cebolão

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
mouraoense
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Set 2008, 21:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

cebolão

Mensagem não lida por mouraoense »

pessoal meu monza não ta ligando a ventoinha, e eu ja fiz praticamente de tudo testei a ventoinha , troquei cebolão, fusivel, e agora eu to com uma duvida:
o cebolão tem duas saidas no caso são plugados dois fios , como esses fios funcionam ? são positivo ou negativo?
eu imaginei o seguinte um dos fios é positivo e o outro liga o cebolão a ventoinha do carro ai qdo o caro esquenta é acionada a ventoinha atraves do cebolão estou certo???

edson
Imagem
classic 92, vinho, painel digital
original a gasolina, rodando no alcool
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: cebolão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mouraoense escreveu:pessoal meu monza não ta ligando a ventoinha, e eu ja fiz praticamente de tudo testei a ventoinha , troquei cebolão, fusivel, e agora eu to com uma duvida:
o cebolão tem duas saidas no caso são plugados dois fios , como esses fios funcionam ? são positivo ou negativo?
eu imaginei o seguinte um dos fios é positivo e o outro liga o cebolão a ventoinha do carro ai qdo o caro esquenta é acionada a ventoinha atraves do cebolão estou certo???

edson
O cebolão do ventilador do radiador é um interruptor térmico. Quando frio está aberto, quando a temperatura chega ao valor de acionamento do componente, ele fecha e abre novamente na temperatura de desarme.
Olhando no esquema elétrico do manual de reparações do Monza 90 disponibilizado gratuitamente aqui neste fórum, o interruptor térmico do ventilador do radiador faz terra do relê do ventilador ou relê da 2ª velocidade do radiador em veículos com ar-condicionado de fábrica. O relê no esquema tem posição "K18", recebe tensão em um dos terminais da bobina do relê e, no outro terminal é conectado no cebolão que tem posição de esquema S18 ou S-47 que por sua vez aterra o terminal do relê, quando atinge a temperatura, o relê atraca pelos seus terminais de chave e, envia tensão para o motor do ventilador do radiador girar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder