Arrefecimento
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Arrefecimento
Galera, qual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
- Robson B
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1995
Re: Arrefecimento
Eu particularmente, recomendo o Paraflu. Já são anos de uso, não só no Monza, mas em outros carros que tive, e os que tem aqui na família. E posso afirmar que, se tem um aditivo de arrefecimento, que realmente "cumpre" a função de proteger, e manter em ordem o sistema, é esse!
Att.
®Robson B.
®Robson B.

- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
Igorqual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Essa pergunta pode ter várias respostas.
Alguns dirão que é o Paraflu verde, outros dirão que é o vermelho, outros citarão outras marcas, e você vai ter que decidir por você.
Mesmo porque as respostas nunca serão baseadas em testes, e sim em impressões pessoais de usuários, tipo "uso há tantos anos e funciona".
Sobre a água desmineralizada citada por você, tenho Monza desde 1998 e sempre usei água da torneira, como manda o manual. Sempre funcionou tudo a contento e o sistema está limpo até hoje: Claro que se na sua cidade a água da torneira não é confiável, você pode usar a destilada ou desmineralizada.
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza GL
Eu tenho usado o Paraflu vermelho. Não sei se é falsa impressão minha, mas me pareceu mais forte que o Paraflu verde, ou seja, se o sistema não estiver em dia, pode provocar alguns vazamentos.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Ano: 1992
Água da bica e não oxidou? Parabéns ao senhor, primeira pessoa que me diz isso, kkkk. Alguns dizem que água de fonte é boa também por não conter cloro. Eu tenho água deionizada, comprei 2 galão de 5l. Mas irei colocar um Paraflu ou até mesmo Magnet Marelli também muito com com uma desmineralizada, pq acho que meu radiador está indo para o saco... Alguma aleta deve ter furado, recentemente fui fazendo elétrica dele, quando eu estava fazendo a buzina percebi que tem uma parte mais escura no radiador, parecendo com um vazamento, passa a mão e está seco, mas acredito que esteja marcado por causa do aditivo. Meu carro já vazou pela mangueira da termostática e ficou o aditivo no chão, demorou algumas semanas para a marca do rosa sair, mesmo seco.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑18 Jun 2021, 12:12Igorqual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Alguns dirão que é o Paraflu verde, outros dirão que é o vermelho, outros citarão outras marcas, e você vai ter que decidir por você.
Mesmo porque as respostas nunca serão baseadas em testes, e sim em impressões pessoais de usuários, tipo "uso há tantos anos e funciona".
Sobre a água desmineralizada citada por você, tenho Monza desde 1998 e sempre usei água da torneira, como manda o manual. Sempre funcionou tudo a contento e o sistema está limpo até hoje:
Screenshot_45.jpg
Claro que se na sua cidade a água da torneira não é confiável, você pode usar a destilada ou desmineralizada.
Abs
Igor Azevedo,
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
Igor
Sempre usei água da bica (torneira) nos meus carros, sem problemas. Aliás, é o que manda o manual do proprietário.
E a mistura água+aditivo permanece verdinha mesmo após passados alguns anos. Não troco todo ano o aditivo. Nisso eu não sigo o manual.
Sou preguiçoso.
Você falou em aleta furada. As aletas não contém líquido. Podem furar que não ocorre vazamento. Já os caninhos por onde o fluido caminha aí sim, se furarem ou a solda estourar, vão vazar.
Tenho outros dois carros: um Fiat Uno Way, que usa o aditivo vermelho (esse eu mando sempre trocar em oficina, não sei que água colocam) e um Fiat Mille EX. Nesse último uso o mesmo aditivo (Paraflu verde - que agora tem outro nome que não me lembro no momento) e a mesma água. Mas com poucos dias aquele verdinho dá lugar a uma cor escura. Tem a ver com o motor. Já fiz limpeza das galerias do motor, mas continua escurecendo a mistura. O mesmo ocorre com o óleo do motor. Pouco depois de trocar ele já fica escuro. No Monza o óleo continua na cor original mesmo depois de um ano da troca. São mistérios da mecânica automotiva.
Nota: sobre o cloro na água da torneira, ele não permanece por muito tempo na água. No motor então ele evapora rapidinho. Some logo.
Abs
Sempre usei água da bica (torneira) nos meus carros, sem problemas. Aliás, é o que manda o manual do proprietário.
E a mistura água+aditivo permanece verdinha mesmo após passados alguns anos. Não troco todo ano o aditivo. Nisso eu não sigo o manual.

Você falou em aleta furada. As aletas não contém líquido. Podem furar que não ocorre vazamento. Já os caninhos por onde o fluido caminha aí sim, se furarem ou a solda estourar, vão vazar.
Tenho outros dois carros: um Fiat Uno Way, que usa o aditivo vermelho (esse eu mando sempre trocar em oficina, não sei que água colocam) e um Fiat Mille EX. Nesse último uso o mesmo aditivo (Paraflu verde - que agora tem outro nome que não me lembro no momento) e a mesma água. Mas com poucos dias aquele verdinho dá lugar a uma cor escura. Tem a ver com o motor. Já fiz limpeza das galerias do motor, mas continua escurecendo a mistura. O mesmo ocorre com o óleo do motor. Pouco depois de trocar ele já fica escuro. No Monza o óleo continua na cor original mesmo depois de um ano da troca. São mistérios da mecânica automotiva.

Nota: sobre o cloro na água da torneira, ele não permanece por muito tempo na água. No motor então ele evapora rapidinho. Some logo.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 30 Set 2021, 09:40, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
Então vai ter mais uma pessoa a dizer isso, kkk! Eu faço como o Luiz uso o aditivo com água da torneira e nunca tive problemas com isso, kk! No meu caso eu uso o Petronas Coolant e troco a cada 2 anos.Igor Azevedo escreveu: ↑30 Set 2021, 08:06Água da bica e não oxidou? Parabéns ao senhor, primeira pessoa que me diz isso, kkkk. Alguns dizem que água de fonte é boa também por não conter cloro. Eu tenho água deionizada, comprei 2 galão de 5l. Mas irei colocar um Paraflu ou até mesmo Magnet Marelli também muito com com uma desmineralizada, pq acho que meu radiador está indo para o saco... Alguma aleta deve ter furado, recentemente fui fazendo elétrica dele, quando eu estava fazendo a buzina percebi que tem uma parte mais escura no radiador, parecendo com um vazamento, passa a mão e está seco, mas acredito que esteja marcado por causa do aditivo. Meu carro já vazou pela mangueira da termostática e ficou o aditivo no chão, demorou algumas semanas para a marca do rosa sair, mesmo seco.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑18 Jun 2021, 12:12Igorqual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Sobre a água desmineralizada citada por você, tenho Monza desde 1998 e sempre usei água da torneira, como manda o manual. Sempre funcionou tudo a contento e o sistema está limpo até hoje:
Screenshot_45.jpg
Claro que se na sua cidade a água da torneira não é confiável, você pode usar a destilada ou desmineralizada.
Abs
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Bom dia!
Utilizo Delphi RL10008, coloração rosa, orgânico e concentrado, ou seja, que necessita diluição, conforme manda o fabricante. Utilizo na diluição, 50% água desmineralizada, pois é barato e encontro com facilidade na minha região.
Conforme imagem, durabilidade de 5 anos ou 240.000 quilômetros.

O ideal é testar o fluído com termodensímetro, para evitar trocas e gastos desnecessários:
Abraço.
Utilizo Delphi RL10008, coloração rosa, orgânico e concentrado, ou seja, que necessita diluição, conforme manda o fabricante. Utilizo na diluição, 50% água desmineralizada, pois é barato e encontro com facilidade na minha região.
Conforme imagem, durabilidade de 5 anos ou 240.000 quilômetros.

O ideal é testar o fluído com termodensímetro, para evitar trocas e gastos desnecessários:
Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020