Câmbio macabro !

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
jjunior

Câmbio macabro !

Mensagem não lida por jjunior »

Caros amigos,

estou com alguns problemas com o câmbio e gostaria da opinião de vcs. Por muitas vezes qndo liguei o carro tive dificuldades em engatar a ré ( chegando até a engatar a 1ª ), arranha muito, chego a sentir as engrenagens comendo, dói na alma. Só entra se for forçando ou se puser em ponto morto novamente e ficar mexendo com a alavanca. Ocorre tb as vezes no trânsito, parece que perdeu o ponto de engate, fica um bocado duro e trabalhoso engatar a marcha pra sair e me custa muita paciência ter que aturar a buzina alheia ...
O mecânico disse que não era o trambulador e há pouco tempo troquei o cabo de embreagem, pois a situação estava bem pior. Não sei se pode estar acontecendo a falta de sincronismo para engatar as marchas devido a embreagem gasta, temo por troca o kit completo e o problema persistir. Talvez eu tenha dois problemas diferentes...
Alguém aí tem alguma sugestão?

Abç
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Câmbio macabro !

Mensagem não lida por Diego Paiva »

jjunior escreveu:Só entra se for forçando ou se puser em ponto morto novamente e ficar mexendo com a alavanca. Ocorre tb as vezes no trânsito, parece que perdeu o ponto de engate
Rpz, pelo que vc falou ai, eu apostaria no trambulador. Tem certeza que ele não tem folga?? às vezes nem folga é, é apenas uma falta de regulagem.
Levanta o cabo de embreagem um pouco, pode ser que esteja muito baixo.
Mas eu continuo pensando que possa ser defeito no trambulador. Defeito ou apenas regulagem :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
jjunior

Re: Câmbio macabro !

Mensagem não lida por jjunior »

Pois é amigo, insisti com o mecânico e ele disse que não era... Acho que vou levar em outro para ter mais uma opinião... Se for o caso é de fácil troca? Será que eu mesmo consigo fazer em casa ?
Desde já obrigado, abração.
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1252
Registrado em: 06 Out 2007, 22:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Câmbio macabro !

Mensagem não lida por alquini »

Pode ser a cruzeta da haste q vai pra tampa da caixa...

Custa 100reais a original e ainda precisa de mais 2 pinos que sao caros tbm, e por 30dinheiros vc compra a paralela.
Troquei a minha esses tempo (parelela é calaro).

Ficou muito bom.
cvr2008
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 203
Registrado em: 16 Mar 2008, 20:24
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Câmbio macabro !

Mensagem não lida por cvr2008 »

Amigo se v.c notar que sua alavanca está com folga alem do normal, pode ser o trambulador ??.
Mas se a embreagem estiver gasta, v.c vai ter dificuldade para engatar as marchas.
Verifíque a altura do pedal e se o carro esta saindo com a embreagem baixa.
Ai tente regular e se não der regulagem, v.c vai ter que trocar o conjunto da embreagem.
Boa sorte. :smt023
Boico

Re: Câmbio macabro !

Mensagem não lida por Boico »

Fala ai Jr.
Tive um problema semelhante em meu monza, era o pino de articulação da alavanca quebrado, desmontei a alavanca fiz o desenho dos pinos e mandei usinar montei e ficou zerado, os engates ficaram precisos como novo. Caso o problema seja este outra opção é trocar a alavanca só que vai gastar uns 150 no paralelo e uns 300 no original...Vou diponibilizar o desenho dos dois eixos da alavanca amanhã.
Para testar se o pino de articulação inferior está ruim é só puxar a alavanca para cima se deslocar é porque o pino está quebrado. Depois é só encaixar novamente no lugar, não tem nenhum tipo de fixação no trambulador é um mancal esférico.
abraço.
Responder