Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
- mspagiari
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Waldir, hj eu apanhei muito com isso...
Tb suspeito da marca, mas o sensor tb é MTE... ainda com o logo da GM CÓD 4050, chequei com voltimetro e ta mandando sinal, se desligar o chicote a ventoinha arma na hora e acende luz amarela no painel..
Liguei para a loja e pedi outra VT, mas só tinha MTE, troquei mesmo assim...
Fiz até o teste da panela do youtube, mas a primeira valvula não abriu nada, mesmo com agua fervendo...
A segunda abriu bem pouquinho com agua fervendo...
Tudo no lugar e de novo a ventoinha arma com o ponteiro do marcador quase no meio e não desarma nem a pau, vejo q o ponteiro chega a 1/4 e fica querendo descer mais, mas não desce...
não desarma nem depois de uns 10 minutos q esperei... creio q isso não seja normal né? vai queimar a ventoinha...
Resolvi voltar para a carcaça antiga sem valvula e pronto, ventoinha voltou a armar com ponteiro quase na metade e desarmar depois de 20 segundos descendo um pouco, isto em marcha lenta...
Hj as 16:00 liguei pra loja e disseram q não tinha outra marca e devolveram o dinheiro...
Fui consultar os mexanicos daqui... no máximo os tops tem um scanner q "não usam em carros velhos", como eles dizem...
Uns disseram ser sensor, outro falou q tem q trocar a bomba de agua por um barulho q faz perto da correia, um ruido metalico, diagnosticado pelos referidos mexanicos anteriormente como batida de tucho, batida de saia, motor fundindo, óleo fino, etc... ou seja, um calhamaço de diagnósticos e defeitos...
Como estou sem grana, resolvi voltar para a velha carcaça e deixar assim mesmo sem vt, pelo menos a ventoinha arma e desarma...
Outra coisa estranha q percebi : com a vt o ar quente não funciona !!!! sem a vt o ar quente fica normal...
Resumo hj fiquei maluco com isso e resolvi deixar para lá...
Por enquanto...
Tb suspeito da marca, mas o sensor tb é MTE... ainda com o logo da GM CÓD 4050, chequei com voltimetro e ta mandando sinal, se desligar o chicote a ventoinha arma na hora e acende luz amarela no painel..
Liguei para a loja e pedi outra VT, mas só tinha MTE, troquei mesmo assim...
Fiz até o teste da panela do youtube, mas a primeira valvula não abriu nada, mesmo com agua fervendo...
A segunda abriu bem pouquinho com agua fervendo...
Tudo no lugar e de novo a ventoinha arma com o ponteiro do marcador quase no meio e não desarma nem a pau, vejo q o ponteiro chega a 1/4 e fica querendo descer mais, mas não desce...
não desarma nem depois de uns 10 minutos q esperei... creio q isso não seja normal né? vai queimar a ventoinha...
Resolvi voltar para a carcaça antiga sem valvula e pronto, ventoinha voltou a armar com ponteiro quase na metade e desarmar depois de 20 segundos descendo um pouco, isto em marcha lenta...
Hj as 16:00 liguei pra loja e disseram q não tinha outra marca e devolveram o dinheiro...
Fui consultar os mexanicos daqui... no máximo os tops tem um scanner q "não usam em carros velhos", como eles dizem...
Uns disseram ser sensor, outro falou q tem q trocar a bomba de agua por um barulho q faz perto da correia, um ruido metalico, diagnosticado pelos referidos mexanicos anteriormente como batida de tucho, batida de saia, motor fundindo, óleo fino, etc... ou seja, um calhamaço de diagnósticos e defeitos...
Como estou sem grana, resolvi voltar para a velha carcaça e deixar assim mesmo sem vt, pelo menos a ventoinha arma e desarma...
Outra coisa estranha q percebi : com a vt o ar quente não funciona !!!! sem a vt o ar quente fica normal...
Resumo hj fiquei maluco com isso e resolvi deixar para lá...
Por enquanto...
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ex-monza 1989 sle preto
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Creio q o correto seja a ventoinha armar por no maximo uns 30 segundos na marcha lenta correto?
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
mspagiari escreveu:Creio q o correto seja a ventoinha armar por no maximo uns 30 segundos na marcha lenta correto?
Errado. No Monza vai mais tempo que isso e derruba o ponteiro lá para 1/4 de escala. Nos carros de outras marcas e modelos, que ficam menos tempo, mas também ativam no ciclo de menor tempo, o marcador (quando tem), não cai tanto.
No Monza a temperatura entre armar e desligar a ventoinha cai mais ou menos 8ºC.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
mspagiariA segunda abriu bem pouquinho com agua fervendo...
Segundo o mestre Carlos Freire. a VT do Monza EFI começa a abrir a 92 graus, e só abre completamente a 107 graus.
Quando se coloca água para ferver numa panela comum, por exemplo, ao atingir 100 graus (isso ao nível do mar, pois em locais de alta altitude menos que 100 graus) a água começa a ferver, e permanece nessa temperatura o tempo todo. Não se consegue atingir 107 graus dessa maneira, só em um ambiente com pressão acima da pressão atmosférica normal. Dentro de uma panela de pressão, por exemplo, ou dentro do sistema de arrefecimento do motor, onde a temperatura pode atingir muito mais do que 107 graus.
Em outras postagens vc falou que ao instalar a VT o funcionamento da ventoinha se altera e que seu ar quente não funciona quando instala a VT.
Será que as mangueiras que saem do cavalete da VT não estão invertidas?
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Carlos Freire. vc saberia dizer em marcha lenta se o tempo de ventoinha armada supera os 5 minutos ou mais direto ligado? pois foi isso q assustou, achei q ia queimar o motor da ventoinha, e outro fato foi a mangueira q entra na VT estar muito quente, enquanto a do outro lado perto da ventoinha estar fria...
Luiz Carlos: Será que as mangueiras que saem do cavalete da VT não estão invertidas? Não sei, já comprei o monza assim, só q vi o tópico da troca da vt e qdo fui ver nem vt tinha, ai eu resolvi comprar uma e trocar e ai veio a historia acima...
O monza sem a vt demorava para esquentar,mas não falhava, andava normal, porem resolvi colocar devido a obter melhor consumo, pois está fazendo 10 na estrada de média, na cidade não sei, pq aqui tem mais rodovia mesmo...
Na verdade, nos outros carros q tive, inclusive uma fiat premio q ferveu subindo a serra, o mexanico de beira de serra resolveu tirar a vt e mandou deixar assim...
Tb devido a este tempo maluco, o carro demora a esquentar como deveria, pois moro no litoral há 13 anos e nunca vi frio assim aqui, pois no inverno a temperatura média era de 15 graus aqui... No verão o motor sempre estava aquecido, kkkkkk...
Por isso o interesse na vt, pois o carro está andando bem, só para obter melhor consumo se é q consigo...
Carlos Freire, sei q o certo é aferição com equipamentos corretos, mas qui só tem OGRO, q não quer sujar o scanner com "carros velhos" e trocadores de peças, fora os imbecis q não aceitam carros abaixo de 99, a não ser q seja importado$$$ ...
Para se ter uma idéia, desde qdo comprei o referido monza, e até hj tem um barulho metalico no motor qdo ligo e pára depois de esquentar, (ponteiro em 1/4) , ja me disseram q era motor fundindo, óleo fino 15w40 q mudei para 20w50, tucho, correias ( q foram trocadas e deixou o gajo com cara de tacho... pois o barulho continuou..). Ai sabado o outro mecanico falou q o barulho era de bomba de agua, ai eu fico perdido mesmo...
Já passei raiva com mexanicos com varios velhinhos q tive, xr3 conversivel (esse surtei, se não fosse o pessoal do escort clube, nunca ia arrumar aquele carro), premio, pointer (ninguem queria mexer e tive q aprender no clube do pointer e logus com ajuda do pessoal gente fina de lá) , até fusca...
Tem um mecanico aqui q é até bom, mas bem caro, pelo menos usa o scanner, mas falou q é melhor deixar sem a VT, pois disse q o motor já ta rodado e no verão aqui o bicho pega...
Sei lá... Vou esperar e comprar uma whaler como o valdir falou pra ver se dá certo... pois a mte tompson não rolou ou é outra coisa q o ex dono fez...
Luiz Carlos: Será que as mangueiras que saem do cavalete da VT não estão invertidas? Não sei, já comprei o monza assim, só q vi o tópico da troca da vt e qdo fui ver nem vt tinha, ai eu resolvi comprar uma e trocar e ai veio a historia acima...
O monza sem a vt demorava para esquentar,mas não falhava, andava normal, porem resolvi colocar devido a obter melhor consumo, pois está fazendo 10 na estrada de média, na cidade não sei, pq aqui tem mais rodovia mesmo...
Na verdade, nos outros carros q tive, inclusive uma fiat premio q ferveu subindo a serra, o mexanico de beira de serra resolveu tirar a vt e mandou deixar assim...
Tb devido a este tempo maluco, o carro demora a esquentar como deveria, pois moro no litoral há 13 anos e nunca vi frio assim aqui, pois no inverno a temperatura média era de 15 graus aqui... No verão o motor sempre estava aquecido, kkkkkk...
Por isso o interesse na vt, pois o carro está andando bem, só para obter melhor consumo se é q consigo...
Carlos Freire, sei q o certo é aferição com equipamentos corretos, mas qui só tem OGRO, q não quer sujar o scanner com "carros velhos" e trocadores de peças, fora os imbecis q não aceitam carros abaixo de 99, a não ser q seja importado$$$ ...
Para se ter uma idéia, desde qdo comprei o referido monza, e até hj tem um barulho metalico no motor qdo ligo e pára depois de esquentar, (ponteiro em 1/4) , ja me disseram q era motor fundindo, óleo fino 15w40 q mudei para 20w50, tucho, correias ( q foram trocadas e deixou o gajo com cara de tacho... pois o barulho continuou..). Ai sabado o outro mecanico falou q o barulho era de bomba de agua, ai eu fico perdido mesmo...
Já passei raiva com mexanicos com varios velhinhos q tive, xr3 conversivel (esse surtei, se não fosse o pessoal do escort clube, nunca ia arrumar aquele carro), premio, pointer (ninguem queria mexer e tive q aprender no clube do pointer e logus com ajuda do pessoal gente fina de lá) , até fusca...
Tem um mecanico aqui q é até bom, mas bem caro, pelo menos usa o scanner, mas falou q é melhor deixar sem a VT, pois disse q o motor já ta rodado e no verão aqui o bicho pega...
Sei lá... Vou esperar e comprar uma whaler como o valdir falou pra ver se dá certo... pois a mte tompson não rolou ou é outra coisa q o ex dono fez...
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- Carlos A. Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
mspagiari, não esquente em pifar a ventoinha. Sabe que veículos com ar condicionado e esse está ligado a ventoinha não desliga nunca?
Com A/C, mesmo motor estando frio e acabou de funcionar, ao ligar o A/C a ventoinha já passa a funcionar.
O tempo ligado não me lembro e cabeça, vai depender da situação... Nós colocamos em um tópico aqui no fórum, parece que algo perto de 1 min.
Se não tem reparadores capacitados e aparelhados na sua região, procure em outra região. Em geral, oficinas credenciadas pela Bosch tem bons reparadores e bons aparelhos de diagnósticos. Oficinas Bosch tem em muitas cidades, mesmo longe de grandes centros.
