 fui numa autoelétrica de confiança e trocou o distribuidor por um outro para teste e 'matou a pau' o ripple no contagiros estabilizou mesmo após a ventoinha ligar umas 4 vezes.
Efetuou-se a troca da bobina impulsora por uma Delphi e optei também por trocar o rotor.

Carlos e Amigos obrigado pela pronta atenção e comentários sobre as pistas do defeito.

Resumindo: eu coloquei este defeito por colocar uma bobina paralela e com 800 ohms sendo que as anteriores que eu troquei sempre esteve na faixa de 950 ohms. Certamente o isolamento dos fios da bobina é sofrível e ao aquecer muda a impedância da bobina "embaralhando" a UCE.


Abraços
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Que bom que o problema foi sanado.

Mas estou aqui imaginando como uma bobina de pulsos com impedância ligeiramente diferente pode ter ocasionado essa oscilação.
Por falar em oscilação, ela era só na indicação do instrumento ou a rotação real do motor também variava?
O tacômetro usa como base o disparo da bobina de ignição. Ele conta quantas vezes ela dispara e transforma isso em indicação de rotação.
A corrente gerada na bobina de pulso, na ordem de 0,3 volts, alternada, é trabalhada dentro do módulo HEI e enviada para a bobina até 450 rpm e enviada ao módulo de injeção depois dessa rotação.
O módulo não altera a frequência desses pulsos, apenas usa como referência para o avanço da centelha.
Já o rotor não tem interferência nenhuma nisso. Quando ele está ruim, com fuga de corrente, o motor falha.
Fiquei realmente curioso para saber como essa pane foi resolvida.
Não duvido de jeito nenhum que o problema tenha sido resolvido. Apenas fiquei curioso.
Mais uma dúvida minha: Seu HEI fica dentro do distribuidor ou afastado dele?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

Luis Carlos,

O Hei está fora já tem 5 anos e o Hei havia completado 8 ou 9 anos(era Marelli) Começou a dar interrupção na 'conversa' com a UCE e troquei-o por um Delphi.

Na sequencia de entrada falsa de ar e entremeio á elas eu troquei a bobina impulsora por que fui verificar o by pass que fiz com a carcaça de um Hei velho que ficou no distribuidor para fechar o eventual buraco que ficaria se somente esticasse os fios da bobina impulsora. Ao tentar desconectar do HEI a garrinha ressecada quebrou e este foi o motivo que me levou a trocar a bobina. A partir dai apareceu o ripple no contagiros e eu estava pensando que poderia ser o atuador de marcha lenta que ainda é original. (na medição das bobinas dele verifica-se 50 e 51 ohms dentro do parâmetro).
A bobina impulsora também está dentro do parâmetro que é de 500 à 1,5 k ohms.

A justificativa do defeito que eu ACHO é a isolação dos fios(espiras) da bobina que com o aquecimento entra em curto alterando o pulso. Ao trocar a bobina impulsora o ripple desapareceu e no trajeto congestionado também não se apresentou mais.

Eu tenho um HEI MTE para emergências montado num dissipador para o caso do HEI falhar é só desconectar de um e conectar no outro é rapidinho sem desmontar nada... Fiz o teste anteriormente e permaneceu o ripple. A minha ida na Autoelétrica foi objetivando o Scanner, mas o teste com um distribuidor montado deu a indicação de solução que o problema estava no distribuidor e no caso da dita cuja bobina impulsora com defeito.

é isso
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire e Amigos,

Apareceu esta semana mais um defeito grave: o motor morre e eu não consegui descobrir de onde vem o defeito.
Ele se manifesta "às vezes" quando o motor está aquecendo pela manhã... morre... retorno a chave e dou a partida novamente e o motor continua funcionando bem.
No percurso que faço "às vezes" o motor morre... retorno a chave e ligo novamente... às vezes acontece 2 vezes no mesmo dia.

Inicialmente estou desconsiderando o VSS Sensor de Velocidade por que liga a a luz de marcha ascendente no tempo certo e o motor morre seco como se a bomba de combustível parasse de funcionar.

Já me falaram que pode ser folga no distribuidor que teria que trocá-lo... quando tinha o defeito ripple do conta giros "as vezes" a UCE assumia o comando de gravava o código 42 =
42 Falha no controle do avanço da ignição (Multec 700) ou seja, falha na comunicação do Módulo HEI com a UCE

Pergunto ao Carlos Freire e Amigos: Poderiam sugerir-me uma pista? já ouviram/leram na Internet sobre essa "morte súbita"? Eu li que um fulano trocou o distribuidor a acabou o problema (com 1 distribuidor paralelo que não quis dizer a marca pq estava testando ainda.(!) outro disse que trocou por um distribuidor GM comprado no Shopping de Peças Usadas. (?)

Obrigado por respostas

waldir/10.08.19
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Olá Waldir.
Só posso sugerir para monitorar a bomba de combustível e os 12v na bobina de ignição e módulo HEI.
Os conectores dos chicotes de motor costumam apresentar problemas de mau contato.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Penso eu que seria importante saber exatamente o que esta causando este problema, como vc citou, que algumas pessoas fizeram a substituição do distribuidor, porém, por que exatamente? Qual falha o distribuidor apresentou para causar esta anomalia? Sei que vc sabe, mas tem gente que lê os posts e não sabe: A gente não deve trocar nada sem saber exatamente o problema, pois uma peça "nova" pode mascarar um problema que não é necessariamente nela, aterramentos, contatos etc. Precisa de uma investigação minudenciosa para que ele seja definitivamente resolvido.
Quando ele "apaga" vc teve a oportunidade de verificar ainda com a chave ligada e o carro parado em local seguro ir ver c a bomba de combustível estava acionada? Acredito que isto seria importante e poderia te dar um "norte" sobre onde você intervir.
Como já disse, sou semi leigo na Multec, mas eu faria uma verificação completa desde o inicio através dos procedimentos descritos no manual da Multec, medindo parâmetros por parâmetros, ou com scanner moderno (prefiro usar o manual da Multec, ele é mais especifico).
Espero ter ajudado em algo. Boa sorte.
Vou continuar observando o andamento deste post e se eu tiver alguma dica ou ideia te passo os meus "pitacos" :lol:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Quando ele "apaga" vc teve a oportunidade de verificar ainda com a chave ligada e o carro parado em local seguro ir ver c a bomba de combustivel estava acionada ?
Déco
Infelizmente não dá para fazer esse teste, pois no momento em que o motor parar, a UCE vai cortar a alimentação da bomba e os massas da válvula injetora.

Mas você tem razão quando diz que trocar componentes sem ter testado não é uma boa prática, por vários motivos.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Conta-giros oscilando quando motor quente

Mensagem não lida por waldir »

Carlos, obrigado,

vou monitorar a Bomba de Combustível no meu Monza ele tem o histórico de durar muito pouco (2,5 anos) e já está passando de 1 ano.

Vou rever conectores.

Deco e Luiz Carlos, obrigado.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder