Manutenção/higienização A/C Monza 89
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Manutenção/higienização A/C Monza 89
E aí monzeiros!?
Quem têm Monza do mesmo modelo (89 ou anterior) com Ar Condicionado, enfrenta problemas para conseguir mão de obra para realizar manutenção?
Meu A/C está apreentando alguns problemas (cheiro ruim no sistema, ventilação fraca, desembaçador dianteiro não funciona) e não encontro ninguém que conserte aqui em Porto Alegre.
Quem têm Monza do mesmo modelo (89 ou anterior) com Ar Condicionado, enfrenta problemas para conseguir mão de obra para realizar manutenção?
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Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!
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Re: Manutenção/higienização A/C Monza 89
Pelo que eu saiba, a manutenção é a mesma dos modelos mais novos, sei que o gás refrigerante muda, o usado no seu monza é o r12, já o usado nos monzas de 95 pra cima é o r134A(ecologico). Vc pode estar tendo dificuldade de encontrar o R12, parece que não ta mais vindo esse gás, pq tem CFC que atacam a camada de ozonio. Aqui em Fortaleza, o pessoal ta fazendo uma "conversão" os carros que usam o r12, tão passado a usar o r134...mas pra isso são feitas algumas adaptações no sistema.Alex escreveu:E aí monzeiros!?
Quem têm Monza do mesmo modelo (89 ou anterior) com Ar Condicionado, enfrenta problemas para conseguir mão de obra para realizar manutenção?
Meu A/C está apreentando alguns problemas (cheiro ruim no sistema, ventilação fraca, desembaçador dianteiro não funciona) e não encontro ninguém que conserte aqui em Porto Alegre.
Alex, por esses defeitos que vc falou; ventilação fraca e mal chiero...parece ser sujeira na serpentinha(evaporador)....manda da uma conferida. Mas no geral, ele ta gelando bem?
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Obrigado, Diego! Ele tá gelando sim! Só que o ar sai muito fraquinho... além do cheiro ruim! Não dá para usar!
Esse evaporador fica atrás do painel, não? Retirando o painel é fácil de verificar? Assim já posso aproveitar e olhar as chaves de controle do ar se não estão com problemas, abrindo parcialmente as passagens...
Esse evaporador fica atrás do painel, não? Retirando o painel é fácil de verificar? Assim já posso aproveitar e olhar as chaves de controle do ar se não estão com problemas, abrindo parcialmente as passagens...
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Isso alex, o evaporado fica atras do painel...ali prox do piso. O vento produzido pelo ventilador interno do carro, passa pelo evaporador, se ele estiver sujo, vai dificultar a passagem do vendo...e o mal cheiro deve ser proviniente da sujeira. Vou te adiantando, não é um serviço que possa ser feito em casa, pois vc vai ter que tirar o evaporador e consequentemente perder td o gas. Já que vc vai fazer a manutenção no ar...aproveita e troca o filtro do ar, aquele prateado que fica la no motor, não é mt barato, mas é bom vc trocar ele tbm.Alex escreveu:Obrigado, Diego! Ele tá gelando sim! Só que o ar sai muito fraquinho... além do cheiro ruim! Não dá para usar!
Esse evaporador fica atrás do painel, não? Retirando o painel é fácil de verificar? Assim já posso aproveitar e olhar as chaves de controle do ar se não estão com problemas, abrindo parcialmente as passagens...
Quanto a chave do ar, é um problema cronico nos monzas, a minha quebrou e num funcionava mais nem uma posição, fui obrigado a trocar. Uma nova tava custanto 295 reais, recorri aos desmanches, e , para minha sorte tinha um monza 95 so me esperando lá...paguei 50tinha na chave do AR que ta zerada...ai eu mesmo fiz a troca da chave. Ficou 100% o ar ate parece que ta gelando mais
Outra coisa que influencia na potencia do ar interno, é aquela comporta que fica no compartimento do motor, do lado direito(passageiro) prox ao parabrisa....coberto por uma capa preta, ali controla a entrada do ar externo ou não, com o tempo ela não fecha mais, vc pode fechar comporta manualmente e veda-la com silicone, além de aumentar a potencia do vento, o ar fica mais gelado, pois fica re-circulando no sistema.
Abração
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agora uma duvida pq todo monza com a/c nao vem com ventilacao forcada? so adaptando como eu?
era alianca da gm com a petrobras para vc so cair no consumo do a/c?????
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Bernardo Gaetani escreveu:agora uma duvida pq todo monza com a/c nao vem com ventilacao forcada? so adaptando como eu?
era alianca da gm com a petrobras para vc so cair no consumo do a/c?????
Como assim, cara?
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Ventilação forçada.
Oi Gaetano.
Explica melhor o que vc quis dizer com 'monza com ac não tem ventilação forçada'.
O monza tem ventilação forçada com 4 velocidades, e vc pode ainda direcionar esse ar. Vc pode aquecer esse ar, mandar ar quente para os pés e ar gelado para as saídas do painel, enfim, pode quase tudo. Infelizmente só não pode controlar a temperatura da saída do ar condicionado, embora algumas fontes dizem que vc pode ligar o ar quente mesmo com ar condicionado ligado, para dosar a temperatura. Acho isso um desperdício, mas é o que dizem que fazem os carros modernos, com controle digital de temperatura do ar condicionado.
Qdo comprei meu atual monza 94, notei que não ventilava. Abri o capô, tirei aquela cobertura plástica que cobre a entrada de ar da ventilação e verifiquei que a borboleta que só deveria fechar qdo vc comanda ar condicionado máximo, estava fechada, vedada com massa de calafate e ainda invertida, de modo a não abrir nem com reza brava.
Refiz a 'cagada' e tudo voltou a funcionar perfeitamente, como era no meu outro monza 94/95
Uma maneira de se descobrir se a ventilação do Monza está funcionando legal é trancar o carro todo (vidros e portas), ligar a ventilação na máxima e sair do carro.
- colocar a mao naquela saída de ar traseira. Deverá estar saindo ar.
- Liga-se o ar condicionado na posição baixa. Deverá continuar saindo ar.
- Liga-se o ar na posição alta. Deverá parar de sair ar lá atrás.
Se estiver saindo ar com o ar condicionado em alta ou não estiver saindo ar com ele em baixa ou ventilação, alguma coisa está impedindo a borboleta da entrada de ar de abrir e fechar.
Abraços
Explica melhor o que vc quis dizer com 'monza com ac não tem ventilação forçada'.
O monza tem ventilação forçada com 4 velocidades, e vc pode ainda direcionar esse ar. Vc pode aquecer esse ar, mandar ar quente para os pés e ar gelado para as saídas do painel, enfim, pode quase tudo. Infelizmente só não pode controlar a temperatura da saída do ar condicionado, embora algumas fontes dizem que vc pode ligar o ar quente mesmo com ar condicionado ligado, para dosar a temperatura. Acho isso um desperdício, mas é o que dizem que fazem os carros modernos, com controle digital de temperatura do ar condicionado.
Qdo comprei meu atual monza 94, notei que não ventilava. Abri o capô, tirei aquela cobertura plástica que cobre a entrada de ar da ventilação e verifiquei que a borboleta que só deveria fechar qdo vc comanda ar condicionado máximo, estava fechada, vedada com massa de calafate e ainda invertida, de modo a não abrir nem com reza brava.
Refiz a 'cagada' e tudo voltou a funcionar perfeitamente, como era no meu outro monza 94/95
Uma maneira de se descobrir se a ventilação do Monza está funcionando legal é trancar o carro todo (vidros e portas), ligar a ventilação na máxima e sair do carro.
- colocar a mao naquela saída de ar traseira. Deverá estar saindo ar.
- Liga-se o ar condicionado na posição baixa. Deverá continuar saindo ar.
- Liga-se o ar na posição alta. Deverá parar de sair ar lá atrás.
Se estiver saindo ar com o ar condicionado em alta ou não estiver saindo ar com ele em baixa ou ventilação, alguma coisa está impedindo a borboleta da entrada de ar de abrir e fechar.
Abraços
- Luiz Carlos (Rio)
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Borboleta da entrada de ar
Completando...
Se a tal borboleta não estiver fechando legal, o carro perde o ar condicionado máximo.
Uma simples mangueirinha desconectada ou furada pode causar essa pane.
Abraços
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