Boa tarde.
Possuo um Monza SL/E 1990 2.0 carburado gasolina, no meu carro a luz da temperatura acende de forma intermitente, mesmo com o carro frio, já troquei o sensor de temperatura que vai no cabeçote e o defeito continua, o carro funciona a ventoinha normalmente, quando se aproxima da metade na graduação de temperatura no termômetro no painel, também não esta perdendo líquido de arrefecimento nem fervendo.
Pode ser outra causa fora do sistema de arrefecimento?
Luz de temperatura intermitente, acendendo mesmo com o carro frio.
- marciosette
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- Carlos A. Freire
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Re: Luz de temperatura intermitente, acendendo mesmo com o carro frio.
No meu Monza GLS 96, toda vez que a luz de temperatura piscou com motor funcionando, o defeito era do alternador dando pico de tensão (intermitente). No meu caso, a tensão subia para acima de 14,5v e despolarizava o relê e fazia a luz acender. Nesses 25 anos com esse Monza ocorreu várias vezes. Mas no seu caso eu verificaria o funcionamento do relê de advertência de alta temperatura.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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- marciosette
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Re: Luz de temperatura intermitente, acendendo mesmo com o carro frio.
Obrigado Carlos
Esse carro tinha alternador ARNO que vinha dando problema ano após ano, eu troquei recentemente por um alternador moderno, antes da troca do alternador esse problema não ocorria, pode ser isso.
Esse carro tinha alternador ARNO que vinha dando problema ano após ano, eu troquei recentemente por um alternador moderno, antes da troca do alternador esse problema não ocorria, pode ser isso.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Luz de temperatura intermitente, acendendo mesmo com o carro frio.
Marcio...a luz da temperatura acende de forma intermitente, mesmo com o carro frio, já troquei o sensor de temperatura que vai no cabeçote e o defeito continua, o carro funciona a ventoinha normalmente, quando se aproxima da metade na graduação de temperatura no termômetro no painel, também não esta perdendo líquido de arrefecimento nem fervendo.
Pode ser outra causa fora do sistema de arrefecimento?
Como já foi dito muitas vezes aqui no fórum, não se troca componentes sem testar antes. No seu caso você jogou dinheiro fora, pois o sensor que serve ao termômetro da água do motor é o mesmo que serve à luz de advertência de alta temperatura.
A diferença é que o termômetro pega a informação do sensor e transforma em indicação de temperatura, através de um circuito específico. Já a luz de advertência usa um relé para acender e apagar a lâmpada.
No Monza esse relé é um pouco mais 'esperto' que um relé comum. Ele tem um temporizador. Ao girar a chave de ignição, o relé alimenta a lâmpada e ela acende para indicar que a lâmpada e o circuito estão OK. Passados alguns milésimos de segundo, o relé abre, fazendo a luz apagar.
Como disse o Carlos Freire, o principal suspeito é o relé. Já tive essa luz acendendo na estrada uma vez, no meu Monza anterior, um GLS 94/95. O ponteiro da temperatura estava normal. Parei no primeiro posto e não encontrei nada de errado. Nunca fiquei sabendo o que aconteceu ali.
Abs.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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