Sintoma esquisito durante aceleração
- Monzaman
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Sintoma esquisito durante aceleração
Amigos, tudo bem?
Meu Monza anda meio estranho esses dias. É um 2.0 a álcool, carburado.
Quando estou de quarta marcha a uns 50 km/h, se eu pisar o acelerador até o fundo ele simplesmente não responde. Fica dando uns pulinhos e mantém e a velocidade que estiver.
Se eu for acelerando aos poucos ele responde normal. Se a rotação estiver um pouco mais alta ele não engasga assim. É só em rotação baixa ou durante subidas de serra, aí sou obrigado a reduzir a marcha porque mesmo com pé no fundo ele não desenvolve.
Alguém sabe o que pode ser isso?
Meu Monza anda meio estranho esses dias. É um 2.0 a álcool, carburado.
Quando estou de quarta marcha a uns 50 km/h, se eu pisar o acelerador até o fundo ele simplesmente não responde. Fica dando uns pulinhos e mantém e a velocidade que estiver.
Se eu for acelerando aos poucos ele responde normal. Se a rotação estiver um pouco mais alta ele não engasga assim. É só em rotação baixa ou durante subidas de serra, aí sou obrigado a reduzir a marcha porque mesmo com pé no fundo ele não desenvolve.
Alguém sabe o que pode ser isso?
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Re: Sintoma esquisito durante aceleração
Caro Monzaman, esses são sintomas, aparentemente, de falta na linha de combustível. Pode ser bomba de combustível com pouca pressão, sugiro que verifique as mangueiras se não há nenhum estrangulamento que diminua ou obstrua a passagem, verifique as pressões com um manômetro, mas antes de tudo veja as condições dos filtros tanto do tanque quanto o externo que fica no cofre no motor (no caso dos carburados), se tiverem sujos, troque-os. Isso contando que o carburador esteja limpo e em ordem. Se quiser pode checar a condição das velas e bobina também. Mas antes verifique os filtros de combustível.Monzaman escreveu: ↑10 Jun 2021, 22:28 Amigos, tudo bem?
Meu Monza anda meio estranho esses dias. É um 2.0 a álcool, carburado.
Quando estou de quarta marcha a uns 50 km/h, se eu pisar o acelerador até o fundo ele simplesmente não responde. Fica dando uns pulinhos e mantém e a velocidade que estiver.
Se eu for acelerando aos poucos ele responde normal. Se a rotação estiver um pouco mais alta ele não engasga assim. É só em rotação baixa ou durante subidas de serra, aí sou obrigado a reduzir a marcha porque mesmo com pé no fundo ele não desenvolve.
Alguém sabe o que pode ser isso?
O meu é EFI, a álcool também, porém já apresentou esses problemas e quando vi o filtro de combustível tava bastante sujo, mesmo tendo sido trocado a pouco tempo. Com o tempo o tanque vai acumulando sujeira que ajuda a entupir mais rápido o filtro. Sem falar na qualidade dos combustíveis de hoje.
Monza, muito mais que um carro! 

- Monzaman
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Re: Sintoma esquisito durante aceleração
Fala Eder, tudo bem? Então, acredito que esses modelos de Monza antigo (caixote) não tenha o pré-filtro (filtro do tanque), meu modelo é 1990. As velas e cabos de vela são novos, bobina Bosch nova também. Não sei o que pode ser. O filtro de combustível normal foi recentemente trocado mas vou conferir.Eder93 escreveu: ↑12 Jun 2021, 17:09Caro Monzaman, esses são sintomas, aparentemente, de falta na linha de combustível. Pode ser bomba de combustível com pouca pressão, sugiro que verifique as mangueiras se não há nenhum estrangulamento que diminua ou obstrua a passagem, verifique as pressões com um manômetro, mas antes de tudo veja as condições dos filtros tanto do tanque quanto o externo que fica no cofre no motor (no caso dos carburados), se tiverem sujos, troque-os. Isso contando que o carburador esteja limpo e em ordem. Se quiser pode checar a condição das velas e bobina também. Mas antes verifique os filtros de combustível.Monzaman escreveu: ↑10 Jun 2021, 22:28 Amigos, tudo bem?
Meu Monza anda meio estranho esses dias. É um 2.0 a álcool, carburado.
Quando estou de quarta marcha a uns 50 km/h, se eu pisar o acelerador até o fundo ele simplesmente não responde. Fica dando uns pulinhos e mantém e a velocidade que estiver.
Se eu for acelerando aos poucos ele responde normal. Se a rotação estiver um pouco mais alta ele não engasga assim. É só em rotação baixa ou durante subidas de serra, aí sou obrigado a reduzir a marcha porque mesmo com pé no fundo ele não desenvolve.
Alguém sabe o que pode ser isso?
O meu é EFI, a álcool também, porém já apresentou esses problemas e quando vi o filtro de combustível tava bastante sujo, mesmo tendo sido trocado a pouco tempo. Com o tempo o tanque vai acumulando sujeira que ajuda a entupir mais rápido o filtro. Sem falar na qualidade dos combustíveis de hoje.
Quando eu piso fundo de quarta marcha, por exemplo, ele não sai do lugar, inclusive sai um som metálico de "chocalho" motor. Muito estranho. Mas vou continuar investigando antes de levar ao mecânico.
- tyo
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Re: Sintoma esquisito durante aceleração
Esse barulho é o famoso "grilar". Tem de conferir como está o ponto, tanto da correia dentada quanto do distribuidor. Pode ser que tenha pulado dente na correia.Monzaman escreveu: ↑13 Jun 2021, 08:54Fala Eder, tudo bem? Então, acredito que esses modelos de Monza antigo (caixote) não tenha o pré-filtro (filtro do tanque), meu modelo é 1990. As velas e cabos de vela são novos, bobina Bosch nova também. Não sei o que pode ser. O filtro de combustível normal foi recentemente trocado mas vou conferir.Eder93 escreveu: ↑12 Jun 2021, 17:09Caro Monzaman, esses são sintomas, aparentemente, de falta na linha de combustível. Pode ser bomba de combustível com pouca pressão, sugiro que verifique as mangueiras se não há nenhum estrangulamento que diminua ou obstrua a passagem, verifique as pressões com um manômetro, mas antes de tudo veja as condições dos filtros tanto do tanque quanto o externo que fica no cofre no motor (no caso dos carburados), se tiverem sujos, troque-os. Isso contando que o carburador esteja limpo e em ordem. Se quiser pode checar a condição das velas e bobina também. Mas antes verifique os filtros de combustível.Monzaman escreveu: ↑10 Jun 2021, 22:28 Amigos, tudo bem?
Meu Monza anda meio estranho esses dias. É um 2.0 a álcool, carburado.
Quando estou de quarta marcha a uns 50 km/h, se eu pisar o acelerador até o fundo ele simplesmente não responde. Fica dando uns pulinhos e mantém e a velocidade que estiver.
Se eu for acelerando aos poucos ele responde normal. Se a rotação estiver um pouco mais alta ele não engasga assim. É só em rotação baixa ou durante subidas de serra, aí sou obrigado a reduzir a marcha porque mesmo com pé no fundo ele não desenvolve.
Alguém sabe o que pode ser isso?
O meu é EFI, a álcool também, porém já apresentou esses problemas e quando vi o filtro de combustível tava bastante sujo, mesmo tendo sido trocado a pouco tempo. Com o tempo o tanque vai acumulando sujeira que ajuda a entupir mais rápido o filtro. Sem falar na qualidade dos combustíveis de hoje.
Quando eu piso fundo de quarta marcha, por exemplo, ele não sai do lugar, inclusive sai um som metálico de "chocalho" motor. Muito estranho. Mas vou continuar investigando antes de levar ao mecânico.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Sintoma esquisito durante aceleração
Monzaman
Em carros com carburador, esse tipo de sintoma (ao pisar fundo o motor oscila ou não responde mas ao pisar devagar ele responde normal) é típico de problemas no carburador. Mais especificamente na bomba de aceleração rápida (injetor).
Mas pode ser também coisa da ignição, tipo avanço à vácuo ou tempo de centelha fora do ponto inicial. Principalmente quando você cita "batida de pino ou grilo"
Sugiro que você troque velas e cabos antes de partir para a pesquisa propriamente dita. É muito ineficaz você ficar procurando problemas no ponto ou no carburador quando um jogo de cabos ou de velas está com problemas.
Sobre pressão de combustível, etc, eu deixaria isso para o final. Motores carburados dificilmente têm problema com pressão de bomba, filtros, etc. Isso é muito crítico em motores EFI, onde o combustível fornecido pela válvula injetora depende de tempo de abertura e pressão da bomba. No carburador isso depende de muitas outros fatores, como o nível do combustível na cuba, o tamanho dos giclês, o estado do injetor, entupimentos, etc.
Abs
Em carros com carburador, esse tipo de sintoma (ao pisar fundo o motor oscila ou não responde mas ao pisar devagar ele responde normal) é típico de problemas no carburador. Mais especificamente na bomba de aceleração rápida (injetor).
Mas pode ser também coisa da ignição, tipo avanço à vácuo ou tempo de centelha fora do ponto inicial. Principalmente quando você cita "batida de pino ou grilo"
Sugiro que você troque velas e cabos antes de partir para a pesquisa propriamente dita. É muito ineficaz você ficar procurando problemas no ponto ou no carburador quando um jogo de cabos ou de velas está com problemas.
