O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
Olá pessoal.
No meu tempo de mecânico de avião, qualquer peça com rosca que entrasse enjambrada significava que alguém apertara a mesma com a rosca trepada.
Acho difícil isso acontecer com vela de motor, já que o procedimento correto de instalação é girar a vela com a mão até a mesma encostar e só depois usar ferramenta para o aperto final.
Nos motores de avião que eu trabalhava, que tinham cada motor 28 velas, muito antigamente era recomendado, ao instalar a vela, bezuntar sua rosca com uma graxa especial, grafitada, que proporcionava maior contato entre a vela e o cilindro.
Mas, tempos depois, verificou-se que essa graxa às vezes grudava a vela de uma maneira tal que não saía mais. Nesse caso dava troca de cilindro. Os cilindros desses motores eram tipo os do fusca, individuais e removíveis.
O que eu estou achando estranho nessa história é o fato de não haver uma bucha ou rosca falsa entre o cabeçote e a vela. Em carros antigos havia essa bucha. Muitas vezes, ao tentar sacar a vela, a bucha vinha junto.
Eu nunca prestei atenção ao trocar velas dos meus Monzas. Vocês têm certeza de que não existe uma rosca falsa (helicoil) ou bucha onde a vela é rosqueada? Se não existe é uma grande bobeada da GM.
No Monza, até na rosca de fixação do tensionador da correia poli-v existe uma rosca falsa, para que o parafuso, que é de aço, não danifique o suporte do alternador e bomba dágua, que é de metal mole (talvez liga de alumínio).
Abs
No meu tempo de mecânico de avião, qualquer peça com rosca que entrasse enjambrada significava que alguém apertara a mesma com a rosca trepada.
Acho difícil isso acontecer com vela de motor, já que o procedimento correto de instalação é girar a vela com a mão até a mesma encostar e só depois usar ferramenta para o aperto final.
Nos motores de avião que eu trabalhava, que tinham cada motor 28 velas, muito antigamente era recomendado, ao instalar a vela, bezuntar sua rosca com uma graxa especial, grafitada, que proporcionava maior contato entre a vela e o cilindro.
Mas, tempos depois, verificou-se que essa graxa às vezes grudava a vela de uma maneira tal que não saía mais. Nesse caso dava troca de cilindro. Os cilindros desses motores eram tipo os do fusca, individuais e removíveis.
O que eu estou achando estranho nessa história é o fato de não haver uma bucha ou rosca falsa entre o cabeçote e a vela. Em carros antigos havia essa bucha. Muitas vezes, ao tentar sacar a vela, a bucha vinha junto.
Eu nunca prestei atenção ao trocar velas dos meus Monzas. Vocês têm certeza de que não existe uma rosca falsa (helicoil) ou bucha onde a vela é rosqueada? Se não existe é uma grande bobeada da GM.
No Monza, até na rosca de fixação do tensionador da correia poli-v existe uma rosca falsa, para que o parafuso, que é de aço, não danifique o suporte do alternador e bomba dágua, que é de metal mole (talvez liga de alumínio).
Abs
Luiz Carlos
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
A solução do helicoil é utilizada nos cabeçotes da maioria dos motores automotivos, quando se espana a rosca, ou quando motor vai ser utilizado para competições e devidamente preparado.
No caso de retífica, quando a rosca está ruim, a maioria aqui de SP, usa uma bucha no cabeçote.
Abs,
Carlos Freire
No caso de retífica, quando a rosca está ruim, a maioria aqui de SP, usa uma bucha no cabeçote.
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
É por ai mesmo.Carlos A. Freire escreveu: ↑01 Mar 2019, 18:19 , ou quando motor vai ser utilizado para competições e devidamente preparado.
No caso de retífica, quando a rosca está ruim, a maioria aqui de SP, usa uma bucha no cabeçote.
Abs,
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 4 patas k gostei500EF escreveu: ↑01 Mar 2019, 11:00
E aqui neste link tem mais um artigo da 4 patas falando sobre o assunto:
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... t-e-civic/
abs estamos ai
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
Bom... Vamos ver no que vai dar, no que o mecânico do dono do carro vai dizer etc...
