Boa noite a todos.
Tenho dúvidas quanto a um problema no meu Monza.
O meu Monza não funciona o CUT-OFF, sei disso pois tenho computador de bordo e quando ele "resolve" funcionar, fica em 0.0 L/H. Eu não entendo. Às vezes o CUTT-OFF não funciona e quando funciona, normalmente é sempre depois de acelerar bastante (gosto de pisar). É por exemplo, as vezes meu tempo de injeção fica alto e a marcha lenta ANDANDO fica em 2k RPM. Sim, andando.
A cada troca de marcha o giro sobe a 2k RPM até eu trocar a marcha e só estabiliza a marcha lenta quando paro totalmente o carro.
Não, não é TPS, nem PASSO e nem sensor de velocidade ruim. Tudo revisado.
Poderia isto ser algo atrelado a distribuidor (HEY) ou alguma falta de aterramento?
Os meus fios de bateria estão velhos precisando ser trocados. Já me falaram que pode ser essa falta de aterramente. Refiz o aterramento do HEY ao cabeçote e o painel continua a oscilar. Recentemente revisei o regulador de voltagem do alternador de 75A.
O bico é original, o motor é 2.0 gasolina. Não estou usando termostática e estou com kit verão. JÁ SEI QUE É ERRADO E ISSO FOI QUESTÃO DO ANTIGO DONO QUE AINDA ESTOU PARA RESOLVER, MAS ACHO QUE ISSO NÃO É O REAL PROBLEMA.
Também sei que o CUTT-OFF só funciona em velocidade acima de 60km/h, e não, nem se estiver a 100km/h, às vezes não ativa.
Se alguém puder me ajudar, serei grato.
CUT-OFF
- Carlos A. Freire
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Re: CUT-OFF
Bom dia.
Esse seu caso é complicado... Diz que o TPS está bom mas não dos disse valores obtidos em nenhum sensor, principalmente o TPS e VSS... Também é muito importante os valores de tempo de injeção e da relação AF.
São valores que vai conseguir com um scanner acoplado na injeção eletrônica.
Quando vamos analisar um sistema, temos de entender e avaliar o sistema como um todo...
A marcha lenta acelerada, precisamos saber se é a função Dash Point acionada, o que é normal, ou se algo está acelerando o motor, como por exemplo entrada falsa de ar ou mangueiras do sistema de vácuo invertidas.
Como o Monza e Kadett EFI o Cut-Off só entra acima de 60km/h e com pedal totalmente solto e, marcha engrenada, a avaliação começa por ai.
No meu Monza GLS 96, acima de 60km/h, estando engrenado, se soltar o pé, ele entra o Cut-Off no mesmo instante. Isso visto por um scanner profissional. Também pelo scanner, a velocidade indicada é a mesma do painel de instrumentos. O TPS em repouso fica com 0,35v.
Como é gasolina, o tempo de injeção fica perto dos 800ms e a relação A/F em 14:1.
Com esse valores talvez possa ajudar a iniciar a avaliação do problema do seu Monza.
Boa sorte.
Carlos Freire
Esse seu caso é complicado... Diz que o TPS está bom mas não dos disse valores obtidos em nenhum sensor, principalmente o TPS e VSS... Também é muito importante os valores de tempo de injeção e da relação AF.
São valores que vai conseguir com um scanner acoplado na injeção eletrônica.
Quando vamos analisar um sistema, temos de entender e avaliar o sistema como um todo...
A marcha lenta acelerada, precisamos saber se é a função Dash Point acionada, o que é normal, ou se algo está acelerando o motor, como por exemplo entrada falsa de ar ou mangueiras do sistema de vácuo invertidas.
Como o Monza e Kadett EFI o Cut-Off só entra acima de 60km/h e com pedal totalmente solto e, marcha engrenada, a avaliação começa por ai.
No meu Monza GLS 96, acima de 60km/h, estando engrenado, se soltar o pé, ele entra o Cut-Off no mesmo instante. Isso visto por um scanner profissional. Também pelo scanner, a velocidade indicada é a mesma do painel de instrumentos. O TPS em repouso fica com 0,35v.
Como é gasolina, o tempo de injeção fica perto dos 800ms e a relação A/F em 14:1.
Com esse valores talvez possa ajudar a iniciar a avaliação do problema do seu Monza.
Boa sorte.
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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- Felipe Lichirgu
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Re: CUT-OFF
Boa noite,
Como o Carlos disse, é uma situação um pouco complicada.
Boa parte do que iria ter sugerir, o Carlos já disse.
Mais detalhadamente, sugiro que verifique se o aterramento do Sensor de Velocidade, no pé do alternador (fixado num dos parafusos 13 atrás dele), está em ordem: conectado firmemente, limpo e o fio íntegro.
Sucessivamente, veja se o cabo do acelerador não está muito esticado. Se estiver esticado demasiadamente, pode provocar este sintoma e não ativar o cut-off.
Verifique se o seu TPS é resistivo ou eletronico. Se for resistivo, teste a resistência entre dois terminais de cada vez (uma ponta de prova no terminal do meio e a outra no terminal no lado esquerdo e depois no lado direito - com o conector desconectado, é claro). Atualmente, a DS fabrica TPS de sinal eletrônico, onde que não se mede a resistência. Ou seja, não tem resistência. Atua por meio eletrônico e tem resposta mais rápida de funcionamento. Atualmente, uso o eletronico da DS em meu Monza EFI 1993: muito melhor que o original.
