Olá Monzeiros. Saudações.
Estive afastado daqui do fórum por quase uma década, pois a vida cobrou outras responsabilidades e prioridades.
Durante este tempo, meu Monza ficou parado, jogado em um canto em local sem cobertura, empoeirando e queimando a pintura. Aff.
O importante foi manter este carro comigo desde novo, para após 30 anos de idade que se completou agora em Agosto (tenho a NF original), para pensar em restauração e placa preta
O Monza está todo original, sem quaisquer peças paralelas. Ao longo do tempo fui juntando várias peças originais, usadas ou novas na embalagem, essenciais ou opcionais, para o momento da restauração. O estoque é grandinho, rsrsrs. Nunca se sabe o que pode ser necessário.
A restauração vai envolver todo visual, com re-pintura, substituição de cantos do estofamento dos bancos que são em camurça preta e substituição da camurça beje ou cinza do teto. Recolar borrachões, logos, substituir frisos, etc.
Deixei de morar em apartamento em São José dos Campos e voltei para minha casa térrea em Jacarei, onde tenho garagem decente. O carro voltou a funcionar. Está rodando sem problemas e com desempenho normal. Já virou 500.000 KM, e apesar de uma pequena batida de mancal no motor, quase imperceptível, não apresenta nenhum problema sério. Mas há coisas que sofrem deterioração com o tempo.
A mola do porta-malas do lado direito está quebrada.
Identifiquei a necessidade de substituição do sensor de temperatura no bloco do motor e sensor de nível de combustível (boia). Revisei contatos elétricos nos chicotes e continuidade da fiação. Nenhum problema foi encontrado. O sistema elétrico do carro está perfeito.
Mas houve alguma deterioração no funcionamento dos instrumentos do painel. Já estou trabalhando nisso em bancada. Estou aproveitando e escrevendo um tutorial bastante completo sobre o painel, instrumentos, chicotes, conectores, calibragem, etc. Quando estiver pronto, vou disponibilizar em PDF por aqui.
Tudo anda bem. Mas, o único item que está me dando problemas é o instrumento de marcação de temperatura do motor, pois não conheço as referências térmicas e resistivas do sensor que vai no bloco do motor. O instrumento funciona, parece estar enroscando um pouco, mas isso se resolve.
Um abraços a todos e viva o Monza!
De volta
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 301
- Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
- Cidade: Jacarei
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
De volta
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE