(Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
eduardo kappaun
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 60
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: (Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Mensagem por eduardo kappaun »

Entendi obrigado pela explicacao .
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: (Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Mensagem por Carlos A. Freire »

Carlos, o unico consumo que interessa é o científico. aquele divulgado pelo fabricante, usam dinamômetro pra isso. mas tb nao diz muita coisa, por ex o N20XF tem o consumo de 7.5 a 11 km/l alcool U/R mas nao quer dizer que vai ser esse o consumo pra todos usuarios que tem esse carro. entao, essas medias so teriam valor pro teu caso Carlos vamos dizer assim se tu nos fala-se um valor. não se aplica a todos que tem o mesmo carro, como o consumo do amigo que perguntou so se aplica pra ele. por isso é controverso consumo.
Rafaelo, para mim interessa muito o consumo a cada tanque cheio, ou seja, a cada semana.

Se a cidade ele faz entre 8,0 e 8,5 km/l (A/C desligado) e passar a fazer 7,0 km/l para baixo sei que tem algo errado, principalmente se for em mais de uma média seguida.
Se faz 13,0 a 13,8 (A/C desligado) e fizer abaixo de 11,0 km/l, sei que algo não está bem.

Foi exatamente isso que aconteceu quando meu Monza teve problemas com sensor de posição da borboleta TPS, a mais de 10 anos atrás, quando as velas estão desgastadas, o mesmo ocorreu com meu amigo com Monza Club 94, que tinha trocado as velas e elas estavam com defeito. Nos dois casos não tinham sintomas anormais no funcionamento e desempenho do motor. O que chamou a atenção foi o alto consumo.


Então, repare nos valores que eu desprezo nas médias os valores depois da vírgula. Justamente por conta dessas inúmeras variações. Mas tem que ter valor aproximado. Se ele faz 8,0 km/l e tiver média de 7,8 ou 7,9 km/l está normal, abaixo disso, atenção... Verificar nas próximas médias de vai continuar a aumentar o consumo.

Por isso julgo importante as médias no dia a dia e não a melhor média possível. Podemos dizer que se fizer 3 médias, elas darão valores diferentes, mas próximos e, se fizer uma média entre as 3, será o real para sua condição.

Agora, para quem não tem o hábito de encher o tanque a cada abastecimento, não terá esse acompanhamento. Será irrelevante apenas ter uma média.

Claro que a média que tenho no meu Monza é relativo as minhas condições diárias e pode ser diferente em outras regiões, isso não importa. Importa é saber como anda e quanto pode fazer para depois ter um controle.

Quanto a dúvida do amigo, temos vários tópicos sobre consumo de combustível, onde cada usuário colocou os valores médios de seu Monza. Por ali, para ter uma ideia, compare o ano, modelo, motor, tipo de combustível, equipamentos e região.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: (Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Mensagem por waldir »

Agora, para quem não tem o hábito de encher o tanque a cada abastecimento, não terá esse acompanhamento. Será irrelevante apenas ter uma média.

Claro que a média que tenho no meu Monza é relativo as minhas condições diárias e pode ser diferente em outras regiões, isso não importa. Importa é saber como anda e quanto pode fazer para depois ter um controle.
Corroborando o que o Carlos disse, eu fico atento semanalmente na média que o meu Monza realiza, ou seja média de5,2 à 5,5 km/l devido o trajeto diário e imutável e raramente faço outros percursos e mesmo que eu o faça se aproxima dos 5,2 ou 5,0Km/l

Com isso eu descobri que uma vela estava com alta resistência não queimando corretamente o que levou à 4,78 km/l de média numa semana e aliado ao cheiro de combustível no escapamento.
Outro ponto que me serve de alerta é o led piloto que instalei para monitorar o liga e desliga do PTC e se passa de 7 minutos a VT ou velas podem estar com problema. Em média regular leva exatos 5minutos para que o liquido de arrefecimento atinja 83ºC, quando desliga.

Atualmente estou com problema no indicativo de combustível no tanque. Eu costumo encher semanalmente o tanque até a boca (não faça isso com gasolina) então a agulha subia ao máximo ficando uns 2 mm acima da barra de tanque cheio. Atualmente ela tem ficado 3 mm abaixo da barra de tanque cheio. Já tirei a boia e passei um cotonete no potenciômetro deslizante e ela está marcando 90 ohms cheio.
Penso que há oxidação no soquete do painel criando uma resistência até o potenciômetro do indicador do painel. Estou aguardando 'coragem' para retirar o painel e verificar.

O hábito de trajetos e observações do painel e aferir alguns sensores tem ajudado em 'matar a charada' de alguns defeitos que ocorrem e corrigí-los rapidamente. No caso do sensor da borboleta tem sido típico, causando aceleração na lenta elevando o giro para 1300 e até 1500
Editado pela última vez por waldir em 07 Set 2015, 12:39, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
eduardo kappaun
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 60
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: (Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Mensagem por eduardo kappaun »

Minha duvida do consumo foi pq quando adiquiri o carro ele fazia 4 as vezes 5 km/L ,mas vou fazer como vc disse encher o tanque e percorrer ums 100km para saber realmente quanto esta o consumo.
Mais uma vez muito obrigado pela atenção de todos .
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: (Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Mensagem por Rafaelo »

eduardo kappaun escreveu:Minha duvida do consumo foi pq quando adiquiri o carro ele fazia 4 as vezes 5 km/L ,mas vou fazer como vc disse encher o tanque e percorrer ums 100km para saber realmente quanto esta o consumo.
Mais uma vez muito obrigado pela atenção de todos .
faça o mesmo trajeto e a mesma forma de guiar, mesmo posto, que tu fez no teste rapido de 16km. vai ver que vai dar o mesmo resultado, a unica diferença que tu vai gastar mais combustivel pra chegar no mesmo resultado. mas faça, assim tira a duvida.

