REFORMA MONZA 83
REFORMA MONZA 83
Este topico está sendo criado para postar fotos de meu monza 83 (Modificado para modelo 89) e sua reforma. Eu pensei em usar a palavra "restauração", mas achei muito forte pois não estou fazendo um trabalho tão detalhista assim.
O Monza foi trocado por um moto Strada que eu tinha. Logo de inicio percebi que havia podres no assoalho e na torre da suspensão direita. Porém, o resto do carro apresenta-se em muito bom estado, inclusive contando com partes da lataria em estado de novas! A parte elétrica estava uma zona e tratarei disse da reforma elétrica que fiz em outro dia.Mecanicamente o câmbio precisa de uma regulagem no trambulador, as lonas de freios foram trocadas bem como o freio de mão foi consertado e os freios sangrados. O radiador foi limpo e aditivo colocado na agua. O motor bate ligeiramente, mas não apresentava nenhum tipo de fumaça ou mesmo fraqueza. Fora isso, precisava das manutenções de praxe. Filtros, óleo, e carburador. O principal problema apresentado foram vazamentos de óleo em praticamente todas as juntas do motor, o que obrigou a uma lavagem completa, revelando o mal estado das juntas e de seu aperto. Solução: Desmonte de cárter e cabeçote.
Após a retirada do cárter foi constatado que ESTAVA SEM JUNTA, tendo sido montado apenas com um tipo de cola de silicone que não dava conta de conter o óleo (A tal cola pode ser vista colada no cárter e tem cor vermelho alaranjada, mais ou menos igual à cor da borracha de um filtro de ar) o cárter, bem como seus pontos de contato coma junta, foi cuidadosamente limpo e remontado com a junta correta e cola correta tendo seus parafusos apertados em cruz para garantir o perfeito assento.
O Cabeçote foi desmontado e está sendo limpo. Estou tentando deixar como de fábrica, mas ANOS de vazamento e falta de troca de óleo nas datas certas cobram seu preço em forma de borra dura e viscosa. O cabeçote está tendo seus dutos polidos manualmente e a cabeça dos pistões, bem como a superficie de assentamento de cabeçote no bloco foram bem limpas de forma a garantir total contato da junta. A correia de comando de válvulas também será substituida por outra nova e a bomba dagua será limpa. Todo o serviço está sendo feito pessoalmente por mim para garantir a qualidade e porque não dizer, o carinho. Mais informações em breve.
O Monza foi trocado por um moto Strada que eu tinha. Logo de inicio percebi que havia podres no assoalho e na torre da suspensão direita. Porém, o resto do carro apresenta-se em muito bom estado, inclusive contando com partes da lataria em estado de novas! A parte elétrica estava uma zona e tratarei disse da reforma elétrica que fiz em outro dia.Mecanicamente o câmbio precisa de uma regulagem no trambulador, as lonas de freios foram trocadas bem como o freio de mão foi consertado e os freios sangrados. O radiador foi limpo e aditivo colocado na agua. O motor bate ligeiramente, mas não apresentava nenhum tipo de fumaça ou mesmo fraqueza. Fora isso, precisava das manutenções de praxe. Filtros, óleo, e carburador. O principal problema apresentado foram vazamentos de óleo em praticamente todas as juntas do motor, o que obrigou a uma lavagem completa, revelando o mal estado das juntas e de seu aperto. Solução: Desmonte de cárter e cabeçote.
Após a retirada do cárter foi constatado que ESTAVA SEM JUNTA, tendo sido montado apenas com um tipo de cola de silicone que não dava conta de conter o óleo (A tal cola pode ser vista colada no cárter e tem cor vermelho alaranjada, mais ou menos igual à cor da borracha de um filtro de ar) o cárter, bem como seus pontos de contato coma junta, foi cuidadosamente limpo e remontado com a junta correta e cola correta tendo seus parafusos apertados em cruz para garantir o perfeito assento.
O Cabeçote foi desmontado e está sendo limpo. Estou tentando deixar como de fábrica, mas ANOS de vazamento e falta de troca de óleo nas datas certas cobram seu preço em forma de borra dura e viscosa. O cabeçote está tendo seus dutos polidos manualmente e a cabeça dos pistões, bem como a superficie de assentamento de cabeçote no bloco foram bem limpas de forma a garantir total contato da junta. A correia de comando de válvulas também será substituida por outra nova e a bomba dagua será limpa. Todo o serviço está sendo feito pessoalmente por mim para garantir a qualidade e porque não dizer, o carinho. Mais informações em breve.
Editado pela última vez por ciberdek em 17 Set 2007, 20:35, em um total de 3 vezes.
