Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

Mensagem não lida por LeoStrop »

Boa tarde Monzeiros!

Chegou a hora de trocar o óleo do carro, e como quero sempre o melhor para ele "perdi" muito tempo pesquisando a melhor opção mas acabei não ligando para um item tão importante quanto: o filtro de óleo!

Acontece que além de diversas marcas diferentes, existem também alguns modelos que se diferem quanto a construção. A exemplo do Mann, que para uma Monza EFI, pode ser aplicado tanto o modelo W 712/22 quanto o W 7 MULTI 18. A diferença é que este último foi lançado para ser aplicado em diversos automóveis, como uma aplicação mais universal, e possui como vantagens a válvula anti retorno e a by-pass.

A válvula anti retorno nada mais é que uma vedação de borracha que permite que o óleo entre no filtro mas impede que saia pelo mesmo caminho da entrada, melhorando a lubrificação na primeira partida, principalmente se o carro ficou muito tempo parado.

Imagem

A válvula by-pass fica no fundo do filtro e caso este esteja entupido ou muito congestionando, ela se abre e permite que o óleo(não filtrado) entre no motor.

Imagem

Pesquisando pelas marcas mais comuns, achei somente o Mann W Multi 18, que possuem essas válvulas, os outros comuns (Ac Delco, Mahle, Fram) ainda não achei um modelo com aplicação que tenham essas vantagens.

A minha pergunta é: Será que realmente essas válvulas fazem bastante diferença para os nossos motores, e será que podemos utilizar esses filtros sem problema? Existe algum filtro original GM para nossos motores que possuem essas válvulas?

Mais umas curiosidades:

Pesquisando pelo CNPJ que consta nas embalagens:
    O filtro original GM 93370535 é produzido pelo grupo Sogefi (http://www.sogefigroup.com/en/index.html) que também fabrica os filtros da Fram, entre outras peças.
      O filtro que comprei da Ac Delco (88905845) é produzido pelo grupo Sofape (http://gruposofape.com.br/) que no caso é a Tecfil

      Achei essa matéria bem legal também, onde o autor abre e compara algumas marcas de filtros para a mesma aplicação, inclusive mostrando que o filtro Wega também possiu anti retorno e by-pass: http://diadegaragem.blogspot.com/2016/0 ... -oleo.html

      Se alguém tiver mais informações ou dicas dos melhores filtros, não deixe de postar!
      Avatar do usuário
      mspagiari
      Membro Classic (Ní­vel 7)
      Mensagens: 729
      Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
      Cidade: Itanhaem
      Estado: São Paulo-SP
      Modelo: Monza Club
      Motor: 2.0
      Ano: 1994
      Combustível:: Gasolina
      Injeção: EFi

      Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

      Mensagem não lida por mspagiari »

      Sempre q troquei o óleo usei o filtro mann e nunca tive problema.

      Troco na mesma loja sempre. O importante é fugir das trocas a vacuo, pois sempre fica sujeira no motor, e trocar sempre com motor quente.

      O unico teste q fiz foi usar o óleo 15w40 e o carro começou baixar óleo um pouco e voltei ao 20w50 e ficou normal.
      monza club 1994 azul
      ex-monza 1989 sle preto
      Avatar do usuário
      Carlos A. Freire
      MODERADOR
      Mensagens: 17766
      Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
      Cidade: SAO PAULO
      Estado: São Paulo-SP
      Modelo: Monza GLS
      Motor: 2.0
      Ano: 1996
      Combustível:: Gasolina
      Injeção: EFi

      Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

      Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

      Esses motores do Monza ou GM do mesmos seguimento, já tem uma válvula na bomba de óleo, onde encaixa o filtro é outro no cabeçote, na direção do selo abaixo do distribuidor. Essas duas válvulas tem a função de manter o óleo nas passagens de óleo, facilitando a próxima partida. Alguns veículos de outras marcas necessitam do filtro com a válvula, e a aplicação recomendado é com ela.
      Quanto aos fabricantes que fornecem a GM e AC Delco, em geral são 3 marcas. Quando o filtro GM era importado, só usava ele, quando nacionalizou como o AC Delco, parei de usar, a não ser casos que não dava tempo de comprar o filtro em outra loja. Eu tenho preferência pelo filtro Fran.
      Compro o óleo de motor GM na Accioly, mas o filtro não tem de outra marca a não ser GM ou AC Delco. Como nesse caso não sei qual fabricante, pego em outro local. A mesma coisa é com a pastilha de freio, não compro original GM ou AC Delco, por não saber qual o fabricante. Pode ser o de minha preferência ou não, para não ficar na dúvida, prefiro não levar.
      Nos anos 80 tive problemas com filtros dá marca Tec Fil, que hoje em dia devem ter melhorado o processo fabril, mas perdi a confiança é procuro não usar.
      Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
      São Paulo-SP
      Avatar do usuário
      LeoStrop
      Membro GL (Ní­vel 2)
      Mensagens: 113
      Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
      Cidade: Paraty
      Estado: Rio de Janeiro-RJ
      Modelo: Não tenho Monza :(
      Motor: 1.8
      Ano: 1994
      Combustível:: Etanol
      Injeção: EFi

      Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

      Mensagem não lida por LeoStrop »

      Legal Carlos! Só conhecia a válvula do cabeçote, não sabia dessa outra que fica na bomba. Vou usar esse Ac Delco mesmo e na próxima eu vou atras desse Mann com as válvulas ou do próprio Fram.

      É realmente complicado não saber quem produz a peça que você está comprando. Confesso que fiquei decepcionado em saber que o Ac Delco é feito pela Tecfil kkk. Mas se pesquisar pelo CNPJ da embalagem sempre vai achar o fabricante.
      Avatar do usuário
      dutra s a
      Membro Classic SE (Ní­vel 8)
      Mensagens: 2314
      Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
      Cidade: SP
      Estado: São Paulo-SP
      Modelo: Monza GLS
      Motor: 2.0
      Ano: 1994
      Combustível:: Etanol
      Injeção: EFi

      Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

      Mensagem não lida por dutra s a »

      Qual a real necessidade de se fazer a troca de óleo com o motor quente ? O que difere na temperatura ?

      Abs. Estamos ai
      CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
      Avatar do usuário
      Carlos A. Freire
      MODERADOR
      Mensagens: 17766
      Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
      Cidade: SAO PAULO
      Estado: São Paulo-SP
      Modelo: Monza GLS
      Motor: 2.0
      Ano: 1996
      Combustível:: Gasolina
      Injeção: EFi

      Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

      Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

      dutra s a escreveu: 07 Out 2018, 00:12 Qual a real necessidade de se fazer a troca de óleo com o motor quente ? O que difere na temperatura ?

      Abs. Estamos ai
      Com o motor quente o óleo escorre mais fácil, algum tipo de sujeira se desprende. Desta forma pode sair mais óleo e mais sujeira ao abrir o bujão.

      Abs,

      Carlos Freire
      Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
      São Paulo-SP
      Avatar do usuário
      Luiz Carlos (Rio)
      Membro 500EF (Ní­vel 9)
      Mensagens: 4219
      Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
      Cidade: Rio de Janeiro
      Estado: Rio de Janeiro-RJ
      Modelo: Monza GLS
      Motor: 2.0
      Ano: 1994
      Combustível:: Gasolina
      Injeção: EFi

      Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

      Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

      Olá pessoal.

      Uma das coisas que me intrigam em se tratando de óleo é a seguinte: Todos recomendam a troca de óleo do motor com o motor quente, pelas razões expostas pelo Carlos Freire.
      Mas, em se tratando de óleos multiviscosos, como são quase todos atualmente, fica a dúvida: Se um óleo multiviscoso de especificação 15W50 tem viscosidade 15 quando frio e viscosidade 50 quando quente, como ele pode escorrer mais fácil estando quente?
      A figura abaixo foi tirada do site da Texaco. Nela podemos ver a observação de que esse óleo escorre mais fácil quando frio. E agora? :?:
      oleo multiviscoso.jpg
      Abs
      Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
      Luiz Carlos
      Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
      Rio de Janeiro - RJ
      Avatar do usuário
      tyo
      Membro 500EF (Ní­vel 9)
      Mensagens: 3532
      Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
      Cidade: CAMPINAS
      Estado: São Paulo-SP
      Modelo: Monza Classic SE
      Motor: 2.0
      Ano: 1989
      Combustível:: Gasolina
      Injeção: Carburador

      Re: Filtro de Óleo - Válvula anti-retorno e by-pass?

      Mensagem não lida por tyo »

      eu também fico pensando nisso Luiz eu troco o óleo com motor quente normalmente a noite quando eu chego já abro o bujão e deixo até o outro dia pingando o máximo possível.
      monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
      Responder