ventilador não funciona direto.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
ventilador não funciona direto.
As vezes estou com a/c ligado ha muito tempo e tento desligar o compressor e deixar só na ventilação para economizar um pouco .Porem vi que ao colocar a alavanca na posição ventilação ,aquecimento ou desembaçador o ventilador interno para de funcionar .Alguem pode me ajudar?Obrigado.

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: ventilador não funciona direto.
Chave rotativa que comanda os vários componentes do sistema de ar condicionado com folgas ou contatos estragados.
Essa chave costuma dar problemas diversos, tipo não desligar o compressor na posição OFF, não ligar o ventilador em outras posições, etc.
A chave mencionada é a última do esquema a seguir (Seletor de posição ar condicionado), e é comandada pela alavanca seletora de funções do ar condicionado. Note que ela possue 2 seções, a de baixo aciona o compressor nas posições Frio Máximo(a) Frio Normal(b), Frio/Quente(c) e desembaçador(f). A seção superior comanda a ventilação em todas as posições com exceção da posição Desligado:

Abraços
Essa chave costuma dar problemas diversos, tipo não desligar o compressor na posição OFF, não ligar o ventilador em outras posições, etc.
A chave mencionada é a última do esquema a seguir (Seletor de posição ar condicionado), e é comandada pela alavanca seletora de funções do ar condicionado. Note que ela possue 2 seções, a de baixo aciona o compressor nas posições Frio Máximo(a) Frio Normal(b), Frio/Quente(c) e desembaçador(f). A seção superior comanda a ventilação em todas as posições com exceção da posição Desligado:

Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 13 Jan 2009, 16:05, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
lUIZ CARLOS ,essa peça tem que ser trocada?Ou sera que tem como desmontar e arrumar?Voce que já passou por um problema parecido poderia me dizer o que fez? :smt024

- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Carlinho, no meu Monza anterior, onde aconteceu o problema (o compressor não desligava qdo eu colocava a alavanca em OFF), eu não cheguei a mexer, pois o ar condicionado deu um vazamento e rodei quase um ano sem ar. Aí meu carro sofreu um acidente com perda total e nunca descobri como mexer naquela chave.
Mas o Carlos Freire, se não me engano, já desmontou esse conjunto onde fica a chave, e poderá lhe dar algumas dicas.
Com certeza ele, ao ler isso aqui, vai escrever alguma coisa a respeito... :smt023
Abraços
Mas o Carlos Freire, se não me engano, já desmontou esse conjunto onde fica a chave, e poderá lhe dar algumas dicas.
Com certeza ele, ao ler isso aqui, vai escrever alguma coisa a respeito... :smt023
Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
Ok luiz Carlos ,estarei aguardando. :smt024
Muito obrigado . :smt023
Muito obrigado . :smt023

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
O primeiro passo é identificar se a folga está na fixação da chave no conjunto de alavancas, neste caso, ao movimentar as alavancas o corpo da chave também se movimenta e não faz o acionamento correto, ou se o eixo da chave está com folga, deixando com mesmo sintoma, ou se a chave está com sujeira interna nos seus contatos. Em todos esses casos, depois de identificar o problema, se substituir o componente por peça nova, será melhor. Contudo, pode ser fazer algum tipo de reparo na fixação da chave no conjunto de alavancas, fazendo com que não tenha folgas, mas, se a folga for no eixo da chave, esse reparo fica mais difícil, melhor trocar a chave. Se for apenas limpeza, é só desmontar a chave e executar o serviço.
Fazer manutenção neste conjunto é fácil, desde que tenha noção, porém é muito trabalhoso. Tem que remover o console central, a parte da frente do painel para ter acesso ao conjuto de alavancas e a chave.
Para verificar se o corpo da chave está se movendo ao acionar as alavancas, é só retirar o cinzeiro e olhar para chave de cor branca, que fica do lado esquerdo, e verificar se seu corpo se move, ou então colocar na função que não está funcionando e com a mão dar uma mexida na chave. Se a função entrar, está com folga.
O ideal mesmo é fazer a avaliação com os componentes na mão e visualizando o problema.
Abs,
Carlos Freire
Fazer manutenção neste conjunto é fácil, desde que tenha noção, porém é muito trabalhoso. Tem que remover o console central, a parte da frente do painel para ter acesso ao conjuto de alavancas e a chave.
Para verificar se o corpo da chave está se movendo ao acionar as alavancas, é só retirar o cinzeiro e olhar para chave de cor branca, que fica do lado esquerdo, e verificar se seu corpo se move, ou então colocar na função que não está funcionando e com a mão dar uma mexida na chave. Se a função entrar, está com folga.
O ideal mesmo é fazer a avaliação com os componentes na mão e visualizando o problema.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
Valeu Carlos Freire , apesar de ter feito o procedimento :" retirar o cinzeiro e olhar para chave de cor branca, que fica do lado esquerdo, e verificar se seu corpo se move, ou então colocar na função que não está funcionando e com a mão dar uma mexida na chave",vou tentar desmontar para as devidas verificações que voce indicou.Muito obrigado. :smt023

-
- Membro Class (Nível 5)
Meu carro está com esse problema, de não desligar o ar, aliás, o ventilador do meu nunca desliga, fica sempre na velocidade 1. Então levei pro cara q consertou meu ac aqui em floripa ele me disse q eu teria q trocar aquela peça branca q fica atrás da chave do controle. disse q os novos q ele havia encontrado nao prestavam, q era melhor eu procurar usado em bom estado e trocar.. E o q ele fez no meu pra nao ficar com o compressor ligado direto foi colocar pra mim uma chave separada só pra ligar e desligar o compressor