TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
paulo henrique lemos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Nov 2023, 08:33
Cidade: sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por paulo henrique lemos »

Estou adaptando injeção EFI 1 bico no meu Monza 1.8 álcool ano 1985.
Tenho uma dúvida a respeito do tanque de combustível, se posso usar o mesmo original do carro carburado ou devo substituir pelo do Monza injetado, uma vez que vai ter que instalar bomba de combustível.
As mangueiras de combustível que vai do tanque até a TBI já comprei. A minha duvida e em relação ao tanque.
Grato a todos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4222
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Estou adaptando injeção EFI 1 bico no meu Monza 1.8 álcool ano 1985.
Tenho uma dúvida a respeito do tanque de combustível, se posso usar o mesmo original do carro carburado ou devo substituir pelo do Monza injetado, uma vez que vai ter que instalar bomba de combustível.
paulo henrique lemos

Em teoria, os tanques dos Monzas com injeção EFI têm características que os tanques dos carburados não têm.
Como as bombas de combustíveis elétricas dos Monzas não conseguem "sugar" combustível, o combustível precisa chegar até elas, (ao contrário das bombas de diafragmas), o tanque é cheio de firulas. Há tipo um mini tanque dentro do tanque onde o combustível fica acumulado. É nesse mini tanque que o retorno da bomba joga o excesso de combustível que retorna do corpo de borboleta.
A bomba do Monza tem uma pressão total de uns 4 bar. No corpo da borboleta existe um regulador de pressão que baixa essa pressão total para 2 Bar. O excesso retorna ao tanque.
Então, só por isso já se vê que o tanque tem que ter uma entrada para o retorno de combustível.
Se o tanque não tiver esse mini tanque, o motor poderá morrer em subidas ou em acelerações, por falta de combustível chegando na entrada da bomba. Se o tanque do EFI couber no seu carro, acho que o ideal seria comprar um e substituir o original.
Se alguém aqui no fórum adaptou o sistema EFI num Monza carburado e não substituiu o tanque, por favor poste aqui o que foi feito e se a gambiarra funcionou.
Se alguém souber se dá para instalar o tanque do EFI no Monza 85, poste aqui.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder