Cambio

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
tcpthiago
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Cambio

Mensagem não lida por tcpthiago »

Ontem, 134km de estrada perfeita, é, ainda existe estrada boa em MT.

chegando na metade do percurso, precisei reduzir marcha... de 5ª pra 4ª e não entrava... fui reduzindo, tentei 3ª, 2ª.. parei o carro.

Engatei a 1ª com dificuldade... ao sair, escuto um barulho parecendo qdo estamos andando em marcha ré... só que com a 1ª e 2ª engatada;..,,

de repente, volta tudo engatar normal... só que um barulho horrivel.

Procuro um posto, mas não tinha ninguem que sabia colocar óleo no Monza.

Voltei pra Cuiabá, 67km... vim de 5ª a 100 até 150... retões com baixadas que era irresistivel não pisar.

Chegando aqui em Cuiabá, percebo que estava normal. mas com uns estralos em 1ª e 2ª. Fui pra casa do Diego (Fast), colocamos óleo de cambio através dum parafuso que fica em cima da caixa, ali onde vem a n° das marchas, um parafuso que paresse valvula de pressão.

Após colocar o óleo, sumiu totalmente o barulho, bem normalzinho.
Hoje cedo, carro frio, escutei alguns estralos, mas logo sumiu.

Será que danificou o cambio?
Alguem sabe de alhguma maneira pra eu fazer o teste se é necessário abrir ou não o cambio?

Engata normal, não raspa nem nada, ta com a mesma força nas marchas... não ronca, nem nada!

to pensando em sangrar todo óleo... e colocar 2 litros, conforme o manual, e ver se não tem residuos metálicos no meio do óleo. Esse procedimento é correto?

Ajudem ae! ja sofri com um cambio de XR3, não quero sofrer dinovo com do meu Monza! :roll:
------> Monza GL 93/94 <------
-------> Verde Vivaldi <-------
-------> 2.0 Completo <-------
-> Agora, rodando na pinga <-
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

tcpthiago escreveu:Ontem, 134km de estrada perfeita, é, ainda existe estrada boa em MT.

chegando na metade do percurso, precisei reduzir marcha... de 5ª pra 4ª e não entrava... fui reduzindo, tentei 3ª, 2ª.. parei o carro.

Engatei a 1ª com dificuldade... ao sair, escuto um barulho parecendo qdo estamos andando em marcha ré... só que com a 1ª e 2ª engatada;..,,

de repente, volta tudo engatar normal... só que um barulho horrivel.

Procuro um posto, mas não tinha ninguem que sabia colocar óleo no Monza.

Voltei pra Cuiabá, 67km... vim de 5ª a 100 até 150... retões com baixadas que era irresistivel não pisar.

Chegando aqui em Cuiabá, percebo que estava normal. mas com uns estralos em 1ª e 2ª. Fui pra casa do Diego (Fast), colocamos óleo de cambio através dum parafuso que fica em cima da caixa, ali onde vem a n° das marchas, um parafuso que paresse valvula de pressão.

Após colocar o óleo, sumiu totalmente o barulho, bem normalzinho.
Hoje cedo, carro frio, escutei alguns estralos, mas logo sumiu.

Será que danificou o cambio?
Alguem sabe de alhguma maneira pra eu fazer o teste se é necessário abrir ou não o cambio?

Engata normal, não raspa nem nada, ta com a mesma força nas marchas... não ronca, nem nada!

to pensando em sangrar todo óleo... e colocar 2 litros, conforme o manual, e ver se não tem residuos metálicos no meio do óleo. Esse procedimento é correto?

Ajudem ae! ja sofri com um cambio de XR3, não quero sofrer dinovo com do meu Monza! :roll:
Thiago,

você colocou óleo de câmbio e não verificou o nível?
No seu lugar, e para tirar a dúvida eu esgotaria o câmbio e colocaria novo óleo (2 litros de óleo SAE 80 RTL para engrenagens helicoidal de coloração vermelha).
Para esgotar, é preciso retirar o cárter do câmbio e recolocar uma nova junta, pois o Monza tem tem bujão para esgotar óleo de câmbio. Ao retirar o cárter do câmbio, o diferencial fica visível, vire a roda lentamente e examine o seu estado.

Abs,

Carlos Freire
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Como faz p/ verificar o óleo do câmbio?
Como é esse procedimento de completar óleo nesse parafuso? só por o funil e pronto?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Lembro que nas Cx de marchas da GM deve ser usado um oleo especifico, este que o Carlos falou: SAE 80 RTL para engrenagens helicoidal de coloração vermelha, fabricado pela AcDelco. Existe um similar da ipranga, isafluido 561... neste site tem alguma coisa: http://www.ipiranga.com.br/petroleo/dis ... tivos5.htm

Nem pense em colocar óleo "comum" um 80 ou 90 na cx de marchas dos carros da GM, vc economiza no óleo, mas acabara gastando mt mais no cambio.... o litro do óleo da AcDelco, custa em média 100 reais... esse da ipiranga nao sei qt custa. Mts mecanicos dizem pra colocar o óleo da direção hidraulica, que tbm serve pra transmissoes automaticas, no cambio manual, nao confio mt, prefiro seguir o manual.

Abraços. 8)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Câmbio

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Cara, vc deu muita chance às bruxas!

Vc disse que não encontrou ninguém que soubesse como colocar óleo na caixa do Monza?
Se não me engano, é só abrir o bujão de verificação de nível, colocar uma almotolia gigante (tipo uma seringa metálica) no furo e mandar óleo. Qdo o óleo começar a sair pelo referido furo, é porque atingiu o nível.
Em postos é só colocar o óleo apropriado na máquina de injetar óleo e enfiar a ponta da mangueira no furo citado.
Já para esgotar, se não tem bujão na parte inferior, pode-se usar o mesmo processo, sugar com a seringa. Não se consegue tirar totalmente o óleo, mas dá para fazer o serviço assim.
No diferencial do chevette se usa o mesmo procedimento, pois o mesmo também não possui bujão na parte inferior, e o óleo desse diferencial deve ser trocado periodicamente.

Se o problema foi falta de óleo e não estragou nada na caixa, levante as mãos para o céu :lol:

Abraços 8)
tcpthiago
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por tcpthiago »

Aff, detonou a caixa.

levei no mecânico hoje, e me recomendou nem abrir a caixa, pois se abrir, terá que arrumar. Pra arrumar sai muito caro. E encontra pela cidade cambio dele por uns 500 - 600 reais.
Ja encontrei um por R$600,00. Só que agora vem outro porem.

Tem menos de dois meses que comprei o Monza, e a garagem não quer assumir a garantia de 90 dias de cambio e motor.

Terei que arcar com os prejuizos e depois entrar com uma ação judicial pra eu recuperar meu dinheiro e o tempo que eu perdi.

É cruel agente desdobrar pra ser honesto com o próximo, pagar até mais caro num "carro de boa procedencia", prometerem p mundo e os fundos, e na hora os caras derem pra trás!

Mas, vamos lá... o carro ainda ta com o cambio ruim, mas da pra rodar uns 15 dias na boa... engata todas as marchas, anda do mesmo jeito, só que ronca bastante, e faz barulho de peças solta.
------> Monza GL 93/94 <------
-------> Verde Vivaldi <-------
-------> 2.0 Completo <-------
-> Agora, rodando na pinga <-
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Eh ...... mas thiagão, guarde tds os recibos dos gastos... como os gastos serão inferiores a 40 salarios minimos, entra no juizado especial é bem mais rapido que a justiça comum..... Mas tenta conversar com o dono da loja de carros... entrar em um acordo, sei lá...
Vc e ele assinaram algum contrato de compra e venda, onde ele se compromete a dar a garantia do cambio e motor?
E não se esquece, coloque o óleo indicado no novo cambio, pois cambio de monza é coisa que nao se acaba fácil, usando o óleo aproriado, vc esquece do cambio!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Diego_Paiva escreveu:Lembro que nas Cx de marchas da GM deve ser usado um oleo especifico, este que o Carlos falou: SAE 80 RTL para engrenagens helicoidal de coloração vermelha, fabricado pela AcDelco. Existe um similar da ipranga, isafluido 561... neste site tem alguma coisa: http://www.ipiranga.com.br/petroleo/dis ... tivos5.htm

Nem pense em colocar óleo "comum" um 80 ou 90 na cx de marchas dos carros da GM, vc economiza no óleo, mas acabara gastando mt mais no cambio.... o litro do óleo da AcDelco, custa em média 100 reais... esse da ipiranga nao sei qt custa. Mts mecanicos dizem pra colocar o óleo da direção hidraulica, que tbm serve pra transmissoes automaticas, no cambio manual, nao confio mt, prefiro seguir o manual.

Abraços. 8)
Diego,

o litro do oleo ac delco está em torno de 15 reais
peça nr. 93231111
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder