Freio de mão no freio a disco
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 849
- Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Freio de mão no freio a disco
Tenho no meu Monza o eixo traseiro do Kadett GSI, com discos.
Meu freio de mão não dava regulagem, acabei trocando o cabo por outro idêntico, porém o problema persiste.
Num primeiro momento ele fica na altura correta, porém na terceira ou quarta puxada ele já fica alto e não freia quase nada… não me lembro desse tipo problema nos freios a tambor.
Alguma sugestão???
Obs: Ouvi falar que o freio de mão do Vectra A teria um sistema diferente, porém não sei se eh possível adaptar…
Meu freio de mão não dava regulagem, acabei trocando o cabo por outro idêntico, porém o problema persiste.
Num primeiro momento ele fica na altura correta, porém na terceira ou quarta puxada ele já fica alto e não freia quase nada… não me lembro desse tipo problema nos freios a tambor.
Alguma sugestão???
Obs: Ouvi falar que o freio de mão do Vectra A teria um sistema diferente, porém não sei se eh possível adaptar…
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Mensagens: 9178
- Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
- Cidade: Cajamar
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Freio de mão no freio a disco
Boa noite!
O freio do Vectra A é totalmente diferente do Kadett GSI. Um não é compatível ao outro.
Nos freios do Kadett GSI, o freio de mão é feito pela pinça no disco. Possui um sistema de auto regulagem no êmbolo da pinça, acredito que seu problema esteja aí.
Abraço
O freio do Vectra A é totalmente diferente do Kadett GSI. Um não é compatível ao outro.
Nos freios do Kadett GSI, o freio de mão é feito pela pinça no disco. Possui um sistema de auto regulagem no êmbolo da pinça, acredito que seu problema esteja aí.
Abraço
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 849
- Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Freio de mão no freio a disco
luiz sle escreveu: ↑20 Fev 2023, 00:01 Boa noite!
O freio do Vectra A é totalmente diferente do Kadett GSI. Um não é compatível ao outro.
Nos freios do Kadett GSI, o freio de mão é feito pela pinça no disco. Possui um sistema de auto regulagem no êmbolo da pinça, acredito que seu problema esteja aí.
Abraço
Sim sim, meu problema eh na traseira (eixo do GSI)
Por mais que eu regule, o carro acaba não freando e o freio de mão sobre na primeira puxada.
Hoje na mecânica reparamos que o disco nao estava marcado uniformemente, mostrando que o desgaste na pastilha estava irregular (disco eh novo)
Estou supondo que tenho um problema nas pinças... O que vocês acham?
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3578
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Freio de mão no freio a disco
Com certeza são as pinças, já passei por isso numa Renault Master que tem o freio de mão nas pinças tbm.geese howard escreveu: ↑08 Abr 2023, 19:18luiz sle escreveu: ↑20 Fev 2023, 00:01 Boa noite!
O freio do Vectra A é totalmente diferente do Kadett GSI. Um não é compatível ao outro.
Nos freios do Kadett GSI, o freio de mão é feito pela pinça no disco. Possui um sistema de auto regulagem no êmbolo da pinça, acredito que seu problema esteja aí.
Abraço
Sim sim, meu problema eh na traseira (eixo do GSI)
Por mais que eu regule, o carro acaba não freando e o freio de mão sobre na primeira puxada.
Hoje na mecânica reparamos que o disco não estava marcado uniformemente, mostrando que o desgaste na pastilha estava irregular (disco eh novo)
Estou supondo que tenho um problema nas pinças...o que vocês acham?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Freio de mão no freio a disco
Já resolvi um problema desse tipo em um Monza Club 94, com freio a disco nas 4 rodas de fábrica. Lembrando que o sistema de freios a disco e tambor do Monza são iguais aos do Kadett para o mesmo ano de fabricação.geese howard escreveu: ↑08 Abr 2023, 19:18
Sim sim, meu problema eh na traseira (eixo do GSI)
Por mais que eu regule, o carro acaba não freando e o freio de mão sobre na primeira puxada.
Hoje na mecânica reparamos que o disco não estava marcado uniformemente, mostrando que o desgaste na pastilha estava irregular (disco eh novo)
Estou supondo que tenho um problema nas pinças... O que vocês acham?
No caso do Monza Club do meu amigo, haviam dois problemas relacionados ao freio traseiro.
O primeiro eram os pinos deslizantes das pinças totalmente engripados, deu até muito trabalho para libera-los.
O segundo problema era a montagem errada das pastilhas no embolo, que fazia um desgaste errado, onde não pegava totalmente no disco.
Colocamos um jogo de pastilhas novas e de boa qualidade já com a montagem correta.
A eficiência do freio de serviço e do freio de mão mudou muito e ficaram ótimos.
A pastilha do freio a disco traseira do Monza/Kadett tem um pino no seu dorso, que deve estar encaixado em uma das ranhuras do embolo. Se Não encaixar corretamente e o pino ficar na parte alta, o embolo não pegará totalmente no dorso da pastilha e emburrará somente a parte de trás contra o disco, fazendo desgastar prematuramente e de forma desigual, pois o material de atrito não estará por completo no disco.
Verifique se seu caso não é como esse.
Outra coisa, como no seu caso é adaptação, tenha certeza de que o cabo do freio demão está ancorado corretamente na carroceria e tem aplicação ao Monza com disco na traseira.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 849
- Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Freio de mão no freio a disco
O freio de mão esta ok. Sobraram então as pinças mesmo.
Vou ver alguma oficina especializada nisso e levar o monzao.
Vou ver alguma oficina especializada nisso e levar o monzao.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 849
- Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Freio de mão no freio a disco
Ontem dei uma volta num Monza 1993… qta diferença no freio!!!
O sistema é diferente dos 1991 ou é o meu que esta ruim mesmo??
O sistema é diferente dos 1991 ou é o meu que esta ruim mesmo??
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Freio de mão no freio a disco
Não temos como afirmar sem conhecer o seu carro.geese howard escreveu: ↑22 Abr 2023, 23:09 Ontem dei uma volta num Monza 1993… qta diferença no freio!!!
O sistema é diferente dos 1991 ou é o meu que esta ruim mesmo??
O fato é que seu Monza não saiu de fábrica com freio a disco na traseira, fora isso, é sabido que em se tratando de freios de Monza, o sistema Bendix é mais leve do que o sistema Varga/Ate.
Ainda tem a idade e não sabemos como foi tratado as manutenções preventivas e as corretivas no sistema ao longo dos anos.
Somente uma avaliação com carro presente para sabermos como está a eficiência de freio do seu Monza.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP