CUT-OFF

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Frostigu
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 14 Fev 2023, 13:35
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

CUT-OFF

Mensagem não lida por Frostigu »

Boa noite a todos.

Tenho dúvidas quanto a um problema no meu Monza.
O meu Monza não funciona o CUT-OFF, sei disso pois tenho computador de bordo e quando ele "resolve" funcionar, fica em 0.0 L/H. Eu não entendo. Às vezes o CUTT-OFF não funciona e quando funciona, normalmente é sempre depois de acelerar bastante (gosto de pisar). É por exemplo, as vezes meu tempo de injeção fica alto e a marcha lenta ANDANDO fica em 2k RPM. Sim, andando.
A cada troca de marcha o giro sobe a 2k RPM até eu trocar a marcha e só estabiliza a marcha lenta quando paro totalmente o carro.

Não, não é TPS, nem PASSO e nem sensor de velocidade ruim. Tudo revisado.
Poderia isto ser algo atrelado a distribuidor (HEY) ou alguma falta de aterramento?
Os meus fios de bateria estão velhos precisando ser trocados. Já me falaram que pode ser essa falta de aterramente. Refiz o aterramento do HEY ao cabeçote e o painel continua a oscilar. Recentemente revisei o regulador de voltagem do alternador de 75A.

O bico é original, o motor é 2.0 gasolina. Não estou usando termostática e estou com kit verão. JÁ SEI QUE É ERRADO E ISSO FOI QUESTÃO DO ANTIGO DONO QUE AINDA ESTOU PARA RESOLVER, MAS ACHO QUE ISSO NÃO É O REAL PROBLEMA.

Também sei que o CUTT-OFF só funciona em velocidade acima de 60km/h, e não, nem se estiver a 100km/h, às vezes não ativa.

Se alguém puder me ajudar, serei grato.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CUT-OFF

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Esse seu caso é complicado... Diz que o TPS está bom mas não dos disse valores obtidos em nenhum sensor, principalmente o TPS e VSS... Também é muito importante os valores de tempo de injeção e da relação AF.
São valores que vai conseguir com um scanner acoplado na injeção eletrônica.
Quando vamos analisar um sistema, temos de entender e avaliar o sistema como um todo...
A marcha lenta acelerada, precisamos saber se é a função Dash Point acionada, o que é normal, ou se algo está acelerando o motor, como por exemplo entrada falsa de ar ou mangueiras do sistema de vácuo invertidas.
Como o Monza e Kadett EFI o Cut-Off só entra acima de 60km/h e com pedal totalmente solto e, marcha engrenada, a avaliação começa por ai.

No meu Monza GLS 96, acima de 60km/h, estando engrenado, se soltar o pé, ele entra o Cut-Off no mesmo instante. Isso visto por um scanner profissional. Também pelo scanner, a velocidade indicada é a mesma do painel de instrumentos. O TPS em repouso fica com 0,35v.
Como é gasolina, o tempo de injeção fica perto dos 800ms e a relação A/F em 14:1.

Com esse valores talvez possa ajudar a iniciar a avaliação do problema do seu Monza.

Boa sorte.

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CUT-OFF

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Boa noite,

Como o Carlos disse, é uma situação um pouco complicada.

Boa parte do que iria ter sugerir, o Carlos já disse.

Mais detalhadamente, sugiro que verifique se o aterramento do Sensor de Velocidade, no pé do alternador (fixado num dos parafusos 13 atrás dele), está em ordem: conectado firmemente, limpo e o fio íntegro.

Sucessivamente, veja se o cabo do acelerador não está muito esticado. Se estiver esticado demasiadamente, pode provocar este sintoma e não ativar o cut-off.

Verifique se o seu TPS é resistivo ou eletronico. Se for resistivo, teste a resistência entre dois terminais de cada vez (uma ponta de prova no terminal do meio e a outra no terminal no lado esquerdo e depois no lado direito - com o conector desconectado, é claro). Atualmente, a DS fabrica TPS de sinal eletrônico, onde que não se mede a resistência. Ou seja, não tem resistência. Atua por meio eletrônico e tem resposta mais rápida de funcionamento. Atualmente, uso o eletronico da DS em meu Monza EFI 1993: muito melhor que o original.

Verifique os aterramentos, possíveis entradas falsas de ar na admissão, abaixo da TBI.

Você mencionou acerca do módulo HEI. Quer um conselho? Esquece esse setor. O HEI se der problema simplesmente seu carro pára de funcionar imediatamente, sem avisos prévios. Módulo HEI não altera marcha lenta e não atua no corte de combustível.

Veja também se a regulagem do batente da TBI não foi adulterada, deixando a borboleta muito aberta. A calibragem original deixa a borboleta com o mínimo necessário de abertura, de modo que não fique travando e o motor com funcionamento coerente nos regimes de lenta e resposta do acelerador. Geralmente, na regulagem ideal atinge-se em torno de 0,53 a 0,56v em marcha lenta, no TPS. No meu caso, 0,53v, igual o Carlos mencionou.

Por fim, a literatura do sistema EFI informa que se o TPS estiver marcando valor igual ou maior a 0,70v, o motor ficará acelerado e irregular.

Boa sorte na manutenção. Difícil é, mas não é impossível de resolver.

Nos conte como foi o desfecho.

Abs.
FelipeLichirgu
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CUT-OFF

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Não estou usando termostática e estou com kit verão
Isso pode estar influenciando na "não entrada" do Cut-off e na marcha lenta alta.
Não podemos esquecer que a UCE dosa a quantidade de combustível em função também da temperatura da água do motor.
Sugiro que corrija esse problema de termostato e kit verão antes de quebrar a cabeça pesquisando a pane.
O Monza, estando tudo normal, não aquece o motor mesmo no calor do Rio de Janeiro. Tirar o termostato é uma medida prejudicial ao motor e ao bolso do proprietário, pois em muitas situações o motor vai funcionar com mistura "rica".

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Frostigu
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 14 Fev 2023, 13:35
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CUT-OFF

Mensagem não lida por Frostigu »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 16 Mai 2024, 11:29
Não estou usando termostática e estou com kit verão
Isso pode estar influenciando na "não entrada" do Cut-off e na marcha lenta alta.
Não podemos esquecer que a UCE dosa a quantidade de combustível em função também da temperatura da água do motor.
Sugiro que corrija esse problema de termostato e kit verão antes de quebrar a cabeça pesquisando a pane.
O Monza, estando tudo normal, não aquece o motor mesmo no calor do Rio de Janeiro. Tirar o termostato é uma medida prejudicial ao motor e ao bolso do proprietário, pois em muitas situações o motor vai funcionar com mistura "rica".

Abs
Obrigado Luiz Carlos. Agora, infelizmente, o dinheiro está curto. Mas quando sobrar, irei resolver o mais breve possível essa questão. E sim, rodar com mistura rica. Sinto cheiro principalmente quando acelero.

Andando bem no pé de moça na Dutra, pelo computador de bordo, mostrou fazer seus 16km/L, embora acho MUITO difícil esse dado ser real. kkk.
Responder