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Bem ciberdek se pretende transformar esse monza para um ´´89´´ anote a lista de diferenças do Sedãn SL/E 1983 para o 1989:
Diferenças Externas:
-Grade dianteira
-Farois dianteiros
-Lanternas dianteiras
-Retrovisores
-Maçanetas, pós 85 elas são pretas
-Lanternas traseiras
Diferenças internas:
-Painel de instrumentos ´´SL/E´´
-Miolo do volante com inscrição SL/E
-Encostos de mão e de cabeça traseiro
-Rélogio digital
-Luzes de cortesia dianteiras e traseiras
Diferenças na motorização:
Existem alguns detalhes, não me lembro de cor, mas tá fácil de achar aqui no fórum...
Bem acho que é só isso... O Monza é um carro que alterou muitos detalhezinhos, se esqueci de algum alguem me corrige...
Diferenças Externas:
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- Carlos A. Freire
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Bernardo Gaetani escreveu:Bem ciberdek se pretende transformar esse monza para um ´´89´´ anote a lista de diferenças do Sedãn SL/E 1983 para o 1989:
Diferenças Externas:
-Grade dianteira
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Diferenças internas:
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Diferenças na motorização:
Existem alguns detalhes, não me lembro de cor, mas tá fácil de achar aqui no fórum...
Bem acho que é só isso... O Monza é um carro que alterou muitos detalhezinhos, se esqueci de algum alguem me corrige...
No exterior além do que foi descrito, ainda tem o spoiler dianteiro, a saída de ar na cor do veículo e as lanternas trazeiras com frisos pretos e seta laranja.
No interior além do que foi descrito, as forrações das portas, bancos (85 fase dois em diante, o encosto de cabeça é separado), console, botões dos vidros elétrico e a trava da porta, que no modelo 83 é de pino.
No motor internamente: Pistões, bielas e virabrequim.
Externamente: Coletor de admissão, carburador, caixa do filtro de ar, carenagem da correia dentada e tampa de válvulas (89 é lisa).
Isso é que eu lembro, se alguém lembrar de mais alguma coisa... realmente, são muitos detalhes. Rs!
Abs,
Carlos Freire
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O motorzim pra abrir o porta-malas...aquele que é acionado por um botão que fica no interior do carro, do lado da Cx. de fusiveis
Além do spoiler dianteiro, eu colocaria uns farois de neblina, eles dão um chame ao carro....td bem que o SL/E não tem, mas vale a pena instalar estes farois.
Abraços.
Além do spoiler dianteiro, eu colocaria uns farois de neblina, eles dão um chame ao carro....td bem que o SL/E não tem, mas vale a pena instalar estes farois.
Abraços.
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Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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Não , não... Ele já é transformado (Em parte) para 89. Eu apenas estou colocando-o em ordem de novo.
Obs: As duas ultimas fotos são dos dutos de admissão e escape. Postarei depois como eles ficaram após o polimento.
Obs 2: Não consegui colocar as fotos em meu post orginal. Alguém sabe o que aconteceu?
Agradecimentos ao Dede que postou as fotos corretamente.
Obs: As duas ultimas fotos são dos dutos de admissão e escape. Postarei depois como eles ficaram após o polimento.
Obs 2: Não consegui colocar as fotos em meu post orginal. Alguém sabe o que aconteceu?
Agradecimentos ao Dede que postou as fotos corretamente.
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ciberdek escreveu:Não , não... Ele já é transformado (Em parte) para 89. Eu apenas estou colocando-o em ordem de novo.
Obs: As duas ultimas fotos são dos dutos de admissão e escape. Postarei depois como eles ficaram após o polimento.
Obs 2: Não consegui colocar as fotos em meu post orginal. Alguém sabe o que aconteceu?
Agradecimentos ao Dede que postou as fotos corretamente.
hehehehe precisando tamos as ordens ......
não entendi tambem não apenas copiei do seu e postei ..achei extranho ..
mas vlw ....abraços
™Dedé Hulck ™
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é impressão minha ou ela ta com rodas aro 13 de gol?
se tu colocar uma saro 14 de ferro de astra´pintada de prata ja melhora o visual.
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MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
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Verdade esqueci do spoiler dianteiro e das lanternas com frisos. Porém eu acho que tem Monza mais novo, até monza tubarão com saidas de ar pretas...
A lista de detalhes é grande, ainda mais em um 89 SL/E equipado.
Faça uma reforma mais básica... Mecanica 89, farois, grade, parachoque dianteiro, spoiler dianteiro e lanternas traseiras no exterior e bancos pos 85, forracao das portas pos 85, kit de macanetas interna pos 85, painel do SL/E...
Que ai já convencerá a maioria de que tem um 89, só não convencerá nós ´´chatos´´ que procuramos cada detalhinho eheheheh...
A lista de detalhes é grande, ainda mais em um 89 SL/E equipado.
Faça uma reforma mais básica... Mecanica 89, farois, grade, parachoque dianteiro, spoiler dianteiro e lanternas traseiras no exterior e bancos pos 85, forracao das portas pos 85, kit de macanetas interna pos 85, painel do SL/E...
Que ai já convencerá a maioria de que tem um 89, só não convencerá nós ´´chatos´´ que procuramos cada detalhinho eheheheh...