Evandro Monza SR escreveu: ↑15 Jan 2019, 23:15
Novidades do 500EF?
Fim de ano é maio complicado para esses projetos, geralmente oficinas fecham, a gente viaja, e tudo para.
Achei legal seu carro. Tem bastante coisas para fazer, mas no geral, é um carro pouco mexido, o que é muito bom, indica uma boa base. Carro muito mexido é difícil de retornar ao original.
A cor do carro é o preto nobre. Sem mistério.
Faróis e piscas podem ser Cibié ou Arteb. Sem mistério também. Inclusive, eu particularmente misturo pisca Arteb com farol Cibié e vice versa, nas versões pré 90, isso era relativamente comum, dada a falta de peças no mercado, a montadora montava o carro com o que tinha no estoque. Se vc observar, seu carro deve ter vidros Santa Marina, Blindex, Vivex (Venezuela) ou até PPG (Venezuela).
Os neblinas (a lente tem que ser raiada) são Cibié. Arteb eu nunca vi. Para os Classic até 87 e SR até 88/89 os neblinas eram Arteb.
O meu eu restaurei em 2013. Passados 6 anos desde então, as peças ficaram muito raras e bem mais caras... tenha paciência em procurar.
Obrigado pelos esclarecimentos! Realmente vai em ajudar a dar os próximos passos mais tranquilo. A propósito eu curti demais teu tópico de restauração do 500 EF, os vídeos no Youtube também. Li o tópico ele quase que inteiro já (falta pouco) e aprendi muita coisa, assim como vc também vou ter que tirar a tinta dos para choques e frisos e já deu para ter uma noção disso e de várias outras coisas. Muito obrigado por compartilhar tudo aquilo, minha motivação em criar esse tópico veio depois de ler o teu pq a gente sempre aprende muita coisa compartilhando aqui.
MAGNOSL88 escreveu: ↑23 Nov 2018, 22:55
Pelo que pesquisei todos Classic SE saíram com o kit Cibié, e os 500EF acho que saíram com os Arteb nos neblinas e faróis. As lanternas traseiras Carto importadas da Alemanha. e
Essa parte de ferrugem tem a ser bem lavada e resolver logo esse problema, porquê vai partindo aos poucos com quebra molas freada e viradas e chuva do dia a dia.
Sim! eu já dei uma boa lavada por baixo dele pra "retardar" o problema da ferrugem.
----------------------------
Alguns updates da restauração, mas sem fotos até o momento é que eu fiz uma pequena revisão na mecânica do carro pois ele já me deixou parado na rua algumas vezes, o problema aconteceu depois que eu dei uma lavagem geral no carro (por dentro, fora, assoalho e motor) o carro simplesmente parava de funcionar e não ligava mais, imaginei que podia ser algo na bomba de combustível.
Acabei trocando a bomba pois a que estava nele não era a original (Estava até incomodado pois dava pra ouvir um zumbido com o carro funcionando, foi botar a bomba original e pronto, voltou a ser um Monza), troquei também muita coisa na ignição (bobina, tamba do distribuidor, rotor do distribuidor, velas e cabos de vela e bobina) pois estava incomodado com aquela bobina diferente além de que o cabo da bobina para a tampa do distribuidor estava completamente podre. Porém o problema do carro ficar parando na verdade persistiu.
Verifiquei todos os aterramentos do porta malas e não tinha nada de errado, ainda assim reforcei eles. Depois disso testei o relê da injeção eletrônica, isolei os cabos que estavam decapados, passei limpa contato nas emendas rápidas e conectores sem muito sucesso. O casso simplesmente funcionava quando queria.
Acabou que o problema na verdade era o aterramento do módulo da ignição eletrônica, não sei se eles estava corretamente instalado, mas o fio do aterramento ia na lata e ficava no mesmo parafuso de fixação do módulo o que gerava um mau contato parcial eu imagino, sendo assim o carro conseguia mandar centelha mas a corrente não era suficiente pra fechar o contato no relê da injeção e assim mandar corrente para a bomba de combustível (não sou mecânico, estou assumindo isso, kkk!). Provavelmente depois da lavagem de motor o se mexeu ou o até módulo de ignição se mexeu ou a água oxidou o aterramento que causava o problema. Corrigi o problema do aterramento e agora o carro voltou a rodar normal.
Um problema que me incomodava, porém é que o carro não estava com a marcha lenta muito ajustada e constantemente falha um pouco nas retomadas, em especial em terceira marcha, resolvi daí deixar ele na oficina pra fazer uma limpeza na admissão (coletor, flauta e bicos) quando o mecânico abriu tudo encontrou dois bicos injetores "importados" que além de não serem originais estavam injetando gasolina direto. No momento não estou com o carro ainda ele pois ele aguarda ainda a chegada dos bicos injetores que encomendei no Mercado Livre, então não sei se isso irá resolver o problema das falhas em retomadas (se é que isso é um problema pois são bem leves)
Espero que na terça feira eu possa pegar ele pra dar uma volta e ver como ficou. Pegando ele eu posto umas fotos do antes e depois do cofre do motor aqui além das minhas impressões gerais do funcionamento do carro depois da revisão.
No meio tempo também já comecei a garimpar algumas peças na internet pra quando começar a fase de acabamento, no momento to mais focado em conseguir uns spoilers originais em bom estado (e bom preço também) e a grade dianteira original, ainda não tiver tempo de garimpar isso nos ferro velhos aqui de Joinville mas devo fazer isso em breve.
Além disso já fechei contrato com uma oficina, eles devem começar a trabalhar no carro em Março (pelo menos é o combinado até agora).
Muito obrigado galera, vcs estão me ajudando demais