Corte de Ignição Monza MPFI (RESOLVIDO)
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Corte de Ignição Monza MPFI (RESOLVIDO)
Boa pessoal.
Monza 500EF MPFI, 90, s/ EZK, LE-JETRONIC, com TSZ atrás do farol, simplesmente corta a ignição e para a qualquer momento, não há uma hora específica para acontecer, parado, andando, subida, descida, frio, quente, na primeira partida, depois de varias horas funcionando, longe de casa, perto de casa, dentro de casa. A dificuldade é que quando quero fazer as medidas o mesmo volta a funcionar. Partida normal, bateria bem carregada. No esquema que tenho não consta a ligação da bobina impulsora. Dicas?. Obrigado.
https://www.imagevenue.com/ME15C8W7
Monza 500EF MPFI, 90, s/ EZK, LE-JETRONIC, com TSZ atrás do farol, simplesmente corta a ignição e para a qualquer momento, não há uma hora específica para acontecer, parado, andando, subida, descida, frio, quente, na primeira partida, depois de varias horas funcionando, longe de casa, perto de casa, dentro de casa. A dificuldade é que quando quero fazer as medidas o mesmo volta a funcionar. Partida normal, bateria bem carregada. No esquema que tenho não consta a ligação da bobina impulsora. Dicas?. Obrigado.
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Editado pela última vez por Bernardoni em 20 Set 2022, 16:00, em um total de 1 vez.
- tyo
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Re: Corte de Ignição Monza MPFI
Quando tem esse corte, o conta giros cai imediatamente mesmo com o motor ainda girando?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Corte de Ignição Monza MPFI
Putz, não reparei, boa pergunta. Tudo acontece tão rápido que nem me atentei para esse detalhe. Vou tentar levantar e retorno com a resposta.
Editado pela última vez por Bernardoni em 19 Set 2022, 19:24, em um total de 1 vez.
- tyo
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Re: Corte de Ignição Monza MPFI
Dá uma olhada, se cair na hora ai pode ser problema na bobina impulsora (fica dentro do distribuidor) ou no módulo de ignição. Se não cair ai pode ser bobina, rotor tampa do distribuidor ou não ser uma falha de ignição, pode ser problema na bomba de combustível.Bernardoni escreveu: ↑19 Set 2022, 18:36 Putz, não reparei, boa pergunta. Tudo acontece tão rápido que nem me atentei para esse detalhe. Vou tentar levantar e retorno com a resposta.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Corte de Ignição Monza MPFI
Montei uma linha de diagnóstico, vou verificar estes itens e retorno com o resultado. Podem alterar a vontade, acrescentem mais itens se acharem conveniente.
Monza 500EF 90 LE-Jetronic
Motor cortando
Sequência para diagnóstico
Lembrar que durante manutenção na bateria, havia um chicote sedo esmagado pela mesma. (VERIFICAR)
1-tem combustével?
2-obstruçao de ar para o motor?
3-tem centelha?
4-tem boa carga de bateria?
5-tem bom aterramento no motor?
6-tem bom aterramento nos pinos 5, 13 e 25 da ECU?
7-tem 12V pós-chave nos pinos:
-4 da TSZ-I?
-15 da bobina de ign?
-15 do rele principal?
8-tem 12V direto da bateria nos pino 30 do rele principal?
9-medir resistência no fio que liga o pino 15 da bob de ign ao pino 4 da TSZ-I, fio resistívo deve ter 0,8 ohms
10-somente durante a partida deverá ter 12V nos pinos:
-4 da ECU
-50 do rele principal
11-durante a partida e durante o funcionamento do motor, deverá haver um pulso vindo da bobina impulsora nos pinos:
-1 da ECU
-1 da TSZ-I
12-durante a partida e durante o funcionamento do motor, deverá haver um pulso amplificado nos pinos:
-1 da bob de ign
-6 da TSZ-I
13-durante a partida e durante o funcionamento do motor, se houver pulso da bobina impulsora nos testes acima, deverá haver 12V nos pinos:
-87 e 87b do rele principal que por sua vez alimentará com 12V os pinos:
-31 32 33 34 dos injetores
-9 da ECU
-9 do MAF
-3 do interruptor de lenta
-2 do adicionador de ar e
-positivo para a bomba de combustível
14-caso tudo esteja normal até aqui, deverá haver pulso negativo visndos da ECU nos terminais 1, 2, 3 e 4 dos injetores
OBS: para que haja centelha, é necessário que tenha pulso na bobina impulsora, tal pulso aciona um temporizador interno atravé do pino 1 do rele principal que o mantém ativado tempo suficiente até que o próximo pulso aconteça sem que haja tempo do desligameento deste rele, mantendo-o ligado constantemente, rele este que alimentara os componentes do item 13 da lista acima.
Monza 500EF 90 LE-Jetronic
Motor cortando
Sequência para diagnóstico
Lembrar que durante manutenção na bateria, havia um chicote sedo esmagado pela mesma. (VERIFICAR)
1-tem combustével?
2-obstruçao de ar para o motor?
3-tem centelha?
4-tem boa carga de bateria?
5-tem bom aterramento no motor?
6-tem bom aterramento nos pinos 5, 13 e 25 da ECU?
7-tem 12V pós-chave nos pinos:
-4 da TSZ-I?
-15 da bobina de ign?
-15 do rele principal?
8-tem 12V direto da bateria nos pino 30 do rele principal?
9-medir resistência no fio que liga o pino 15 da bob de ign ao pino 4 da TSZ-I, fio resistívo deve ter 0,8 ohms
10-somente durante a partida deverá ter 12V nos pinos:
-4 da ECU
-50 do rele principal
11-durante a partida e durante o funcionamento do motor, deverá haver um pulso vindo da bobina impulsora nos pinos:
-1 da ECU
-1 da TSZ-I
12-durante a partida e durante o funcionamento do motor, deverá haver um pulso amplificado nos pinos:
-1 da bob de ign
-6 da TSZ-I
13-durante a partida e durante o funcionamento do motor, se houver pulso da bobina impulsora nos testes acima, deverá haver 12V nos pinos:
-87 e 87b do rele principal que por sua vez alimentará com 12V os pinos:
-31 32 33 34 dos injetores
-9 da ECU
-9 do MAF
-3 do interruptor de lenta
-2 do adicionador de ar e
-positivo para a bomba de combustível
14-caso tudo esteja normal até aqui, deverá haver pulso negativo visndos da ECU nos terminais 1, 2, 3 e 4 dos injetores
OBS: para que haja centelha, é necessário que tenha pulso na bobina impulsora, tal pulso aciona um temporizador interno atravé do pino 1 do rele principal que o mantém ativado tempo suficiente até que o próximo pulso aconteça sem que haja tempo do desligameento deste rele, mantendo-o ligado constantemente, rele este que alimentara os componentes do item 13 da lista acima.
- Carlos A. Freire
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Re: Corte de Ignição Monza MPFI
Fica atento ao relé da bomba de combustível. No Monza e no Kadett MPFI tem alto índice de problemas. O mais comum é mau contato ou solda fria.
Ele fica localizado no compartimento do motor, perto da bobina de ignição. Tire a capa e análise as soldas. Se necessário e comprovado mau contato, é só fazer a ressolda dos pontos ruins na pci.
Ele fica localizado no compartimento do motor, perto da bobina de ignição. Tire a capa e análise as soldas. Se necessário e comprovado mau contato, é só fazer a ressolda dos pontos ruins na pci.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Corte de Ignição Monza MPFI
Muito bem lembrado Carlos A. Freire, vou me atentar para esse detalhe também.
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Re: Corte de Ignição Monza MPFI
Pessoal, acho que identifiquei o problema. Dei sorte de pegar o defeito hoje de manhã quando o carro não pegou na partida. Fui direto na bobina impulsora. Quando media a resistência da bobina pelos fios, dava infinita e quando media pelos terminais expostos no distribuidor, dava 1.5kohms. Logo concluí que era fio partido, precipitadamente, pois, removi os dois fios para confirmar o defeito e ""ZAS"", estavam bons, montei tudo de novo e o sistema estava normal. Decepção, mas, eu já tinha recebido a dica quando medi e deu falha, então, testei novamente os fios individualmente e fora do carro, percebi uma leve e sutil falha num dos fios, então notei que poderia ser bem no local de crimpagem do fio ao pequeno conector metálico, e com um alicate de corte, fiz uma pressão, apertando ainda mais o fio neste local. Após novos teste sem falhas, montei tudo no local de origem e dei a partida, pegou quenem um relógio suíço. Fiz um bom teste em movimento e até agora, OK.
Agradeço a cooperação de vocês.
Agradeço a cooperação de vocês.