turbo ou aspro...

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

turbo ou aspro...

Mensagem não lida por Rodrigos »

Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Devo optar por uma preparação TURBO ou ASPIRADA?
Esta é a dúvida mais freqüente entre aqueles que preparam o seu carro pela primeira vez. Para saber qual o caminho a tomar, é bom saber antes, qual a principal diferença entre os dois motores: no motor aspirado, é aquele que através do movimento dos seus pistões, aspira para o interior do cilindros a mistura ar- combustível, já no motor turbinado, esta tarefa é executada pela turbina, ou seja, é ela quem empurra para dentro do motor, sob pressão, a mistura ar-combustível. Cabe lembrar, que um motor aspirado, por mais eficiente que seja, originalmente não consegue através d a aspiração , encher mais do que 70% da capacidade dos deus cilindros, já com o turbo, consegue-se praticamente 100%. Agora sim, já podemos começar a falar sobre os métodos de preparação:

a) O método aspirado, baseia-se em obter maior potência do motor, proporcionando-lhe um maior numero de rotações, ou seja, para o motor render mais é preciso que ele gire mais, e isto é obtido principalmente com a substituição do comando de válvulas original por um esportivo, que faz com que as válvulas permaneçam abertas por mais tempo, proporcionando assim um melhor enchimento dos cilindros. A substituição do comando de válvulas sempre deve ser acompanhado da recalibração do carburador original, ou então a substituição do mesmo, além de uma afinação do motor.
Outros itens bastante abordados na preparação aspirada do motor, são: o retrabalho do cabeçote e a substituição do coletor de escape original por um do tipo 4x1, alem de velas, bobina e filtro de ar esportivo. A principal vantagem deste método, é o baixo custo e a facilidade de preparação em relação ao turbo, quando o incremento de potência desejado é de até 30%. As principais desvantagens ficam por conta da perda de torque em baixas rotações, e a instabilidade da marcha lenta.
b) O método turbinado, como o próprio nome diz, baseia-se em instalar no motor, especificamente no coletor de escapamento, um turbo compressor, equipamento parecido com um caracol duplo, dotado de duas hélices em seu interior, uma em cada caracol, onde, uma é acionada pela passagem dos gases de escapamento e gera um fluxo de ar que movimenta a outra hélice, que por sua vez envia ao motor ar comprimido, ou seja, a partir deste momento, o motor recebe a mistura no interior dos seus cilindros na forma pressurizada e não mais aspirada, em outras palavras, não é mais o motor que puxa o ar para o seu interior, e sim a turbina que o empurra para dentro do mesmo, gerando assim um melhor enchimento dos cilindros, o que proporciona uma explosão mais forte e conseqüentemente mais potência. As principais vantagens do turbo são, a preservação das características originais do motor e o fato de não ter que se esticar as marchas para obter o incremento de potência. Não existem desvantagens ao nosso ver, pela opção deste método, Quando o incremento de potência desejado é da ordem de 50%.
- Aspirados
Apesar da maioria das pessoas pensarem que alterar o motor original causa danos, é justamente quando fazemos algumas pequenas alterações que o motor passa a "durar mais". As fábricas não podem ficar fazendo só carros perfeitos, senão custarão muito caros, fazendo então carros "aceitáveis", que estão dentro dos limites de utilização.
O problema é que este limite é muito baixo.
Note que em alguns veículos, seus motoristas tem de pisar muito para pouco resultado, enquanto que se o carro estivesse acertado, bastaria o peso do pé para obter o mesmo resultado, talvez até tenha economizado combustível, pois precisou acelerar(injetar combustível) menos.
Devemos pensar que um motor é o resultado de um projeto de engenharia mecânica, e sendo assim, existem várias alterações que podem ser feitas com o objetivo de maior rendimento sem comprometer a durabilidade, sempre analisando o impacto destas alterações ao projeto. O que não pode ser feito de forma alguma e sair trocando peças
sem saber o efeito real que causa ao conjunto motor/carro.
Para o trabalho de motor, podemos instalar um kit turbo, kit nitro ou fazer outras modificações além da aspiração.

Confesso que gosto das 2 opções, mas alguma coisa no turbo chama mais minha atenção... :mrgreen:
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Re: turbo ou aspro...

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Discordo sobre preparação aspirada ser mais barata.

Aspirada - Não se mantém mais o motor original (toda a faixa de rotação vai ser alterada), sendo assim, o consumo vai ser maior, pois tu não pode deixar um regime original e um preparado como no turbo. A preparação aspirada de carater fraco, é mais em conta, porém a potência obtida é menor, já para grandes potências, a preparação turbinada se mostra mais barata (R$/CV), porém são características diferentes.
Prós: A potência sobe de forma linear, tendo força desde baixa RPM, sem ter o PULO que o turbo tem, visa mais as curvas e entradas de curvas, o pé embaixo a maior parte do tempo. Ela visa sempre o início de tudo. Para circuitos curtos, trajetos sinuosos, a aspirada é muito mais vantagem. Não necessita alteração de documento (porém deve ser feito pelo incremento de potência)
Contra: Elevado consumo e custo da preparação de nível forte.

Turbo - Tem como característica, empurrar o ar para dentro do motor, aproveitando os gases do escapamento. Pode-se manter dois regimes de funcionamento do motor, tanto nos carburados como com injeção. Até a turbina entrar em ação, o motor continua em seu regime original, mantendo o consumo original do veículo, bom para viagens e dia-dia, e quando a turbina entra, muda-se o motor para o modo "esportivo", aonde é injetado mais combustível por meio de bico-suplementar ou HPi, o ponto é avançado e a potêcia vem de soco. Com esta potência vindo do nada, o carro recebe um extra, o qual impõe muito torque ao motor, tornando assim um veículo complicado de se guiar em dias de chuva. Visa as retas e saídas de curvas.
Prós: Elevada potência, e força em retas. Custo mais baixo para uma preparação forte.
Contra: É obrigatória alteração no documento, não pode-se pisar em curvas, e se mal feito, pode gerar muitas quebras de motor e elevado consumo. Escutamos por ai, carros turbo, com 250cv que fazem 2km/l, o que é sinal de preparação mal feita.

SuperCharger (Blower) -
É os dois combinados. Ele agrega a sobre-alimentação que o turbo impõe ao motor, e a linearidade que a aspirada proporciona. Tem aplicação desde as baixas RPM, tornando assim um carro muito esperto nas curvas e retas. Pode-se controlar o carro como na aspirada, porém poucos fazem este tipo de preparação no brasil. Muitos falam que os V8 tem um "blower" (aquelas três borboletas acima do capo para ter mais potência), mas aquilo nada mais é que a captação de ar para o supercharger. Isto mesmo, todos os V8 que vemos que falam blower, na verdade, são v8 preparados com uma sobre alimentação.
Prós: Elevada potência, lineridade na potência, e bom para trechos mistos, e com muitas curvas.
Contra: Poucos lugares no brasil dispõe desta preparação, o custo é o mesmo de um turbo, perde nas retas para o turbo mas ganha nas curvas e se iguala a um aspirado.

Mas a preparação que eu gostaria de ter, é a mais cara de todas, trazendo um motor da TRD, do circuito de corrida, aspirado, capaz de girar até 11.000RPM, um super motor aspirado o qual é um verdadeiro demônio para as curvas. Colocando 250CV neste motor e 250CV em um turbo, o aspirado pula na frente e vai embora e não tem como o turbo buscar de forma nenhuma devido ao alto giro do aspirado, e nas curvas é sem chanse nenhuma para o turbo.

O tipo de preparação a ser adotada, depende da finalidade do motorista e do modo de dirigir. Aqui em curitiba, todos gostam de pisar em retas e ir rápido, já eu não, gosto de curvas, de controle do carro, por isto aspirada ou blower seria a mais indicada para mim. Tu tem que ter um conjunto bom, não apenas retas. Desta forma, eu com um Palio de 55CV fire, dou coro em APs turbinados, isto mesmo, turbinados com um mero palio, pois nas curvas eles não conseguem manter o rítimo. Na reta eu perco, mas no transito e curvas eu passo e vou embora, sem nenhuma preparação.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)

Marcell 500 EF escreveu:
Turbo - Tem como característica, empurrar o ar para dentro do motor, aproveitando os gases do escapamento. Pode-se manter dois regimes de funcionamento do motor, tanto nos carburados como com injeção. Até a turbina entrar em ação, o motor continua em seu regime original, mantendo o consumo original do veículo, bom para viagens e dia-dia, e quando a turbina entra, muda-se o motor para o modo "esportivo", aonde é injetado mais combustível por meio de bico-suplementar ou HPi, o ponto é avançado e a potêcia vem de soco. Com esta potência vindo do nada, o carro recebe um extra, o qual impõe muito torque ao motor, tornando assim um veículo complicado de se guiar em dias de chuva. Visa as retas e saídas