Verifique os aterramentos, possíveis entradas falsas de ar na admissão, abaixo da TBI.
Você mencionou acerca do módulo HEI. Quer um conselho? Esquece esse setor. O HEI se der problema simplesmente seu carro pára de funcionar imediatamente, sem avisos prévios. Módulo HEI não altera marcha lenta e não atua no corte de combustível.
Veja também se a regulagem do batente da TBI não foi adulterada, deixando a borboleta muito aberta. A calibragem original deixa a borboleta com o mínimo necessário de abertura, de modo que não fique travando e o motor com funcionamento coerente nos regimes de lenta e resposta do acelerador. Geralmente, na regulagem ideal atinge-se em torno de 0,53 a 0,56v em marcha lenta, no TPS. No meu caso, 0,53v, igual o Carlos mencionou.
Por fim, a literatura do sistema EFI informa que se o TPS estiver marcando valor igual ou maior a 0,70v, o motor ficará acelerado e irregular.
Boa sorte na manutenção. Difícil é, mas não é impossível de resolver.
Nos conte como foi o desfecho.
Abs.
Como o Carlos disse, é uma situação um pouco complicada.
Boa parte do que iria ter sugerir, o Carlos já disse.
Mais detalhadamente, sugiro que verifique se o aterramento do Sensor de Velocidade, no pé do alternador (fixado num dos parafusos 13 atrás dele), está em ordem: conectado firmemente, limpo e o fio íntegro.
Sucessivamente, veja se o cabo do acelerador não está muito esticado. Se estiver esticado demasiadamente, pode provocar este sintoma e não ativar o cut-off.
Verifique se o seu TPS é resistivo ou eletronico. Se for resistivo, teste a resistência entre dois terminais de cada vez (uma ponta de prova no terminal do meio e a outra no terminal no lado esquerdo e depois no lado direito - com o conector desconectado, é claro). Atualmente, a DS fabrica TPS de sinal eletrônico, onde que não se mede a resistência. Ou seja, não tem resistência. Atua por meio eletrônico e tem resposta mais rápida de funcionamento. Atualmente, uso o eletronico da DS em meu Monza EFI 1993: muito melhor que o original.
Verifique os aterramentos, possíveis entradas falsas de ar na admissão, abaixo da TBI.
Você mencionou acerca do módulo HEI. Quer um conselho? Esquece esse setor. O HEI se der problema simplesmente seu carro pára de funcionar imediatamente, sem avisos prévios. Módulo HEI não altera marcha lenta e não atua no corte de combustível.
Veja também se a regulagem do batente da TBI não foi adulterada, deixando a borboleta muito aberta. A calibragem original deixa a borboleta com o mínimo necessário de abertura, de modo que não fique travando e o motor com funcionamento coerente nos regimes de lenta e resposta do acelerador. Geralmente, na regulagem ideal atinge-se em torno de 0,53 a 0,56v em marcha lenta, no TPS. No meu caso, 0,53v, igual o Carlos mencionou.
Por fim, a literatura do sistema EFI informa que se o TPS estiver marcando valor igual ou maior a 0,70v, o motor ficará acelerado e irregular.
Boa sorte na manutenção. Difícil é, mas não é impossível de resolver.
Nos conte como foi o desfecho.
Abs.
FelipeLichirgu
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: CUT-OFF
Isso pode estar influenciando na "não entrada" do Cut-off e na marcha lenta alta.Não estou usando termostática e estou com kit verão
Não podemos esquecer que a UCE dosa a quantidade de combustível em função também da temperatura da água do motor.
Sugiro que corrija esse problema de termostato e kit verão antes de quebrar a cabeça pesquisando a pane.
O Monza, estando tudo normal, não aquece o motor mesmo no calor do Rio de Janeiro. Tirar o termostato é uma medida prejudicial ao motor e ao bolso do proprietário, pois em muitas situações o motor vai funcionar com mistura "rica".
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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Re: CUT-OFF
Obrigado Luiz Carlos. Agora, infelizmente, o dinheiro está curto. Mas quando sobrar, irei resolver o mais breve possível essa questão. E sim, rodar com mistura rica. Sinto cheiro principalmente quando acelero.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑16 Mai 2024, 11:29Isso pode estar influenciando na "não entrada" do Cut-off e na marcha lenta alta.Não estou usando termostática e estou com kit verão
Não podemos esquecer que a UCE dosa a quantidade de combustível em função também da temperatura da água do motor.
Sugiro que corrija esse problema de termostato e kit verão antes de quebrar a cabeça pesquisando a pane.
O Monza, estando tudo normal, não aquece o motor mesmo no calor do Rio de Janeiro. Tirar o termostato é uma medida prejudicial ao motor e ao bolso do proprietário, pois em muitas situações o motor vai funcionar com mistura "rica".
Abs
Andando bem no pé de moça na Dutra, pelo computador de bordo, mostrou fazer seus 16km/L, embora acho MUITO difícil esse dado ser real. kkk.