FERVENDO DE NOVO

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos Durra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 26 Jan 2008, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por Carlos Durra »

AMIGOS MONZEIROS...ajudai-me!!!!

Meu carro está com o seguinte problema: quando estou no trânsito e o clima está quente a luz da temperatura da agua começa a acender (sendo que o marcador de temperatura do painel mal sai do azul, não me indicando que a temperatura está aumentando). Nesse meio tempo a ventoinha está armada, funcionando a "pleno" vapor.Não há vazamento de água em nenhum lugar pois o nível de água permanece o mesmo (verificado depois do carro ficar frio). Já troquei o cebolão, a tampa do sistema de arrefecimento e fiz a limpeza no sistema. Será que o radiador já perdeu a sua "vida útil"? O que será que acontece? Meu carro é 88 com ar condicionado.
DURRA.

EX-MONZA CLASSIC SE 88 COMPLETO
EX-MONZA SL/E 89 COMPLETO
A PROCURA DE UM AUTOMÁTICO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por José Leal »

Carlos, já aconteceu isso comigo (ponteiro no azul e luz da temperatura acendendo). Era problema no painel. O ponteiro estava emperrado, e para avisar da "anomalia", acendia a luz. Era só dar uma pancadinha no painel, que o ponteiro marcava certo e a luz apagava.

Faça o seguinte teste: quando acontecer o problema, com uma cheve de fenda, faça contato com o fio do sensor do painel (um único fio que fica abaixo do distribuidor, no cabeçote) no motor. O ponteiro vai até o vermelho. Depois retire a chave e veja se o ponteiro está marcando próximo do meio.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Carlos Durra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 26 Jan 2008, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por Carlos Durra »

José Leal escreveu:Carlos, já aconteceu isso comigo (ponteiro no azul e luz da temperatura acendendo). Era problema no painel. O ponteiro estava emperrado, e para avisar da "anomalia", acendia a luz. Era só dar uma pancadinha no painel, que o ponteiro marcava certo e a luz apagava.

Faça o seguinte teste: quando acontecer o problema, com uma cheve de fenda, faça contato com o fio do sensor do painel (um único fio que fica abaixo do distribuidor, no cabeçote) no motor. O ponteiro vai até o vermelho. Depois retire a chave e veja se o ponteiro está marcando próximo do meio.

Até mais.
Eu já fiz isso, e nada, continua o problema.....
DURRA.

EX-MONZA CLASSIC SE 88 COMPLETO
EX-MONZA SL/E 89 COMPLETO
A PROCURA DE UM AUTOMÁTICO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por José Leal »

Então vai ver que é problema no relé mesmo. Por algum motivo ele danificou-se, assim fica acendendo a luz, sem estar fervendo.

Veja em um auto-elétrico de confiança, a troca desse relé e em hipótese alguma deixe o reparador retirar a lâmpada da alta temperatura (certa vez fui em um camarada e ele sugeriu que eu fizesse isso :smt011 :smt021 )

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Carlos Durra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 26 Jan 2008, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por Carlos Durra »

José Leal escreveu:Então vai ver que é problema no relé mesmo. Por algum motivo ele danificou-se, assim fica acendendo a luz, sem estar fervendo.

Veja em um auto-elétrico de confiança, a troca desse relé e em hipótese alguma deixe o reparador retirar a lâmpada da alta temperatura (certa vez fui em um camarada e ele sugeriu que eu fizesse isso :smt011 :smt021 )

Até mais.
Esse relê fica em que lugar?! No painel mesmo?
DURRA.

EX-MONZA CLASSIC SE 88 COMPLETO
EX-MONZA SL/E 89 COMPLETO
A PROCURA DE UM AUTOMÁTICO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por José Leal »

Carlos, no seu carro, ele fica no cofre do motor, acho que próximo a torre do amortecedor esquerdo.

Pesquise aqui no fórum, que o Carlos Freire descreve perfeitamente onde ele está.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Durra e José Leal.
Tanto no 88 como no 93 o relé de aviso de alta temperatura da água do motor fica atrás da caixa de fusíveis
No 88 (87 a 90) o relé é o 52282197
No 93 (91 a 96) o relé é o 52267685 ou 52257046 em Monzas desses anos com caixa de marcha alongada e ar condicionado.


Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: FERVENDO DE NOVO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Carlos Durra e José Leal.
Tanto no 88 como no 93 o relé de aviso de alta temperatura da água do motor fica atrás da caixa de fusíveis
No 88 (87 a 90) o relé é o 52282197
No 93 (91 a 96) o relé é o 52267685 ou 52257046 em Monzas desses anos com caixa de marcha alongada e ar condicionado.


Abraços
Luiz Carlos,

você deve ter se enganado. No Monza de 87 a 89 (90 não tenho certeza) o relê de aviso de alta temperatura do motor e pré aquecimento do coletor de admissão( veículos movidos a álcool) fica no compartimento do motor, na parede corta fogo, atrás da reservatório de água para o pára-brisas. Nos demais modelos ficam atrás caixa de fusíveis como indicado. Junto a esse relê no Monza de 87 a 89, tem um fusível de 30A (verde).
As vezes o catálogo, esquema elétrico contém erros. No seu caso, pode ter acontecido isso. Já passei por grandes dificuldades por erros em manuais ou esquemas elétrico em minha profissão. Quando se é autorizado de uma marca, depois de algum tempo se recebe um boletim técnico ou informação técnica sobre o erro e sua correção, mas, quem não tem acesso a essas informações... sofre.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder