Iluminação do Painel Monza Classic SE 91 carburado

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
RoddMoraes79
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Out 2019, 17:55
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Iluminação do Painel Monza Classic SE 91 carburado

Mensagem não lida por RoddMoraes79 »

Amigos, bom dia !!

Estou procurando trocar as lâmpadas do Monza, porém tenho algumas dúvidas. Sei que a maioria são a pingo amassadinha 1,2w.
Porém, a iluminação do seletor do ar condicionado e quente ou frio, eu ainda não consegui retirar para saber que tipo de lâmpada que usa.

Alguém sabe me dizer que tipo de lâmpada que usa e, como retirar essa parte do painel??

Obrigado a todos!!!

Rodrigo
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17760
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Iluminação do Painel Monza Classic SE 91 carburado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já temos os procedimentos em alguns tópicos aqui no fórum.
Vai ter de remover a parte de cima do console.
Remover a frente do painel.

A lâmpada é uma só para as duas funções das alavancas, a mesma pinguinho esmagadinha das outras funções e botões.

Outra possibilidade é o acesso pelo local do rádio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Iluminação do Painel Monza Classic SE 91 carburado

Mensagem não lida por italo_ »

A lâmpada é a mesma. Eu uso lâmpadas incandescentes originais mesmo, só que de 2w ao invés de 1,2w em alguns locais. São mais difíceis de achar.
Uma opinião: em alguns locais, a iluminação mais forte fica incoveniente e destoa do resto. Exemplo, as lâmpadas espias (seta, freio de mão, óleo, etc). Deixe 1,2w mesmo. A lâmpada do chave dos faróis também não fica legal com a de 2w, destoa do resto do conjunto. A do seletor do AC é uma ótima pedida! A que ilumina os ideogramas do alerta, desembaçador e farol de milha também. E as do painel, claro!
PS: a lâmpada de 2w é a mesma fisicamente das de 1,2w. Só muda o filamento interno.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Iluminação do Painel Monza Classic SE 91 carburado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Oi Ítalo, é interessante o que você comenta sobre a potência das lâmpadas, o problema é que em alguns casos aumentando a potência das lâmpadas pode sobre aquecer o soquete e consequentemente danificar tanto o soquete como o alojamento da lâmpada. Isso acontece tanto no painel como nas lanternas. Já vi vários painéis com os alojamentos das lâmpadas bem chamuscados devido ao super aquecimento pelo uso de potência maior do que indicações das lâmpadas. Se eu fosse fazer alguma mudança nas lâmpadas do painel, com exceção da lâmpada do alternador que tem que ser de 3W para que o mesmo funcione corretamente, as outras eu optaria por LED. Mesmo se quiser manter a cor da lâmpada (amarelada ou alaranjada) tem a opção de LED que se aproxima bem do original.
O painel do meu Monza é digital e o computador de bordo estava com lampada incandescente (original) mas com potencia maior e o alojamento dela está com sinais de superaquecimento. Troquei por um LED laranja e a tonalidade ficou bem próximo do original.
Mas é logico que é minha opinião, cada um tem o direito de optar pelo que achar mais adequado ou do seu gosto.
Abraços,
Gilmar

Observação: As lâmpadas indicadoras de pisca, de farol alto, pressão de óleo não convém LED, As primeiras por que precisam de adaptação (dá problema com a frequência do pisca) e as outras por que ficam muito pouco tempo acesa e dificilmente aquecem.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Iluminação do Painel Monza Classic SE 91 carburado

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá gente.

Uma das coisas que a velhice trás é a dificuldade de se lidar com luzes e sombras.
Dirigir à noite, para mim, se tornou uma tarefa muito difícil. E logo eu que adorava dirigir à noite.
A iluminação dos intrumentos do painel tem de ficar no máximo.
Os faróis dos carros atrás de mim incomodam muito, mesmo estando com facho baixo.
Sobre a iluminação dos instrumentos, eu prefiro no máximo, já meus filhos não.
Por isso dou muita importância ao dispositivo de atenuação de brilho (dimmer) dos meus carros. Isso, para mim, tira todas as vantagens das lâmpadas led no caso, que não permitem dimerização.

Outra coisa: li aqui em mais de uma msg que as lâmpadas pingo de iluminação são todas de 1.2w, mas olhando o manual do proprietário, notei que tem duas que são de meio wat, como pode ser visto na figura abaixo.
Alguém sabe o valor verdadeiro dessas duas lampadazinhas?
especificações lampadas monza.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Iluminação do Painel Monza Classic SE 91 carburado

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Oi Luiz Carlos (Rio). Eu concordo plenamente com você. É por isso que eu disse lá em cima "se eu fosse fazer alguma modificação". No Classic que era da minha esposa, certa vez eu troquei as lâmpadas do painel por LED e não gostei justamente por conta da perda do efeito "dimmer", de modo que voltei a colocar as originais. No painel digital eu tentei adaptar LED, mas também achei que ficou muito fraca e voltei ao original.
Outra coisa interessante é a questão da idade. Venho sentindo já há alguns anos. Para se ter uma ideia eu viajei por uns 25 anos por boa parte do Brasil, e principalmente à noite. Quando já aproximava dos 50 anos de idade parecia que os faróis do Monza estavam com problemas, porque não clareavam tanto. Cheguei a trocar o conjunto todo por novos originais na época, mas não resolveu. Daí me dei conta de que a idade já cobrava o tributo.
Fazer o que? Hoje evito viajar à noite por conta disso, principalmente em estrada má sinalizada. Com chuvas então nem se fala. No ano passado perdi até a entrada do bairro onde moro. Passei direto, quando me dei conta já estava precisando fazer o retorno. - kkkk - Fazer o que é a vida?
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder