Ramon Vargas escreveu: ↑22 Nov 2023, 13:27
Boa tarde, Panzaghor. Tudo ótimo?
Eita. Bela empreitada essa, hein!?
Também possuo um Monza "Caixote". Vou acompanhar seu post, pois, além de ser meu modelo favorito, é sempre bom acompanhar os projetos dos colegas.
No que precisar de ajuda, só postar aí que se eu souber e puder ajudar, eu respondo.
Abraço!
Estou ótimo graças a Deus, e você?
Vai ser uma bela de uma empreitada e eu vou aproveitar cada etapa dela, é muito fácil comprar pronto e as vezes montar demora, felizmente eu disponho de meios para agilizar o processo e logo menos ele já deve estar pronto, pode deixar que eu já tenho muitas duvidas e vou traze-las a tona quando forem pertinentes, muitas delas eu creio que serão sanadas pelo processo em si.
tyo escreveu: ↑22 Nov 2023, 19:48
Rapaz a empreitada está grande, hein? Eu particularmente acho que não vale a pena salvar esse carro, a não ser que tenha um valor sentimental envolvido. De outra forma infelizmente esse Monza morreu, pois para ficar "bom" (100% nunca fica) vai gastar horrores e Monza ainda é um carro facil de achar.
Boa sorte ai amigo.
Para mim é mais uma questão de impedir que algo útil seja sucateado á toa, vejo muito potencial nele e sei que vai gastar um pouco, mesmo assim gostaria de retorna-lo a seu devido esplendor. Existem sim muitos Monza no mercado, mas assim como qualquer outro bem, se forem sucateados em excesso logo menos somem. Para mim o Monza é tão bom quanto qualquer carro que o mercado tenha a oferecer atualmente e por isso o escolhi como primeiro carro. Tenho uma reunião marcada com um ótimo funileiro de clássicos amanhã, quando conveniente eu atualizo os senhores por aqui.
Savio Almeida escreveu: ↑23 Nov 2023, 17:34
Grande empreitada. Boa sorte.
Quanto à sugestão do processo de solda, o colega tem razão. O motivo é que o Monza já foi fabricado com chapas de aço com liga de Nióbio, que confere uma resistência mecânica extra e alguma melhoria quanto à oxidação. Por isso que os carros a partir dos anos 1980 apresentam chapas bem mais finas na lataria que torna o veículo mais leve.
Solda de acetileno produz excesso de calor em uma área extensa e isso destrói as melhores propriedades da liga aço-nióbio. MIG ou TIG são processos caros, mas muito aconselháveis para liga aço-nióbio, principalmente nos lugares com responsabilidade estrutura, como é seu caso. Em outros pontos da carroceria sem função estrutural solda comum e remendos de aço preto são aceitáveis.
Abraços.
Vou aproveitar a reunião de amanhã para tratar deste assunto, vi alguns trabalhos do mesmo e ele demonstrou proficiência tanto em clássicos quanto em importados, pois havia um 240SX e um Comodoro em sua oficina quando visitei, diga-se de passagem o Comodoro chegou a um ponto de nem ter mais porta-malas de tanta oxidação, já estava em bom estado quando o vi, mas não reparei tanto quanto deveria na solda, se eu optar por enviar o carro mês que vem eu farei questão se visitá-lo semanalmente.
Um grande abraço para os senhores e um ótimo fim de semana. Depois de tanto sol é bom um pouco de frio para podermos repousar, e, no meu caso, brincar um pouco na garagem sem transpirar excessivamente.