Se é que o dono do carro irá compartilhar, né? Rsrsrs!
abs estamos ai
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
4 patas .. kkkkkkkk
Tanta gente boa comentando, seu Luiz, Jorge, o Carlos Freire, o próprio Dutra e o Eduardo, fiquei surpreso!
Vamos por partes:
Enjambrar aqui no Rio é o que o sr Luiz Carlos (fluente no carioquês ) disse, colocar algo torto, de forma que espane a rosca e quando vc for tirar aquele parafuso, ou porca, o que seja, ela coma a rosca e não saia.
O que o Jorge AP (salve meu mineiro, como vc ta?) disse, é perfeitamente plausível, no tocante a km de carro com GNV, só, que meu carro é 13, e foi colocado gnv em setembro de 2017, tenho a nota fiscal do kit com a primeira homologação que foi somente em outubro de 2018, ou seja, o kit gás tem algo por volta de 1 ano e 5 meses mais ou menos, levando-se em consideração que correias, bomba d'água e velas eram originais (ah Matheus, mas como vc sabe? Pelo simbolo da GM em todas as peças, por acordo comercial, é proibido as marcas de peças venderem peças genuínas no mercado alternativo), acredito que a km dele seja original. Rodo muito com o carro, faço representação comercial e bico em app tb, nesse momento ele tá com 93 mil kms de painel.
O helicoil seria solução se a vela tivesse saído, mas como ela agarrou, girando em falso, acabou morrendo lá, não teve jeito.
E assim, no final das contas, o meu veredicto, se eu não tiver errado (se as velas forem mesmo ainda originais do carro, se o carro tiver a km real informada no painel) eu fico com a opinião do Eduardo e do Carlos Freire, a vela morreu ali, por oxidação, ou por sujeira, vai saber, né?
Tanta gente boa comentando, seu Luiz, Jorge, o Carlos Freire, o próprio Dutra e o Eduardo, fiquei surpreso!
Vamos por partes:
Enjambrar aqui no Rio é o que o sr Luiz Carlos (fluente no carioquês ) disse, colocar algo torto, de forma que espane a rosca e quando vc for tirar aquele parafuso, ou porca, o que seja, ela coma a rosca e não saia.
O que o Jorge AP (salve meu mineiro, como vc ta?) disse, é perfeitamente plausível, no tocante a km de carro com GNV, só, que meu carro é 13, e foi colocado gnv em setembro de 2017, tenho a nota fiscal do kit com a primeira homologação que foi somente em outubro de 2018, ou seja, o kit gás tem algo por volta de 1 ano e 5 meses mais ou menos, levando-se em consideração que correias, bomba d'água e velas eram originais (ah Matheus, mas como vc sabe? Pelo simbolo da GM em todas as peças, por acordo comercial, é proibido as marcas de peças venderem peças genuínas no mercado alternativo), acredito que a km dele seja original. Rodo muito com o carro, faço representação comercial e bico em app tb, nesse momento ele tá com 93 mil kms de painel.
O helicoil seria solução se a vela tivesse saído, mas como ela agarrou, girando em falso, acabou morrendo lá, não teve jeito.
E assim, no final das contas, o meu veredicto, se eu não tiver errado (se as velas forem mesmo ainda originais do carro, se o carro tiver a km real informada no painel) eu fico com a opinião do Eduardo e do Carlos Freire, a vela morreu ali, por oxidação, ou por sujeira, vai saber, né?
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
Bem observado, pela marcas originais GM.
93 mil km e bem pouco para se abrir um cabeçote.
93 mil km e bem pouco para se abrir um cabeçote.
Monza 91 automático (o melhor)
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Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013
O comando do carro tá zero km, parece que acabou de ser colocado lá, a junta do cabeçote parecia zero também, grossa, sem nenhum sinal de ruptura ou desgaste, enfim, foi uma pena.. mas fazer oq né ?!?!
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