O retrovisor com regulagem eletrônica é uma peça delicada e necessita manutenção de tempos em tempos, visando remover as sujeiras que se acumulam e também impedir a oxidação de componentes. Este tipo de retrovisor é item de série em modelos mais completos de Monza, como os Classic, 500EF, GLS, entre outros.
Apresento um tutorial passo-a-passo de como remover o retrovisor e chegar até os componentes internos para efetuar uma limpeza.
1. Primeiramente, você deve deslocar o retrovisor puxando-o para frente ou para trás. Ele é fixado sob pressão, por duas presilhas de aço. Puxe-os com cuidado para evitar que alguma peça se quebre. Abaixo está destacada a presilha de aço na parte inferior. Depois de solto, puxe cuidadosamente o retrovisor para baixo, soltando a haste de metal que o prende à base.

2. Você deve utilizar uma faquinha para cortar a fita dupla-face que fixa o espelho na base plástica. Va puxando o espelho e cortando por baixo, com cuidado, conforme indica a foto a seguir. Trate de conseguir mais um pedaço de fita dupla face para fixa-lo novamente depois.

3. Após removido o espelho, você tem acesso ao motor de controle. Ele é fixado por 4 parafusos ao fundo. Na foto abaixo, os dois parafusos do lado direito já foram removidos, restando os dois do lado esquerdo.

4. Depois de soltar todos parafusos, puxe todo "miolo" com jeito, para solta-lo da carcaça do retrovisor. Cuidado para não perder uma mola que tem ao fundo, abaixo do motor. Preste atenção para saber montar tudo novamente depois.

5. Na base do retrovisor que ainda está presa no carro, solte os parafusos philips que ficam dentro dos orifícios, um acima e um abaixo.

6. Após removida esta última peça, você tem acesso completo à base do retrovisor.

7. Se você estiver fazendo somente uma limpeza, e tudo estiver funcionando perfeitamente, o seu trabalho encerra-se aqui... basta fazer a limpeza completa nos componentes e montar tudo novamente. Nas fotos você pode notar a grande quantidade de sujeira que se acumula com o tempo, e também algumas partes metálicas oxidadas que necessitam uma manutenção para evitar que se estraguem de vez.
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Manutenção no motor elétrico de regulagem do retrovisor externo:
Se o seu motor de regulagem não estiver funcionando, é necessário remove-lo para realizar testes ou até mesmo manutenção do mesmo. Se não tiver o conhecimento de eletrônica necessário, encontre o profissional adequado para fasê-lo.
Para remover o motor, corte os fios próximos ao chicote, deixando um pedaço para solda-los novamente depois. Preferi cortar os fios nesta etapa para evitar retirar o chicote por completo, necessitando abrir o forro interno da porta. A ordem de conexão dos fios está escrita (em inglês) na peça plástica que prende o motor, cuidado para não conectar de forma errada:
Brown = marrom
Blue = Azul
White = Branco
Black = Preto.

Depois de removido o motor, basta efetuar a manutenção e conecta-lo novamente.
Verifique também (utilizando um multímetro) se o botão e o chicote estão funcionando. Talvez o problema não seja no motor.
Espero que seja útil! Boa sorte e boa diversão!!
Um abraço!
Alex.