Sobre pressão de combustível, etc, eu deixaria isso para o final. Motores carburados dificilmente têm problema com pressão de bomba, filtros, etc. Isso é muito crítico em motores EFI, onde o combustível fornecido pela válvula injetora depende de tempo de abertura e pressão da bomba. No carburador isso depende de muitas outros fatores, como o nível do combustível na cuba, o tamanho dos giclês, o estado do injetor, entupimentos, etc.
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Luiz Carlos
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Re: Sintoma esquisito durante aceleração
Tem sentido também, eu verificaria o carburador primeiro e depois o ponto da correia dentada. São muitas variáveis que podem provocar esse sintoma. Tanto na parte de ignição quanto na de admissão de combustível. Vc fez algum serviço recentemente que precisou retirar a correia? Qualquer alteração, por menor que seja no carburador não faz ele trabalhar bem. Seria bom checar também a situação da tampa do distribuidor.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑14 Jun 2021, 08:15 Monzaman
Em carros com carburador, esse tipo de sintoma (ao pisar fundo o motor oscila ou não responde mas ao pisar devagar ele responde normal) é típico de problemas no carburador. Mais especificamente na bomba de aceleração rápida (injetor).
Mas pode ser também coisa da ignição, tipo avanço à vácuo ou tempo de centelha fora do ponto inicial. Principalmente quando você cita "batida de pino ou grilo"
Sugiro que você troque velas e cabos antes de partir para a pesquisa propriamente dita. É muito ineficaz você ficar procurando problemas no ponto ou no carburador quando um jogo de cabos ou de velas está com problemas.
Sobre pressão de combustível, etc, eu deixaria isso para o final. Motores carburados dificilmente têm problema com pressão de bomba, filtros, etc. Isso é muito crítico em motores EFI, onde o combustível fornecido pela válvula injetora depende de tempo de abertura e pressão da bomba. No carburador isso depende de muitas outros fatores, como o nível do combustível na cuba, o tamanho dos giclês, o estado do injetor, entupimentos, etc.
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Re: Sintoma esquisito durante aceleração
Quando acelero fundo em rotações médias ele também demora a responder. Mas não engasga, começa a acelerar depois de uns 2 segundos esperando. Mas se andar acelerando pouco e trocando as marchas antes de 2000 rpm não se nota o problema. Outra coisa é que o vacuômetro não funciona com o carro parado, só com ele andando. Não sei se tem algo a ver.Eder93 escreveu: ↑22 Jun 2021, 01:56Tem sentido também, eu verificaria o carburador primeiro e depois o ponto da correia dentada. São muitas variáveis que podem provocar esse sintoma. Tanto na parte de ignição quanto na de admissão de combustível. Vc fez algum serviço recentemente que precisou retirar a correia? Qualquer alteração, por menor que seja no carburador não faz ele trabalhar bem. Seria bom checar também a situação da tampa do distribuidor.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑14 Jun 2021, 08:15 Monzaman
Em carros com carburador, esse tipo de sintoma (ao pisar fundo o motor oscila ou não responde mas ao pisar devagar ele responde normal) é típico de problemas no carburador. Mais especificamente na bomba de aceleração rápida (injetor).
Mas pode ser também coisa da ignição, tipo avanço à vácuo ou tempo de centelha fora do ponto inicial. Principalmente quando você cita "batida de pino ou grilo"
Sugiro que você troque velas e cabos antes de partir para a pesquisa propriamente dita. É muito ineficaz você ficar procurando problemas no ponto ou no carburador quando um jogo de cabos ou de velas está com problemas.
Sobre pressão de combustível, etc, eu deixaria isso para o final. Motores carburados dificilmente têm problema com pressão de bomba, filtros, etc. Isso é muito crítico em motores EFI, onde o combustível fornecido pela válvula injetora depende de tempo de abertura e pressão da bomba. No carburador isso depende de muitas outros fatores, como o nível do combustível na cuba, o tamanho dos giclês, o estado do injetor, entupimentos, etc.
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Queria fazer algum teste em casa antes de levar no mecânico. Mas não sei se tem como verificar se é o avanço. Uma vez meu mecânico me disse que o avanço estava furado e ele colocou um usado no lugar. Talvez esteja com problema de novo.
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Re: Sintoma esquisito durante aceleração
Outra coisa é que o vacuômetro não funciona com o carro parado, só com ele andando. Não sei se tem algo a ver.
Tem certeza de que o vacuômetro e o avanço à vácuo estão conectados corretamente, isto é, nos locais corretos?Monzaman
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