Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
- Luiz Carlos (Rio)
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Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Olá pessoal!
Como sabemos, Monzas mais recentes com condicionador de ar, como o meu GLS 1994, não possuem fusíveis do eletroventilador do radiador do motor na caixa de fusíveis.
Esses carros possuem um cabo fusível, aparentemente situado próximo da bateria. Mais especificamente ligado ao polo positivo.
Pois anteontem, depois de ligar o motor, que estava parado há mais de dois meses, tudo parecia normal, a temperatura do motor atingiu o meio da escala, a ventoinha entrou e logo depois eu desliguei o motor.
Meu carro colou a embreagem pela terceira vez. Acredito que as lavagens com mangueira feitas pelo zelador estão causando essas "coladas".
Tentei descolar a embreagem dando partida com uma marcha engrenada e o carro freado e calçado e pé na embreagem. Tentei duas vezes, o Monza deu dois pulos e nada. O carro está numa posição na garagem que não permite fazer o que fiz das outras duas vezes, que é dar partida com a primeira marcha engrenada e o pé na embreagem, freando de vez em quando, até descolar.
Mas, depois dessas duas últimas tentativas, senti um cheiro de queimado vindo do motor. Olhei o indicador de temperatura do motor e o ponteiro estava ligeiramente acima do meio, com a ventoinha desligada.
Abri o capô e vi que o tal cabo fusível estava derretido. Ao derreter, ele também afetou outro fio, este do rádio, que também é ligado no polo positivo da bateria.
X do problema: não encontro nenhuma informação sobre esse tal cabo fusível. Até encontrei no CepChev, depois de muita procura, o número de peça dele. Se não encontrar o tal cabo, vou ter de fazer uma gambiarra, isto é, instalar um porta fusível comum no lugar do cabo. O ruim é que ele estará sujeito a umidade e mau contato. Se bem que no meu Fiat Uno Way a caixa de fusíveis fica justamente ali perto da bateria, e nunca tive problemas.
Aguardo dicas a respeito.
Abs.
Como sabemos, Monzas mais recentes com condicionador de ar, como o meu GLS 1994, não possuem fusíveis do eletroventilador do radiador do motor na caixa de fusíveis.
Esses carros possuem um cabo fusível, aparentemente situado próximo da bateria. Mais especificamente ligado ao polo positivo.
Pois anteontem, depois de ligar o motor, que estava parado há mais de dois meses, tudo parecia normal, a temperatura do motor atingiu o meio da escala, a ventoinha entrou e logo depois eu desliguei o motor.
Meu carro colou a embreagem pela terceira vez. Acredito que as lavagens com mangueira feitas pelo zelador estão causando essas "coladas".
Tentei descolar a embreagem dando partida com uma marcha engrenada e o carro freado e calçado e pé na embreagem. Tentei duas vezes, o Monza deu dois pulos e nada. O carro está numa posição na garagem que não permite fazer o que fiz das outras duas vezes, que é dar partida com a primeira marcha engrenada e o pé na embreagem, freando de vez em quando, até descolar.
Mas, depois dessas duas últimas tentativas, senti um cheiro de queimado vindo do motor. Olhei o indicador de temperatura do motor e o ponteiro estava ligeiramente acima do meio, com a ventoinha desligada.
Abri o capô e vi que o tal cabo fusível estava derretido. Ao derreter, ele também afetou outro fio, este do rádio, que também é ligado no polo positivo da bateria.
X do problema: não encontro nenhuma informação sobre esse tal cabo fusível. Até encontrei no CepChev, depois de muita procura, o número de peça dele. Se não encontrar o tal cabo, vou ter de fazer uma gambiarra, isto é, instalar um porta fusível comum no lugar do cabo. O ruim é que ele estará sujeito a umidade e mau contato. Se bem que no meu Fiat Uno Way a caixa de fusíveis fica justamente ali perto da bateria, e nunca tive problemas.
Aguardo dicas a respeito.
Abs.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Bom dia sr. Luiz.
Se não achar o cabo, recomendo que compre um porta max fusível, que aguenta bem melhor a corrente da ventoinha. Esses porta fusíveis comuns não prestam e derretem com muita facilidade, mas resta saber o motivo do fio ter queimado.
Será que o motor da ventoinha não entrou em curto?
Se não achar o cabo, recomendo que compre um porta max fusível, que aguenta bem melhor a corrente da ventoinha. Esses porta fusíveis comuns não prestam e derretem com muita facilidade, mas resta saber o motivo do fio ter queimado.
Será que o motor da ventoinha não entrou em curto?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Olá tyo.
Sim, são dois problemas diferentes. Um é a substituição do cabo, o outro é descobrir a causa do derretimento do mesmo. Eu já substituí o eletroventilador uma vez, preventivamente. Até doei o antigo para um usuário aqui do fórum.
Obrigado pela dica do porta fusível.
Abs
Sim, são dois problemas diferentes. Um é a substituição do cabo, o outro é descobrir a causa do derretimento do mesmo. Eu já substituí o eletroventilador uma vez, preventivamente. Até doei o antigo para um usuário aqui do fórum.
Obrigado pela dica do porta fusível.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Olá pessoal!
Ainda não tive oportunidade de examinar o que aconteceu com minha ventoinha, mas tive um mau presentimento a respeito.
Muitos eletricistas desconhecem que os Monzas tubarão com ar condicionado possuem o tal cabo fusível (fusible cable ou fusible wire) para proteger o sistema da ventoinha, então é possível que algum Monza esteja rodando por aí com um fio comum no lugar do cabo fusivel.
Eu mesmo estou na dúvida se o fio que derreteu é mesmo um cabo fusível ou se meu carro já teve problema e colocaram um fio qualquer. Se colocaram, eu tive sorte de ter derretido só um pedacinho do fio, e não queimado o chicote todo, como já me disseram que viram acontecer num Kadett. O que reforça minha suspeita é que lí que o cabo fusível quando queima não afeta os demais cabos, o isolamento dele evita isso. No meu Monza o cabo principal ficou levemente chamuscado e o cabo do rádio derreteu seu isolamento.
Vi esse vídeo no Youtube falando sobre o assunto. O cara afirma que Monza não tem proteção no circuito da ventoinha. Na verdade tem, mas pouca gente conhece esse tal de cabo fusível: https://youtu.be/EG1XLHQZDxc
Sugiro aos amigos que dêm uma checada para ver se seus Monzas estão com o cabo fusível original.
Abs
Ainda não tive oportunidade de examinar o que aconteceu com minha ventoinha, mas tive um mau presentimento a respeito.
Muitos eletricistas desconhecem que os Monzas tubarão com ar condicionado possuem o tal cabo fusível (fusible cable ou fusible wire) para proteger o sistema da ventoinha, então é possível que algum Monza esteja rodando por aí com um fio comum no lugar do cabo fusivel.
Eu mesmo estou na dúvida se o fio que derreteu é mesmo um cabo fusível ou se meu carro já teve problema e colocaram um fio qualquer. Se colocaram, eu tive sorte de ter derretido só um pedacinho do fio, e não queimado o chicote todo, como já me disseram que viram acontecer num Kadett. O que reforça minha suspeita é que lí que o cabo fusível quando queima não afeta os demais cabos, o isolamento dele evita isso. No meu Monza o cabo principal ficou levemente chamuscado e o cabo do rádio derreteu seu isolamento.

Vi esse vídeo no Youtube falando sobre o assunto. O cara afirma que Monza não tem proteção no circuito da ventoinha. Na verdade tem, mas pouca gente conhece esse tal de cabo fusível: https://youtu.be/EG1XLHQZDxc
Sugiro aos amigos que dêm uma checada para ver se seus Monzas estão com o cabo fusível original.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Olá pessoal.
Como eu escrevi tempos atrás, o cabo fusível de proteção do eletroventilador do meu Monza GLS 2.0 1994 (EFI) derreteu e acendeu a luz de superaquecimento do motor. Sem maiores problemas, pois a luz acende antes de queimar junta ou qualquer outra consequência.
Testei o motor do eletroventilador e ele estava OK.
Na caixa de fusíveis nada de anormal. O relé de alta velocidade dava o clique quando o ponteiro da temperatura atingia o meio da escala. O relé de baixa também dava o clique ao ser ligado o ar condicionado (está sem gás e no compressor não funciona, mas o eletroventilador é comandado ao se ligar o ar) mas o ventilador não entrava, mesmo depois que improvisei um porta-fusíveis e um fusível de 25 A (não encontrei um de 30A na minha caixa de utilidades).
Dei uma examinada no plugue do ventilador, que se apresentava com uma parte do plástico derretida. Mas esse derretimento já é antigo.
Depois de encaixar e desencaixar o plugue diversas vezes, o eletroventilador entrou.
Cheguei então à duas possíveis causas do cabo fusível ter queimado e do eletroventilador não ter entrado depois que instalei um fusível comum. Aparentemente o plugue estava com mau contato, o que gerava calor (derretimento do plugue) e aumento da amperagem, derretendo o cabo fusível. Ou o próprio cabo estava velho e com zinabre e derreteu sozinho. De qualquer forma, vou providenciar um porta-fusível parrudo e um fusível de 30A, e vou também dar um jeito no plugue. Substituir ou ligar direto os dois fios com conectores de fio apropriados.
Meu Monza tem um fator agravante no sistema, o eletroventilador só entra na velocidade alta, o que sobrecarrega mais o plugue dele. A baixa velocidade só entra ao se ligar o ar condicionado.
Sugiro aos colegas que examinem seus plugues, para não serem pegos de surpresa na rua com o mesmo problema que eu tive.
Abs
Como eu escrevi tempos atrás, o cabo fusível de proteção do eletroventilador do meu Monza GLS 2.0 1994 (EFI) derreteu e acendeu a luz de superaquecimento do motor. Sem maiores problemas, pois a luz acende antes de queimar junta ou qualquer outra consequência.
Testei o motor do eletroventilador e ele estava OK.
