ESTALOS NO MOTOR
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
ESTALOS NO MOTOR
bom dia amigos, tenho um probleminha, meu carro o motor da excelente, todos os mecanicos falam isso, pois tem uma coisa q ta me deixando intrigado, de um tenmpo pra ca tenho reparado que quando estou em rotação baixa e marcha alta q força um pouco mais o motor pra ganhar giro, escuto uns estalos no motor tipo TA TA TA TA, num eh muito alto, num eh nada parecido com batendo valvula ou qualquer outra coisa, pensei q poderia ser corrente dentada. penso q não seja outra coisa, pois com o carro desengatado, pode-se acelerar tudo q num ha nem um ruido.. o que vcs acham?
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Re: ESTALOS NO MOTOR
Se fosse correia, aconteceria mesmo com o carro desengrenado já que ela gira com o motor ligado. Este estalo, pode ser baixo nível de óleo na caixa, pode ser alguma coisa vibrando no motor (motor não bem fixado nos coxins ou na própria caixa).
-
- Membro SL (Nível 1)
mas isso acontece geralmente quando força o motor??
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
ROLAMENTOS da correia dentada entao
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Pelo sisntoma descrito, entendo que seja detonação ("batendo pino") ou pré-ignição. Se confirmado, deve ser solucionado logo o problema, para evitar que danifique seriamente o motor. As causas podem ser:
Detonação - Excesso de temperatura nos cilindros, mistura ar/combustível muito pobre, avanço do ponto inicial muito adiantado, combustível de má qualidade, acúmulo de depósitos na cabeça do pistão, rebaixamento excessivo do cabeçote, ponto da correia dentada (sincronismo do motor).
Pré-Ignição - Velas de aplicação incorreta para o motor, problemas no sistema de arrefecimento, depósito de carbono em temperatura muito alta (quase incandescentes), ocasionando pontos quentes, detonação ou as causas que levam a ela.
Abs,
Carlos Freire
Detonação - Excesso de temperatura nos cilindros, mistura ar/combustível muito pobre, avanço do ponto inicial muito adiantado, combustível de má qualidade, acúmulo de depósitos na cabeça do pistão, rebaixamento excessivo do cabeçote, ponto da correia dentada (sincronismo do motor).
Pré-Ignição - Velas de aplicação incorreta para o motor, problemas no sistema de arrefecimento, depósito de carbono em temperatura muito alta (quase incandescentes), ocasionando pontos quentes, detonação ou as causas que levam a ela.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Sim, quanto mais forçar o motor, quanto maior a marcha em menor rotação, mais vibração vai causar. Mas isso se for este o caso é claro.molcajurumonza escreveu:mas isso acontece geralmente quando força o motor??
-
- Membro SL/E (Nível 3)
E ae galera, blz? Faz um bom tempo que eu não entro no forum, to trabalhando e estudando e não ta sobrando tempo. o sintoma que o nosso amigo descreveu está ocorrendo comigo também. há duas semanas estava subindo uma serra, de quarta marcha, a uns 2500rpm, com carga alta, e comecei a ouvir aqueles grilinhos de detonação. parecia que tinha uma pedrinha rolando dentro do cabeçote. uma semana depois, dei uma esticada de segunda e quando passei os 4500rpm, o motor perdeu potência e morreu. parei o carro, testei os cilindros e verifiquei que não havia combustão nos dois cilindros da esquerda. levei ao mecânico, abrimos o cabeçote e verificamos que a junta tinha queimado e havia um desgaste que permitia a passagem de compressão entre os dois cilindros citados. o cabeçote precisou ser retificado e hoje eu peguei o carro para fazer uns testes. Em locais planos, o desempenho em baixa rotação está bom, porém depois de 4000rpm o motor fica amarrado e áspero. Resolvi então subir a mesma serra que tinha subido antes da quebra, e verifiquei que a detonação ainda está presente. Verifiquei também que o desempenho nessas condições, com rotação baixa e carga alta, está muito prejudicado. O motor está em ótimas condições no que diz respeito à cilindros, anéis, bronzinas... O cabeçote foi feito esta semana. Aproveito a pergunta do nosso amigo monzeiro para complementar algumas dúvidas minhas:
_O meu monza é a álcool, e pelo que eu sei, no caso do álcool combustível, que se trata de um único hidrocarboneto hidratado, diferente da gasolina, a única forma de ''batizá-lo'' é adicionando água, o que não causaria detonação. Estou certo quanto a isso?
_O que poderia estar causando essa ''grilagem'' em baixa rpm e carga alta? Acredito que a única possibilidade seria mistura pobre, mas o carburador foi regulado quando da montagem do cabeçote.
_Será que com isso meu cabeçote pode ''ferrar'' de novo?
Galera, me desculpem pela ausência´no forum nos últimos meses, e se possível, me ajudem, pois não estou encontrando uma forma de resgatar a velha suavidade do motorzão 2.0.
Valeu!!!
_O meu monza é a álcool, e pelo que eu sei, no caso do álcool combustível, que se trata de um único hidrocarboneto hidratado, diferente da gasolina, a única forma de ''batizá-lo'' é adicionando água, o que não causaria detonação. Estou certo quanto a isso?
_O que poderia estar causando essa ''grilagem'' em baixa rpm e carga alta? Acredito que a única possibilidade seria mistura pobre, mas o carburador foi regulado quando da montagem do cabeçote.
_Será que com isso meu cabeçote pode ''ferrar'' de novo?
Galera, me desculpem pela ausência´no forum nos últimos meses, e se possível, me ajudem, pois não estou encontrando uma forma de resgatar a velha suavidade do motorzão 2.0.
Valeu!!!
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
BR Monza,
as causas são:
Com o tempo e o carro estando com sintoma de detonação, pode provocar um tipo de erosão na cabeça do pistão. Já no caso de pré-ignição, pode até mesmo furar a cabeça do pistão.
Abs,
Carlos Freire
as causas são:
Com o tempo e o carro estando com sintoma de detonação, pode provocar um tipo de erosão na cabeça do pistão. Já no caso de pré-ignição, pode até mesmo furar a cabeça do pistão.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP