Olá pessoal!
Quem já precisou substituir o solenóide (automático) do motor de arranque (ou trocar o motor de arranque original por um motor de arranque desses moderninhos, com caixa de redução) pode perceber que os atuais solenóides não vêm mais com aquele conector 15, destinado a fornecer 12 volts cheios à bobina, nos carros que usam platinado no sistema de ignição. Se o seu Monza não usa platinado, esqueça, não haverá problema, pois ele não utiliza mesmo o pino 15.
Já se o seu Monza for um antigo, a coisa pega. Relembrando, carros com platinado usam bobinas de 9,5 volts.
Essa voltagem mais baixa que a do sistema normal do carro (12v com motor parado e até 14,5v com motor girando e alternador gerando corrente), destina-se à preservação dos contatos do referido platinado.
Na prática, chegou-se à conclusão de que com 12 volts os contatos duram muito menos.
Voltando ao solenóide atual, como ele não tem o pino 15, há a necessidade de se encontrar uma solução, sob pena do Monza com platinado não pegar normalmente nas partidas, principalmente se a bateria não estiver 100%.
Eu havia sugerido, 2 anos atrás, instalar um relé entre o pino 30 do solenóide e o pino 15 da bobina.
Seria uma instalação simples. Sairia um fio do ponto 30 do solenóide e iria para um dos pinos de alimentação da bobina do relé. O outro pino da bobina do relé seria ligado à massa. Do polo positivo da bateria sairia um fio, ligado a um dos pinos de serviço do relé. O outro pino de serviço seria ligado ao pino 15 da bobina de ignição.
Mas, recentemente, descobri outra possível solução, mais simples (menos fios), mais barata (sem relé) e aparentemente tão ou mais eficaz e confiável: um diodo.
A figura abaixo mostra como ficaria a instalação do fio, partindo do pino 30 do solenóide, passando pelo diodo e indo até o pino 15 da bobina.
Como, segundo informações obtidas por mim na internet, uma bobina de ignição de motor com platinado consome entre 3 e 4 amperes, acredito que um diodo com valor ligeiramente maior aguentará o trabalho. Eu instalaria um diodo que suporte 10 amperes. Logicamente o diodo e suas perninhas deverão ficar protegidos e isolados por um daqueles tubos de borracha que encolhem ao serem aquecidos (espaguete termo sensível) e o diâmetro do cabo deve ser compatível com a corrente que vai percorrer o mesmo. Na dúvida, é melhor pecar por excesso, instalando um fio mais grosso:
O fio azul na figura vem da chave de ignição.
Os americanos também chamam o pino 30 de pino S (de starter)
Qualquer dúvida poste a mesma aqui.
Abs
Automático do motor de arranque sem o pino 15
- Luiz Carlos (Rio)
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Luiz Carlos
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Re: Automático do motor de arranque sem o pino 15
Excelente, obrigado Luiz Carlos.
- luiz sle
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Re: Automático do motor de arranque sem o pino 15
Boa noite!
Excelente tutorial. Alguém já tentou fazer?
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Monza, a relação do homem e a máquina.
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