tem que regular potenc co2***

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
ceres
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tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por ceres »

ola, caro amigos monzeiros estou com uma duvida en mente e gostaria
de contar com o pessoal do club para me ajudar em minha duvida , que e a
seguinte se eu mexe no trimpot potenciometro de regulagen de emeissao de
co2 como ficari pois qdo fui ver o meu estava com 2,5vcc este meu
monza 95 gl 2,0 efi e alcool estive lendo aq no club que p omonza alcool
seria entre 1,5 a 1,8 vcc pois agora surge minha duvida esta regulagen
do potenciometro somente e para controlar a emissao de
co2 ou se eu diminuir para 1,5vcc vai aumentar ou diminuir o meu consumo
de combustivel
ou nao ten nada a ver com regulagen deste pois se eu aumentar o valor para
2,8vcc por ex vai aumentar o meu consumo e tanben gostaria de saber
quais os pontos que devo
observar para melhorar o meu consumo pois ja foi trocado jg de velas
abri os gap para 1,1mm como pede o manual foi limpado o bico e trocado
o filtro e limpado a tbi favor me explicar melhor pois estou encucado :smt017
no momento ,,, ten que trocar tanben a valvula termostatica
tanben pois coloquei debaixo da torneira e esta deu passagen e isto mesmo ou esta ruim :( ,,, ..obrigado pessoal,,,, :D :D
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Carlos A. Freire
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Re: tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para fazer um ajuste correto de nível de indice de CO, deve ser conectado um analisador de gases no escapamento, e ajustar para níveis conforme orientação do manual do proprietário. Somente assim, terá certeza de um ajuste correto, otimizando consumo, desempenho e poluindo menos o ar que respiramos. Os valores descritos são valores médios, mas, nem sempre são valores ideais para todos os motores.

Abs,

Carlos Freire
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ceres
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Re: tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por ceres »

ok entendi freire mas aminha duvida e que qdo diminuo o potenciometro deixa a mistura pobre nesta situacao injetara mais combustivel e menos ar sendo assim meu consumo aumentaria.. pois se aumentar para 2,6vcc por exemplo deixaria a mistura rica entrando mais ar e menos conbustivel seria isto mesmo carlos, p\oi s o meu monza comecou a gastar um pouco mais depois que mandei limpar a tbi limpeza, trocou cabos de vela , velas abri para 1,1mm como sugere o manual trocou filto tamben apso comecou a gastar sera q e alguma regulagen fora do normal ,, e a valvula termostatica vc coloca debaixo da torneira colocando agua esta vai dando passagen isto de,moraria para esquentar o carro mais ainda temperatura normas visto que ten um fluxo dando retorno (passagem) pois a valvula nao esta retendo todo o fluxo da agua, e outra coisa troquei o sensor de temperatura ele deu a tensao de 1,6vcc ligou a ventoinha que seria com 100 graus como descrito no dr i.e que vi mas con o scaner conectado no carro o escaner alegava q estava com 80 graus ,,, no scaner saera q o consumo pode melhorar agora con a troca do sensor temperatura pois troquei o meu sera bom trocar este a cada tempo visto q com o mtempo este pode perder as suas caracteristicas construtivas pois e uma resistencia ,,, obriga do pessoal, :D
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Carlos A. Freire
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Re: tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ceres,

procurei em livros e apostilas que tenho, algo que fale de sua dúvida de que se aumentando a tensão do potenciômetro de ajuste de CO, ele deixa a mistura mais pobre ou mais rica, mas nada é mencionado sobre isso. Apenas menciona para colocar um analisador de gases no escapamento e ajustar para deixar nos limites recomendados pelo fabricante e, pelo ajuste, poderá deixar mais rica ou mais pobre a mistura ar/combustível, mas não diz se para deixar mais rica deve aumentar a tensão ou baixar.
A ultima vez que fiz o ajuste de índice de CO do meu Monza GLS 96 gasolina, estava com índice superior a 1% e precisou aumentar a tensão para que o nível ficasse dentro da faixa de 0,5% a 1% recomendados pela montadora, para Monza EFI a álcool deve ficar entre 0,3% a 0,7%

As velas recomendadas pela montadora para Monza a álcool, é a NGK BPR7ES-11, sendo com esse final 11, o ajuste entre os eletrodos deve ficar entre 1.0 e 1,1mm. Para Monza a gasolina as velas recomendadas são NGK BPR5ES-11, com abertura entre 1,0 e 1,1mm ou NGK BPR5EY com abertura de eletrôdos de 0,8mm.

A válvula termostática é muito importante para deixar o que o motor trabalhe na faixa de temperatura ideal,a falta dela ou problemas, poderá aumentar o consumo de combustível, se estiver com problemas, faça a substituição por uma nova.

Segundo os manuais de injeção eletrônica que tenho, o sensor de temperatura (CTS) do Monza EFI ao atigir 100ºC, a tensão será de 1,0v e resistência de 177ohms, aos 90ºC 1,9v e resistência de 241ohms, e aos 80ºC 2,3v e resistência de 332 ohms.
O eletro-ventilador do radiador não deve ser acionado aos 80ºC, se isso está ocorrendo é sinal de problemas.

O sensor de temperatura do meu Monza GLS 96, troquei logo que comprei o carro, a 9 anos atrás, por estar com problemas. Depois disso, nunca mais troquei esse sensor por não apresentar problemas, já a válvula termostática, já troquei várias vezes nesse período, por apresentar defeito de deixar o motor frio ao trafegar em rodovias com clima frio. Nesta condição, o carro consumia muito combustível.

Abs,

Carlos Freire
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Re: tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por ceres »

valeu carlos pelas respostas sobre minha duvida e eu acho q vou trocar a termostatica para testar mesmo pois esta esta com vazamento sozinha imagine co pressao aumenta a vazao de fuga demorando para atingir a temperatura ,, a respeito do sensor vi em um material do dr i que falava ao ligar a ventoinha era proximo a tensao de 1,6vcc e medi a tensao ao ligar a ventoinha e encontrei exatamente este valor de tensao mas no valor do scaner flava q estava com 80 graus mas ligou a ventoinha com 1,6vcc como descreve o dr i. coloquei o sensor novo so se veio com problema mas o interessante que ao acionar a ventoinha o valor da tensao bateu certinho con a especificada mas vou trocar a termostaica para verificar se melhora o meu consumo ..obrigado + uma vez freire,, :) :smt023
teste
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Re: tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por teste »

Carlos A. Freire escreveu:

O sensor de temperatura do meu Monza GLS 96, troquei logo que comprei o carro, a 9 anos atrás, por estar com problemas. Depois disso, nunca mais troquei esse sensor por não apresentar problemas, já a válvula termostática, já troquei várias vezes nesse período, por apresentar defeito de deixar o motor frio ao trafegar em rodovias com clima frio. Nesta condição, o carro consumia muito combustível.

Abs,

Carlos Freire
Carlos... meu carro na rodovia o ponteiro da temperatura nao sai do azul... a 100km constante... e isso mesmo??? vlw
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Carlos A. Freire
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Re: tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Está com problemas na válvula termostática. Se estiver marcando corretamente, o ponteiro deve ficar sempre acima da marca azul após ter aquecido o motor.

Abs,

Carlos Freire
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Re: tem que regular potenc co2***

Mensagem não lida por teste »

o problema e saber qual esta ruim.. a do painel ou a do radiador... e agora como faz pra saber??
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