Na caixa de fusíveis nada de anormal. O relé de alta velocidade dava o clique quando o ponteiro da temperatura atingia o meio da escala. O relé de baixa também dava o clique ao ser ligado o ar condicionado (está sem gás e no compressor não funciona, mas o eletroventilador é comandado ao se ligar o ar) mas o ventilador não entrava, mesmo depois que improvisei um porta-fusíveis e um fusível de 25 A (não encontrei um de 30A na minha caixa de utilidades).
Dei uma examinada no plugue do ventilador, que se apresentava com uma parte do plástico derretida. Mas esse derretimento já é antigo.
Depois de encaixar e desencaixar o plugue diversas vezes, o eletroventilador entrou.
Cheguei então à duas possíveis causas do cabo fusível ter queimado e do eletroventilador não ter entrado depois que instalei um fusível comum. Aparentemente o plugue estava com mau contato, o que gerava calor (derretimento do plugue) e aumento da amperagem, derretendo o cabo fusível. Ou o próprio cabo estava velho e com zinabre e derreteu sozinho. De qualquer forma, vou providenciar um porta-fusível parrudo e um fusível de 30A, e vou também dar um jeito no plugue. Substituir ou ligar direto os dois fios com conectores de fio apropriados.
Meu Monza tem um fator agravante no sistema, o eletroventilador só entra na velocidade alta, o que sobrecarrega mais o plugue dele. A baixa velocidade só entra ao se ligar o ar condicionado.
Sugiro aos colegas que examinem seus plugues, para não serem pegos de surpresa na rua com o mesmo problema que eu tive.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
O plugue da minha também já derreteu. Eu refiz com terminais fêmeas sem plugue mesmo.
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Re: Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Olá pessoal!
Continuando com o caso do cabo fusível da alimentação do eletroventilador do radiador do motor, eu havia improvisado uma gambiarra com um porta fusível de rádio e um fusível de vidro de 25A. O fusível aguentou, mas o porta fusível de plástico transparente derreteu. Comprei então no AliExpress um kit com 5 porta fusíveis automotivos, com blindagem contra água, e alguns (muitos) fusíveis normais. Não são mini fusíveis como os usados no Monza. Também não são os Max. A fiação por enquanto é provisória, pois fiz a coisa na maior pressa. Depois otimizo o trajeto dos fios. Aqui uma foto de como ficou: Nota: o fio vermelho (original do Monza) alimenta todo o sistema do carro. O fio fino preto alimenta o rádio (não sei se é original do Monza). O fio branco é o que alimenta a ventoinha. O original era um fio mais fino, verde com listras brancas.
Abs
Continuando com o caso do cabo fusível da alimentação do eletroventilador do radiador do motor, eu havia improvisado uma gambiarra com um porta fusível de rádio e um fusível de vidro de 25A. O fusível aguentou, mas o porta fusível de plástico transparente derreteu. Comprei então no AliExpress um kit com 5 porta fusíveis automotivos, com blindagem contra água, e alguns (muitos) fusíveis normais. Não são mini fusíveis como os usados no Monza. Também não são os Max. A fiação por enquanto é provisória, pois fiz a coisa na maior pressa. Depois otimizo o trajeto dos fios. Aqui uma foto de como ficou: Nota: o fio vermelho (original do Monza) alimenta todo o sistema do carro. O fio fino preto alimenta o rádio (não sei se é original do Monza). O fio branco é o que alimenta a ventoinha. O original era um fio mais fino, verde com listras brancas.
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
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Re: Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Ola, boa noite a todos.
Interessante este método de proteção. Mas venho aqui com uma pergunta um pouco diferente, pois suspeito que no meu Monza (GLS 94), apenas a primeira velocidade da ventoinha esta entrando...
Com ar ligado ela logo arma e passa a girar na velocidades menor (consigo medir tensão no resistor). Porém em dias muito quentes isso não dá conta e a temperatura vai subindo, até que eu desligo o ar.
O curioso é que sem o ar, quando o ponteiro passa do meio da escala, é acionado o eletroventilador também na velocidade 1... não percebi em nenhum momento a velocidade 2 entrar (sem tensão em cima do resistor).
Está correto o meu raciocínio?
Obrigado.
Interessante este método de proteção. Mas venho aqui com uma pergunta um pouco diferente, pois suspeito que no meu Monza (GLS 94), apenas a primeira velocidade da ventoinha esta entrando...
Com ar ligado ela logo arma e passa a girar na velocidades menor (consigo medir tensão no resistor). Porém em dias muito quentes isso não dá conta e a temperatura vai subindo, até que eu desligo o ar.
O curioso é que sem o ar, quando o ponteiro passa do meio da escala, é acionado o eletroventilador também na velocidade 1... não percebi em nenhum momento a velocidade 2 entrar (sem tensão em cima do resistor).
Está correto o meu raciocínio?
Obrigado.
Ex GL 2.0 95/95 Gasolina/GNV (DH, VE, TE, VV) - Desde 06/2002 a 06/2007
Atual GLS 93/94 - Gasolina - Completo - Desde 07/2010
Chevrolet - Andando na frente
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