Custo mais baixo para uma preparação forte.
claro que se for dar uma "ajeitadinha" no motor para andar na boa na rua, o turbo sai bem mais em conta, mas para fazer um motor turbo forte que aguente o tranco envolve muito $$$,com certeza mais que aspirar, fui ver isso com os mecanicos aqui da cidade que participam dos campeonatos de arrancadas, e lembrando que "aspirar" ( preparar o motor, pios aspirado todo carro já é ) existe um certo nivel, vc não vai conseguir colocar 1000 hp ( ex.: motores de competição) somente aspirando "preparando", como dito antes, o aspro tem a vantagem de não persizar "encher" mas o ganho de potencia é em torno de 20% menor que um turbo. e como dito no meu post acima, o motor aspirado enche em torno de 70% da camara de combustão, já o turbo proporcona o enchimento de 100% da camara, tbm exitem modelos de turbina que trabalham des de baixa. elas não terem valvula de alivio, trabalham direto, geralmente em camionetes diesel, a unica coisa q se escuta eh aquele assovio da turbina. se eu achar o video desse tipo de turbina noyoutube eu posto o link depois, é simplesmente pavoroso.
Mas uma coisa vc tenq concordar, tanto em turbinar e aspirar tem vantagens e desvantagens, oq um tem em vantagens o outro tem em desvantagens e vice versa, e mesmo q um seja mais custoso q o outro o o outro mais que o um, oq importa é q ande.... :smt005
Editado pela última vez por Rodrigos em 11 Nov 2008, 10:11, em um total de 1 vez.
Rodrigo Sibem
ImagemImagem
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Pra mim, turbo com menos de R$3.500,00 não existe. E aspirada, tu começa aos poucos, até com R$500,00 tu ja da uma preparada no motor. Aspirada tu pode fazer por fases, já o turbo não.

Aspirada tem as suas limitações é claro, mas turbo também tem. Estamos falando de motores originais e não com produtos forjados.

O custo por CV como falei, com o turbo fica mais em conta, e economico, mas é para outra finalidade. Mesmo que o turbo entre antes, tu não vai conseguir jogar o turbo desde a arrancada do carro. O fluxo de gases no escapamento não é tão alto ainda. Se for usar uma pressão baixa, tudo bem, mas quanto mais pressão, mais alta ela vai entrar, isso se dá pela mera lógica, daonde ela vai tirar ar para girar com baixa RPM? Quanto maior a turbina, mais ar, por isso de mais tarde ela entrar em funcionamento. Se falarmos de 0,3 é uma coisa, agora de 0,8, 1,5 é bem diferente.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF escreveu:Aqui em curitiba, todos gostam de pisar em retas e ir rápido, já eu não, gosto de curvas, de controle do carro, por isto aspirada ou blower seria a mais indicada para mim...
Marcell, se você gosta de curva e controle, penso que está com o carro errado, pois acho o Monza bem fraco nesse sentido. Já andou num Citroën ZX Dakar? No dia em que você andar, vai querer colocar fogo no Monza hehehehe
Editado pela última vez por TheRipper em 11 Nov 2008, 10:39, em um total de 1 vez.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)

como eu disse, cada um tem suas particularidades, para fazer qualquer motor forte, tanto aspro como turbo, envolve bastante $$$, sim o aspro tem a vantagem de ser feito por partes, mas turbo ou aspro, os 2 bem preparados são otimos, não tem como dizer q um é extrememente superior que o outro, cada qual tem suas particularidades pois onde um perde o outro ganha, e ao contrario tbm.
mas entre os 2 eu prefiro o turbo, não tem aver com dar pau em tudo que é carro, não quero um carro de corrida, de q adiantaria eu ter um carro, aspirado ou turbo q atinjisse uma velocidade de 300 km/h, nunca poderia colocar essa velocidade mesmo, mas que seria bom ter um carro q atinjisse essa velocidade, mesmo sem precisar colocar seria bom :smt005 , eu quero um carro que seja como eu goste, eu simplesmente me encanto com aquele caracolzinho do lado do motor e canos pra k e mangueiras p lah, sei lah, dah um ar dem esportivo no motor, não soh pela potencia, mas pela estetica, por isso prefiro turbo.
Rodrigo Sibem
ImagemImagem
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)

TheRipper escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:Aqui em curitiba, todos gostam de pisar em retas e ir rápido, já eu não, gosto de curvas, de controle do carro, por isto aspirada ou blower seria a mais indicada para mim...
Marcell, se você gosta de curva e controle, acho que está com o carro errado, porque acho o Monza bem fraco nesse sentido. Já andou num Citroën ZX Dakar? No dia em que você andar, vai querer colocar fogo no Monza hehehehe
sim, mas a suspenção pode ser trabalhada, não adianta trabalhar no motor do carro e dar potencia a ele e não rtabalhar a suspenção para poder segurar o carro na mão.

Meu pensamento é o seguinte para o meu projeto
1ª passo: embreagem, jã que a minha quebrou semana passada, já vou colocar uma emb. para aguentar a preparação do motor
2º passo: restauração, lataria e pintura
3º passo: estofamento, arrumar o estofamento onde esta rasgado
4º passo: motor, preparação
5º passo: caixa de marchas (vou ver oq posso fazer nela não adianta preparar o motor e deixar a caixa original)
6º passo: suspenção, trabalhar num bom sistema de suspenção para uma boa estabilidade do carro.

não tenho ideia de custos, mas gastarei oq tiver que gastar.. :smt023
velozes e furiosos :smt005
Editado pela última vez por Rodrigos em 11 Nov 2008, 10:45, em um total de 1 vez.
Rodrigo Sibem
ImagemImagem
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

TheRipper escreveu:
Marcell, se você gosta de curva e controle, acho que está com o carro errado, porque acho o Monza bem fraco nesse sentido. Já andou num Citroën ZX Dakar? No dia em que você andar, vai querer colocar fogo no Monza hehehehe
Hahahah, se lembra daquela nossa conversa sobre o monza e o focos que eu tava de igual pra igual com o focos mesmo com a diferença de suspensão dos dois carros?? Meu objetivo com o monza não é correr e sim usar no dia-dia, por isto não preparei o motor e nem o carro.
omo eu disse, cada um tem suas particularidades, para fazer qualquer motor forte, tanto aspro como turbo, envolve bastante $$$, sim o aspro tem a vantagem de ser feito por partes, mas turbo ou aspro, os 2 bem preparados são otimos, não tem como dizer q um é extrememente superior que o outro, cada qual tem suas particularidades pois onde um perde o outro ganha, e ao contrario tbm.
mas entre os 2 eu prefiro o turbo, não tem aver com dar pau em tudo que é carro, não quero um carro de corrida, de q adiantaria eu ter um carro, aspirado ou turbo q atinjisse uma velocidade de 300 km/h, nunca poderia colocar essa velocidade mesmo, mas que seria bom ter um carro q atinjisse essa velocidade, mesmo sem precisar colocar seria bom :smt005 , eu quero um carro que seja como eu goste, eu simplesmente me encanto com aquele caracolzinho do lado do motor e canos pra k e mangueiras p lah, sei lah, dah um ar dem esportivo no motor, não soh pela potencia, mas pela estetica, por isso prefiro turbo.
Novamente, tu diz que o turbo da pau em tudo quanto é carro, tem sim como dizer que é um extremamente superior ao outro.

Curva, o turbo é muito inferior ao aspirado, e reta o turbo é superior, até certo ponto podem ser iguais mas depois não. Turbo não tem como acompanhar em curvas e se estiver molhado ainda mais complicado de acompanhar pelo "tranco" e facilidade de se perder controle. Na curva, o giro alto é fator determinante para alta velocidade, e o turbo não se consegue manter o giro alto na curva, sendo assim, ele vai perder na entrada e logo na saída da curva e durante a curva é claro, mas quando ele pisar fundo novamente vai recuperar o tempo perdido na reta.

Existe um vídeo, de um carro turbo com 350CV, em um circuito, e um NA (aspirado) de meros 180CV, e a pista tinha uma reta bem interessante, mas na parte mista, a história era outra, só me lembro que o aspirado deu uma verdadeira aula e abriu muita vantagem sobre o turbo, mesmo sendo muito mais lento nas retas, ele fazia muitas curvas com o pé embaixo sem freiar, enquanto o turbo além de freiar, não podia acelear.

Não defendo aspirado, mas como falei, depende do contexto. Coloque em uma pista oval, o aspirado vai ficar pra trás sem nem pestanejar.
sim, mas a suspenção pode ser trabalhada, quando eu fizer o monzão, a suspenção vai ser um dos itesn a serem feitos, para dar estabilidade ao carro.
Por mais que tu prepare a suspensão do monza, não fica igual. Devemos ser realistas pois o focos por exemplo tem suspensão independente e o monza não. Mesmo que rebaixe e tudo mais, não vai ser no mesmo nível que a do focos. Assim como a do focos não chega nem perto do Civic EG6 por exemplo, por ser independente e as rodas traseiras virarem até 3° durante as curvas.
Responder