Como anda (ou deveria andar) um Monza 2.0 carburado?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Como anda (ou deveria andar) um Monza 2.0 carburado?

Mensagem não lida por Henrique »

Pessoal,

Tenho um Monza 2.0 carburado que até acelera rápido, mas depois dos 90 100 km/h ele simplesmente não vai muito além... É estranho, pq ele não engasga, não perde velocidade, não fuma, nem nada, ele até chega a mais km/h, o problema é que ele demora muito... é como se virasse um 1.6 depois de passar de 80km/h. Até 80/90 vai mto bem. Então, gostaria de saber com sinceridade dos que tem o motor original do carro como ele anda, na versão a gasolina. E, dos que entendem tbm na teoria da mecanica, qual pode ser o problema do carro... Será que preciso esticar mais as marchas (não passo de 3.000, 3.500 rpm), será que o motor não está amaciado? O que pode ser?

Muito Obrigado!!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como anda (ou deveria andar) um Monza 2.0 carburado?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Henrique escreveu:Pessoal,

Tenho um Monza 2.0 carburado que até acelera rápido, mas depois dos 90 100 km/h ele simplesmente não vai muito além... É estranho, pq ele não engasga, não perde velocidade, não fuma, nem nada, ele até chega a mais km/h, o problema é que ele demora muito... é como se virasse um 1.6 depois de passar de 80km/h. Até 80/90 vai mto bem. Então, gostaria de saber com sinceridade dos que tem o motor original do carro como ele anda, na versão a gasolina. E, dos que entendem tbm na teoria da mecanica, qual pode ser o problema do carro... Será que preciso esticar mais as marchas (não passo de 3.000, 3.500 rpm), será que o motor não está amaciado? O que pode ser?

Muito Obrigado!!
Cara, muitas pessoas falam que se de vez enquando não se der uma esticada nas marchas e tals...o carro fica "piado" manco...não sei se isso é verdade..por via das duvidas...sempre dou umas "esticadas" no meu :evil:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4222
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

potência máxima

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Henrique, eu não conheço bem o Monza carburado, mas é provável que seu carburador não esteja cem-por-cento.
Na teoria dos carburadores, existe um sistema que é acionado só nos últimos 10% da abertura da borboleta, chamado de enriquecedor, sistema esse que é necessário qdo a borboleta está quase totalmente aberta, pois nessa situação a sucção no venturi do carburador é deficiente, e o sistema preenche essa lacuna, mandando um combustível extra.
"Todos" os carburadores que eu conheço, inclusive de avião, têm um sistema com essa finalidade.
Então, talvez uma visita a uma oficina de limpeza e regulagem de carburadores resolva seu problema.
Alguns carburadores tem um estágio extra para essa função.
Como eu disse lá em cima, estou falando em teoria, talvez alguém aqui do fórum que conheça melhor o Monza carburado possa lhe dar uma dica mais específica a respeito do seu problema.

Abraços 8)
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Talvez seja algum problema com o segundo estágio do carburador...

O meu 1.8 é bem atentado, chegar a 100~130 é um tapa. E o 2.0 imagino que seja melhor ainda, pois tem mais torque.

:wink:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Henrique »

então, valeu pelos comments ai. Hoje peguei estrada pela primeira vez com ele e constatei o que eu ja imaginava. Quando chega em 125km/h o carro simplesmente para de acelerar. a 3500 rpm em quinta marcha, pé no assoalho e nao vai na reta. passei uma p.. vergonha qdo um civic 98 com 5 pessoas dentro abriu pra mim e meu carro.... nada. dai nas descidas eu aproveitei pra dar umas esticadinhas e cheguei a 145km/h, a 4000 rpm. Achei que o carro está um pouquinho mais esperto na cidade depois da viagem, talvez seja só impressão. Mas o que eu queria perguntar é o seguinte: o carro tem 18 mil km originais e só pegou estrada duas vezes na vida. Há a possibilidade do motor não ter sido amaciado? Se sim, dá pra amaciar ainda??? ... então fica ai a minha dúvida. Acredito que o segundo estágio do carbura ta abrindo, pq qdo esquento ele de manha, ele acelera legal e acho que abre o segundo estagio.
valeu
abs
Henrique
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

Olá Herique... me diz a concessionária que vendeu esse monza 0km pra vc que eu quero um tb :lol:

Não sei o que pode estar acontecendo com seu monza, Mas possuo um 2.0 carburado a gasolina e posso dizer que ele anda MUITO... mesmo sendo um motor completamente original.