Essa da mangueira invertida pode ocorrer mesmo. Aqui no fórum eu mesmo já coloquei um defeito que estava em um Monza Club 94 de um amigo e a causa era mangueira invertida. O sintoma ocorreu depois da troca da VT. Antes e sem não tinha problemas.
Abs,
Carlos Freire
Com A/C, mesmo motor estando frio e acabou de funcionar, ao ligar o A/C a ventoinha já passa a funcionar.
O tempo ligado não me lembro e cabeça, vai depender da situação... Nós colocamos em um tópico aqui no fórum, parece que algo perto de 1 min.
Se não tem reparadores capacitados e aparelhados na sua região, procure em outra região. Em geral, oficinas credenciadas pela Bosch tem bons reparadores e bons aparelhos de diagnósticos. Oficinas Bosch tem em muitas cidades, mesmo longe de grandes centros.
Essa da mangueira invertida pode ocorrer mesmo. Aqui no fórum eu mesmo já coloquei um defeito que estava em um Monza Club 94 de um amigo e a causa era mangueira invertida. O sintoma ocorreu depois da troca da VT. Antes e sem não tinha problemas.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
Bom dia,
Caro Carlos Freire e demais colegas de fórum, se puderem me tirar algumas dúvidas eu agradeço muito.
Vamos lá: vou trocar a VT do meu monza, a qual acredito ser ainda a original (nº na carcaça: 90220435). Olhando no CEP Chev, porém, não encontrei nenhuma VT com esse número, e fiquei em dúvida qual seria a correta pro meu carro. Pelo CEPChev a correta pro meu carro seria a 93215644.
Pois bem, com essa confusão, qual seria a válvula correta para o meu carro? A minha original também tem funcionamento 92/107 graus? Qual a marca original para reposição, caso não encontre uma original GM? Há alguma outra original GM com outra numeração que possa usar?
Desculpa a quantidade de perguntas, mas são muitas peças a venda, com muitos números diferentes. A chance de comprar errado é grande.
Muito obrigado pela ajuda de todos!
Caro Carlos Freire e demais colegas de fórum, se puderem me tirar algumas dúvidas eu agradeço muito.
Vamos lá: vou trocar a VT do meu monza, a qual acredito ser ainda a original (nº na carcaça: 90220435). Olhando no CEP Chev, porém, não encontrei nenhuma VT com esse número, e fiquei em dúvida qual seria a correta pro meu carro. Pelo CEPChev a correta pro meu carro seria a 93215644.
Pois bem, com essa confusão, qual seria a válvula correta para o meu carro? A minha original também tem funcionamento 92/107 graus? Qual a marca original para reposição, caso não encontre uma original GM? Há alguma outra original GM com outra numeração que possa usar?
Desculpa a quantidade de perguntas, mas são muitas peças a venda, com muitos números diferentes. A chance de comprar errado é grande.
Muito obrigado pela ajuda de todos!
Monza SL/E 1990 - 2.0 Gasolina Verde Juréia
Fotos em: http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=33&t=24533
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- Carlos A. Freire
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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!
FerBalbinot , não informou o ano e modelo de seu Monza, nem se é álcool ou gasolina, motor 1.6l, 1.8l ou 2.0l.
Aproveite e atualize seu perfil com essas informações.
Todas essas perguntas já foram respondidas em vários tópicos espalhados aqui no fórum.
Com relação a VT original, ela é fabricada pela Wahler, onde pode comprar a mesma peça no mercado paralelo, com o nome Wahler ou na embalagem BorgWarner, que também é fabricada pela Wahler.
Abs,
Carlos Freire
Aproveite e atualize seu perfil com essas informações.
Todas essas perguntas já foram respondidas em vários tópicos espalhados aqui no fórum.
Com relação a VT original, ela é fabricada pela Wahler, onde pode comprar a mesma peça no mercado paralelo, com o nome Wahler ou na embalagem BorgWarner, que também é fabricada pela Wahler.
Abs,
Carlos Freire
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