Boa tarde.
Tenho um Monza GLS 1996 com ar condicionado e a primeira velocidade da ventoinha não funciona. O ponteiro da temperatura chega próximo de 3/4 e arma a segunda velocidade e desarma um pouco abaixo de 2/4. Já troquei o sensor de temperatura que fica próximo a válvula termostática e inverti a posição dos relês da primeira e segunda velocidade do eletroventilador. A ventoinha funciona normal quando liga o AC, porém ele não gela.
Alguém consegue me ajudar?
Primeira velocidade da ventoinha
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- Carlos A. Freire
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Re: Primeira velocidade da ventoinha
A primeira velocidade da ventoinha é feita por uma resistência que fica fixada no motor da ventoinha. Verifique se não está aberta ou desconectada do circuito.
Com scanner é possível verificar o funcionamento das duas velocidades, ativando ou desativando.
Se não estiver enganado, o funcionamento dos modelos 96 a álcool é igual a todos modelos gasolina e álcool até 94. Com ar desligado não atua a primeira velocidade, somente a segunda. A primeira só ativa quando liga o AC e vai alternar conforme temperatura do motor e pressão interna do AC. Já os modelos gasolina, a primeira ativa sempre que o marcador atinge o meio de escala, mesmo com ar desligado.
Recomendo que faça uma aferição da temperatura de trabalho desse motor, com uso de um termômetro de mira a laser em conjunto com scanner, para verificar se o motor está passando dos 101ºC para ativar a ventoinha, ou se é erro do painel ou da injeção.
É comum problemas em cabos negativo e positivo da bateria com defeito alterarem marcações do painel.
Quanto ao AC, primeiro passo é verificar se tem gás com pressão adequada no sistema.
Abs,
Carlos Freire
Com scanner é possível verificar o funcionamento das duas velocidades, ativando ou desativando.
Se não estiver enganado, o funcionamento dos modelos 96 a álcool é igual a todos modelos gasolina e álcool até 94. Com ar desligado não atua a primeira velocidade, somente a segunda. A primeira só ativa quando liga o AC e vai alternar conforme temperatura do motor e pressão interna do AC. Já os modelos gasolina, a primeira ativa sempre que o marcador atinge o meio de escala, mesmo com ar desligado.
Recomendo que faça uma aferição da temperatura de trabalho desse motor, com uso de um termômetro de mira a laser em conjunto com scanner, para verificar se o motor está passando dos 101ºC para ativar a ventoinha, ou se é erro do painel ou da injeção.
É comum problemas em cabos negativo e positivo da bateria com defeito alterarem marcações do painel.
Quanto ao AC, primeiro passo é verificar se tem gás com pressão adequada no sistema.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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