Vai muito rápido de 0 a 100... quando chega a 90/100km acho que ele abre o segundo estágio do carburador, pois eu sinto uma potencia extra... se continuar pisando ele vai tranquilo e rápido até 180... foi o máximo que ja andei...

Meu motor tem 140 mil km originais... nunca foi feito... e acredito estar bem "macio"... as vezes procuro girar até o torque máximo do motor (aprox. 4600 rpm) só pra deixar o bixinho esperto rsrsrs...

Boa sorte na resolução do seu problema.

Alex
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Beto
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 295
Registrado em: 12 Dez 2006, 15:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Beto »

Henrique escreveu:então, valeu pelos comments ai. Hoje peguei estrada pela primeira vez com ele e constatei o que eu ja imaginava. Quando chega em 125km/h o carro simplesmente para de acelerar. a 3500 rpm em quinta marcha, pé no assoalho e nao vai na reta. passei uma p.. vergonha qdo um civic 98 com 5 pessoas dentro abriu pra mim e meu carro.... nada. dai nas descidas eu aproveitei pra dar umas esticadinhas e cheguei a 145km/h, a 4000 rpm. Achei que o carro está um pouquinho mais esperto na cidade depois da viagem, talvez seja só impressão. Mas o que eu queria perguntar é o seguinte: o carro tem 18 mil km originais e só pegou estrada duas vezes na vida. Há a possibilidade do motor não ter sido amaciado? Se sim, dá pra amaciar ainda??? ... então fica ai a minha dúvida. Acredito que o segundo estágio do carbura ta abrindo, pq qdo esquento ele de manha, ele acelera legal e acho que abre o segundo estagio.
valeu
abs
Henrique
Olá Henrique, o meu tb é carburado, estou com um problema parecido, só q no meu caso só trocando o carburador mesmo... pois está soltando cromos internos, qdo. chega a 100 km/h ele não vai nem a pau... isso tem me desanimado bastante... por ser 2.0 está deixando muito a desejar...
um amigo meu tem um gol 1.0 16v, disse q na subida precisa tirar o pé para me acompanhar... ridículo :smt093

abraço!
Beto S.
=======================
Monza SL/E 86/87
2.0 - Álcool - 2P - Prata Andino
=======================
"Esporte é droga, pratique guitarra..." Frank Zappa
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Henrique escreveu:então, valeu pelos comments ai. Hoje peguei estrada pela primeira vez com ele e constatei o que eu ja imaginava. Quando chega em 125km/h o carro simplesmente para de acelerar. a 3500 rpm em quinta marcha, pé no assoalho e nao vai na reta. passei uma p.. vergonha qdo um civic 98 com 5 pessoas dentro abriu pra mim e meu carro.... nada. dai nas descidas eu aproveitei pra dar umas esticadinhas e cheguei a 145km/h, a 4000 rpm. Achei que o carro está um pouquinho mais esperto na cidade depois da viagem, talvez seja só impressão. Mas o que eu queria perguntar é o seguinte: o carro tem 18 mil km originais e só pegou estrada duas vezes na vida. Há a possibilidade do motor não ter sido amaciado? Se sim, dá pra amaciar ainda??? ... então fica ai a minha dúvida. Acredito que o segundo estágio do carbura ta abrindo, pq qdo esquento ele de manha, ele acelera legal e acho que abre o segundo estagio.
valeu
abs
Henrique

Com certeza uma estradinha de vez em quando vai fazer um bem danado a ele. 18.000kms originais num Monza quadrado?! De onde você desenterrou essa pérola?! Fala sério cara... Pra ter andado tão pouco assim, a pessoa que usava ele no máximo ia até a esquina e voltava 2x por mês. :roll:
É bem provável que o motor dele ainda esteja bem amarrado... Se bem que, a dica do Luiz, de levar o carburador pra fazer uma bela revisão, não é nada mal! Depois disso, leve ele pra pegar a estrada mais vezes. Isso faz um bem danado pro motor.
Eu mesmo tinha uma Caravan que, mesmo com o motor todo arrebentado, ficava uma seda depois que pegava uns 100, 150kms de estradão. :) O carrinho fica bem mais esperto.
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Responder