se fizer outro trajeto vai mudar os valores e tu nao vai ter base alguma. como expliquei antes, o motor consome diferentes niveis de combustivel em diferentes tipo de situaçao, RPM X CARGA X CST. por ex se usar um trajeto onde so tem reta e sem trafego, vai notar que vai ser "mais economico" que no teste anterior que tu fez onde usou carga, pelo que tu disse tinha subidas. refaça o trajeto anterior com esse metodo de melhor de 3.
Carlos A. Freire escreveu:Claro que a média que tenho no meu Monza é relativo as minhas condições diárias e pode ser diferente em outras regiões, isso não importa. Importa é saber como anda e quanto pode fazer para depois ter um controle.
exatamente, cada caso é um caso, nao da pra dizer se o carro dele ta gastando ou nao, o consumo que ele teve foi pra aquele determinado trajeto, de qualquer forma gastou 1 litro pra fazer 8 km. ele ate pode re-fazer o mesmo percurso, pode gastar 1,2,3,4,5 tanques cheios fazendo exatamente a mesma coisa, mas podem ter certeza que o resultado vai ser o mesmo ou muito parecido.
Carlos A. Freire escreveu: Então, repare nos valores que eu desprezo nas médias os valores depois da vírgula. Justamente por conta dessas inúmeras variações. Mas tem que ter valor aproximado. Se ele faz 8,0 km/l e tiver média de 7,8 ou 7,9 km/l está normal, abaixo disso, atenção... Verificar nas próximas médias de vai continuar a aumentar o consumo.
é a margem de erro, mas esta dentro dos 8 km/l. desde que ele faça o mesmo trajeto. se trocar o circuito, vai trocar o consumo. se ele nao tiver rotina entao pouco importa oque o carro dele consome. outro consumo mais real é o rodoviário por ter pouca variável e usar sempre carga baixa.
Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, para mim interessa muito o consumo a cada tanque cheio, ou seja, a cada semana.
Carlos, cada caso é um caso, e se ele nao tem rotina? e se ele tem na cidade trafego aleatório? e se ele em seu trajeto não rotineiro pega tudo que situação? por carga media e alta como por ex subidas, ou plano carga baixa cruzeiro, ou desaceleração sem consumo. vai fazer uma media de que forma? se for esse o caso nao vai funcionar fazer de nenhuma forma teste de consumo... eu tenho no I30 o CB com seu TRIP e nunca me mostra uma valor correto em cada vez que ligo o carro, pq nao tenho rotina, nao uso o mesmo trajeto, a cidade é curta e quase sempre nao aquece ate a zona de economia, o urbano muda muito a cada vez, dae nao tem media de nada. se eu fizer isso de cada tanque cheio vai dar um valor por km a cada vez encher o tanque rsrsrs. por isso que nao levo a serio consumos de nenhum carro, o maximo é rodoviario e o consumo científico que a montadora diz. mas esse consumo nao demonstra a realidade, por que cada caso é um caso.
Carlos A. Freire escreveu: Se a cidade ele faz entre 8,0 e 8,5 km/l (A/C desligado) e passar a fazer 7,0 km/l para baixo sei que tem algo errado, principalmente se for em mais de uma média seguida.
Se faz 13,0 a 13,8 (A/C desligado) e fizer abaixo de 11,0 km/l, sei que algo não está bem.
correto, desde que faça e repetir a mesma situação do teste, não importante o método de analise curto ou longo. mas volto a repetir, o teste dele nao esta errado de forma alguma, so esta INCONCLUSIVO isso é fato, deveria ter feito mais 2 ou mais, como é barato, ate pq a temperatura do motor influencia como falei(motor mais frio consome mais em qualquer faixa, e quente menos...) so tirando mais prova ja se tem o consumo real.



se a pessoa tem rotina é uma coisa, quem nao tem, esquece! nao funciona nenhum metodo.

se ele usou um trajeto pra teste de consumo, ele pode REFAZER o mesmo trajeto de qualquer forma, tanto a curta como a longa amostragem, o resultado sempre será o mesmo ou parecido :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: (Resolvido) Qual a graduação na polia do ponto?

Mensagem por DÉCO »

.
Bom, acredito que este seja o assunto mais discutido e mais " polemico " do forum, talvez perca apenas para " motor falhando " . Nao lembro qual, mas tem um dos topicos (que eu deveria ter marcado como favorito para futuras consultas e citaçoes), que aprofunda bem este assunto.
CHEGAMOS a conclusao naquele topico, de que existem pelo menos uns 20 fatores que impactam no consumo, e que NAO EXISTE consenso, exatamente por estes mais de 20 fatores (EX: relevo, peso do/s passageiro/s, semaforo, lombada, altura do local, velas, cabos, asfalto, regulagem, manutençao preventiva, " tocada " , ajustes, qualidade de combustivel, calibraçao de pneus etc, etc, etc .).
O meu caso mesmo, ao contrario da grande maioria, moro numa cidade com pouco aclive, planejada (longas avenidas retas com varias faixas, quase sem lombada, pouco transito. etc), Estrada : meu parametro sao a 4ª, 2ª e 1ª melhor do Brasil,(Matao-sp, até Sao Paulo-sp) ou seja tenho muuuuuitos fatores a meu favor, em comparaçao como por ex. o Rafaelo .

" Acredito " , que algo em torno de 8 na cidade e 13 na estrada para gasolina e 6 e 11 para alcool, sejam valores satisfatorios, como média,(variando para cima ou para baixo de acordo com os 20 fatores), mas tambem acredito que seja bom acompanhar a media de consumo de cada realidade pessoal, para avaliar possiveis problemas no veiculo.

Com certeza este assunto nao se encerra aqui :lol:

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder