Luz troca de marcha

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Cheistopherdomonza
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Luz troca de marcha

Mensagem não lida por Cheistopherdomonza »

Boa noite monzeiros.
O meu Monza é injeção GLS 94 e quando eu faço o teste lampejante ele ascende a luz ali de seta para frente (que é a de troca de marcha), porém com o carro normal andando ela não ascende, mas se no teste lampejante ela ascende quer dizer que a lâmpada está ligada no painel e funcionando, pq que andando normal não?
Qual sensor e responsável por acionar essa luz nas trocas de marcha?
Detalhe: faz muito tempo que não ascende, creio que desde que peguei ele. Um dia tirei para lavar o carpete e tinha um fio solto perto do freio de mão, por receio de não saber onde liga, só isolei com uma fita para não da curto ou algo do tipo. Acho que deve ser esse fio solto, mas não sei onde ligar tmb. Sei que perto ali do freio de mão tem uns 3 fios já conectados na carcaça do carro, que deve ser aterramento de alguma coisa que tmb não sei…
Alguém me dá um luz sobre isso?
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tyo
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Re: Luz troca de marcha

Mensagem não lida por tyo »

Cheistopherdomonza escreveu: 11 Jul 2025, 22:40 Boa noite monzeiros.
O meu Monza é injeção GLS 94 e quando eu faço o teste lampejante ele ascende a luz ali de seta para frente (que é a de troca de marcha), porém com o carro normal andando ela não ascende, mas se no teste lampejante ela ascende quer dizer que a lâmpada está ligada no painel e funcionando, pq que andando normal não?
Qual sensor e responsável por acionar essa luz nas trocas de marcha?
Detalhe: faz muito tempo que não ascende, creio que desde que peguei ele. Um dia tirei para lavar o carpete e tinha um fio solto perto do freio de mão, por receio de não saber onde liga, só isolei com uma fita para não da curto ou algo do tipo. Acho que deve ser esse fio solto, mas não sei onde ligar tmb. Sei que perto ali do freio de mão tem uns 3 fios já conectados na carcaça do carro, que deve ser aterramento de alguma coisa que tmb não sei…
Alguém me dá um luz sobre isso?
Temos tópicos sobre esse assunto. Normalmente quando ela não acende é defeito do VSS (sensor de velocidade) ele fica no câmbio. Tem que conferir se o defeito é o sensor ou se é o aterramento dele que vai na carcaça do alternador.
O sensor para o Monza manual é de 8 pulsos e para o Monza automático é de 13 pulsos.
Quanto ao fio perto da alavanca do freio provavelmente é do interruptor que faz a luz do freio ligar no painel com o freio de mão puxado.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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