Então eu perguntei quanto queria no carro e ele me disse: - Nada, é presente!

Obviamente que aceitei mesmo se tratando de um Volkswagen

E é dessa forma que agora vocês terão acesso aos custos do carro.
Primeiramente quero agradecer ao meu irmão Ronald Nogueira que gentilmente me cedeu o carro utilizado neste estudo e na sequência vamos começar calculando o Custo Por Quilômetro Rodado desde a doação do veículo em 1 de Setembro de 2019, confira:
O custo de mantenimento de um Volkswagen GOL CL 1.8 1989
Neste tópico sobre Custo por Quilômetro Rodado vamos abordar o custo de se manter um veículo, no caso um Volkswagen GOL CL 1.8 ano/modelo 1989

CQRM - Esse é o Custo por Quilômetro Rodado Mínimo que contempla apenas a desvalorização do veículo e os gastos fixos, ou seja, todas as despesas que você terá independente da utilização ou não do veículo somados ao Custo de Oportunidade. Como “gastos fixos” subentende-se os gastos anuais que todo proprietário de veículo tem: Licenciamento, IPVA, Seguro Obrigatório, ou seja, toda a documentação exigida para a circulação regular do veículo. Esses são gastos que todo mundo tem, não há como fugir deles. Entretanto aqui já começam as regras do Custo x Benefício pois nem sempre quem terá um gasto maior terá necessariamente um Custo por Quilômetro Rodado maior, na verdade o que irá determinar o custo é o quanto você roda com o veículo (benefício), afinal quanto mais se roda com o veículo mais se diluem os gastos fixos. Este é o tipo de custo que serve para qualquer veículo semelhante ao que está sendo analisado e avaliado.
CQRM = [(P + COP - V) / Q] + [(L + COL) / Q]
Sendo: P = Preço pago no veículo, COP = Custo de Oportunidade sobre o Preço do veículo, V = valor Venal atualizado do veículo, Q = Quilometragem atual do veículo, L = despesas com Licenciamento (IPVA, seguro obrigatório e o licenciamento propriamente dito), COL = Custo de Oportunidade sobre o valor gasto com Licenciamento.
Custo de Oportunidade é o que você deixa de ganhar se o dinheiro estivesse aplicado em alguma aplicação financeira ou simplesmente a atualização do valor pelo índice oficial de inflação ou qualquer outro que o valha.
O Custo de Oportunidade é calculado somando-se: P + COP (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COP (do mês anterior) e no caso do COL é: L + COL (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COL (do mês anterior)
CQRE - Esse é o Custo por Quilômetro Rodado Efetivo que inclui além da desvalorização do veículo e os gastos fixos do CQRM, os gastos com combustível e manutenção, gastos esses que dependem diretamente da utilização do veículo novamente somados ao Custo de Oportunidade. Aqui é o quanto se gasta para rodar com o veículo: gasolina, etanol, óleo lubrificante, pneu, freios, revisões em geral, entre outros. Esse é o tipo de gasto que vai depender do uso que se faz do veículo, quem roda mais terá um gasto maior, quem roda menos terá um gasto menor. Esses são tipos de gastos que todo proprietário tem também, mas não são iguais porque existem proprietários de veículos que vão optar por rodar com gasolina, outros vão optar por rodar com etanol se o carro tiver motor flexível, outros diesel, enfim, esse custo é uma ótima referência de quanto se gasta com esses itens mas não são os mesmos gastos que todo veículo igual ou semelhante terá, ou seja, serve de referência apenas se o combustível utilizado for o mesmo, os preços praticados forem semelhantes e sobretudo se o veículo em questão rodar a mesma quantidade de quilômetros que o carro que está sendo analisado ou avaliado rodar também.
CQRE = [(C + COC) /Q] + [(M + COM) / Q] + CQRM
Sendo: C = despesas com Combustível, COC = Custo de Oportunidade sobre os valores gastos com Combustível, M = despesas com Manutenção, COM = Custo de Oportunidade sobre valores gastos com Manutenção
O COC é calculado somando-se: C + COC (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COC (do mês anterior) e o COM é calculado somando-se: C + COM (do mês anterior) x índice de correção escolhido + COM (do mês anterior)
CQRG - Esse é o Custo por Quilômetro Rodado Global que inclui além da desvalorização do veículo e os gastos fixos do CQRM, os gastos com combustível e manutenção do CQRE e os gastos extras e ou específicos que dependem ou não da utilização direta do veículo mais o Custo de Oportunidade. Aqui incluem-se aqueles gastos bem específicos que vão variar de proprietário para proprietário, por exemplo: aqui entra o custo do seguro do veículo e nem todo proprietário contrata seguro do veículo, aqui entram os gastos com multas, colisões, estacionamentos, pedágios e não é todo proprietário de veículo que tem esse tipo de gasto, ou se os tem não são iguais em valores, ou seja, este último custo é bem específico do carro que está sendo analisado não valendo para outros veículos semelhantes.
CQRG = [(D + E + CODE) / Q] + GQRE
Sendo: D = Despesas Específicas como gasto com segurança do veículo por exemplo, E = gastos Extras como estacionamento, lavagens, pedágios, multas, franquia de seguro, etc...
O CODE é calculado somando-se: D + E + CODE (do mês anterior) x índice de correção escolhido + CODE (do mês anterior)