Leo
Como disseram os colegas, pode ser muita coisa.
Eu, se fosse você, tiraria o motor de arranque e levaria para uma auto elétrica para testar.
O automático de partida exige uma corrente forte. Muitas vezes a fiação da chave até ele se deteriora e oferece muita resistência.
Alguns proprietários instalam um relé para alimentar o automático com corrente direto da bateria. Assim a corrente chega com tudo.
Sobre comprar um motor de arranque original, eu não faria isso. O original é de uma geração anterior, de acionamento direto, sem caixa de redução.
Esses arranques funcionam bem, mas gastam muita energia da bateria.
Eu ainda mantenho o original no meu Monza, mas ele está nas últimas. Buchas gastas e escovas também nos mínimos.
Tenho guardados dois motores de arranque. Um Euro chinês e um Delco Remy. O Euro eu até instalei uma vez, mas removi porque apareceu um ruído estranho. Acaba que o ruído não era do arranque.
Comprei o Delco numa oferta imperdível de R$360,00, mas não tive até hoje disposição para instalar mais nenhum dos dois. Numa pesquisa recente encontrei o mesmo a R$580,00. Como tudo está subindo assustadoramente, já não deve mais estar a esse preço.
Terça feira vou ter que buscar essa disposição, pois meu motor não está girando bem na partida. Inicia o giro e faz um bruuuuum e pára. Acho que o arranque pifou de vez.
Sobre ser plug & play, o Euro é. Você tira o Bosch original e instala o Euro. Já o Delco exige uma pequena modificação, pois ele não possui um conector macho adequado ao conector fêmea do carro. Coisa boba.
Abs