Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por italo_ »

Quando liguei a ignição, após uma noite parado, percebi que a luz de carga da bateria não acendia. Ao tentar dar a partida, nenhuma surpresa: bateria com pouca carga, não dava para girar o motor.
- Desmontei o painel, retirei a lâmpada e testei na bancada. A lâmpada de carga estava boa.
- Depois testei o chicote do painel com o multímetro, colocando as pontas de prova uma no positivo e a outra no fio que vem do alternador e medi a tensão com a ignição ligada. O valor foi o mesmo que estava na bateria.
- Em seguida, fiz outro teste: para excluir um possível mau contato entre o chicote e a placa do painel, testei a lâmpada de carga só que dessa vez eu liguei o soquete dela diretamente no conector do painel e virei a ignição. Para a minha surpresa, a lâmpada acendeu muito mas muito fraca.
- Imediatamente fui ao cofre do motor, retirei o fio da lâmpada que é ligado atrás do alternador e o coloquei em contato direto com a carcaça do alternador. Nesse momento, a lâmpada acendeu com o brilho total. Voltei o fio para o seu conector e a lâmpada brilhou fraco de novo.
- Detalhe: Eu observei que, além da lâmpada de carga não funcionar com o motor parado e ignição ligada, o relé principal do sistema do AC atracava. Muito estranho isso. Todo o meu sistema funcionava perfeitamente, a lâmpada acendia e só. O relé principal do AC só atracava após o motor funcionar e a lâmpada da bateria apagar. Eu sei que os dois fios estão interligados.
- Detalhe 2: quando testei o fio da lâmpada piloto aterrada na carcaça do alternador, além de ela acender normalmente, o relé do AC não atracava (funcionamento ok). Logo que eu tirava o fio da carcaça a lâmpada apagava e o relé atracava. E, ao retornar o fio para seu conector no alternador, a lâmpada acedia muito fraco e o relé do ar continuava atracado.
- Não testei ainda dar chupeta no carro, funciona-lo, e ver o que ocorre. Já é a terceira vez que este problema ocorre.
- Meu Monza possui AC, alternador Bosch 75ah e o regulador de voltagem foi trocado a cerca de 2 meses. Usei da Bosch mesmo, a bateria carregava normalmente, a tensão estava correta, etc.

Não faço ideia do que está ocorrendo. Será que tenho aqui um problema de alternador, de regulador ou de curto?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Italo

Tive exatamente o mesmo problema no meu Fiat Mille.
Luz às vezes não acendia, bateria descarregada, luz da bateria acendendo com brilho total ao ligar o conector do alternador na massa...
Solução no meu caso: troca do regulador de voltagem, que é exatamente igual ao regulador dos nossos Monzas com alternador Bosch.
Eu também havia substituído o regulador pouco tempo atrás. Acho que a qualidade dos componentes Bosch já não é mais a mesma... :(

Como um regulador custa baratinho, sugiro substituir o mesmo antes de qualquer outra coisa.

Nota: quanto ao relé principal do ar condicionado atracar em situação inversa, isto é, quando o alternador não está produzindo, lembro que esse relé também tem a ver com o regulador de voltagem. Ele e a lâmpada são ligadas no mesmo ponto do regulador (terminal D).
circuito ar cond monza.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por italo_ »

Obrigado!!
Exatamente, os dois compartilham o mesmo fio. Quando o alternador carrega, aquele ponto que antes era massa, vira um positivo, daí atraca o relé. Na lâmpada, ela apaga pq a tensão se iguala nos dois polos da lâmpada (os dois fios estão positivos).
Amanhã providenciarei a troca.

Dá pra fazer com o alternador no lugar né? Um Macaquinho jacaré pequeno e um cavalete dão conta, ou será que preciso de um elevador?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Isso mesmo. Apaga a lâmpada e cola o relé principal do ar condicionado e ventilação.

Sobre substituir o regulador com o alternador no lugar, é viável.
Eu só não consegui fazer isso com o carro em cavaletes porque um dos parafusos do regulador foi apertado por um cavalo. Não teve jeito de desenroscar o danado, pois falta espaço para chave de fenda.
Na minha última troca, que fiz com o alternador fora (eu tenho dois alternadores, um Delco Remy de 80 A, original no meu antigo Monza 94/95 e o Bosch 75A, que veio no Monza 94 atual) instalei o de final 34.
Como os reguladores de final 32 estavam durando pouco, segundo alguns usuários aqui do fórum, instalei um de final 34, por sugestão do Carlos Freire.
Esse último é um pouco diferente, e talvez não dê para instalar com o alternador no lugar.
É preciso alguma habilidade para não estragar as escovas na instalação com o alternador no lugar.
Mas, pela dificuldade em se remover o alternador, acho que vale a tentativa.
20150919_225742_zpsirklcldo.jpg
reguladores lado a lado anverso_zpsgptxvmp6.jpg
reguladores lado a lado em pe_zpsntfqnew4.jpg
reguladores lado a lado verso_zpssfomswsx.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 609
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por jshawk »

Aproveitando o tópico, a luz da bateria da minha acende quando quer, tem dia que ligo a chave (sem dar a ignição) e ele acende, e tem dia que não.
Alguém sabe o que pode ser?

Como meu painel mostra a voltagem, até que não complica muito, mas da uma agonia ver a lâmpada vermelha não acender. auehauiehae

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jshawk escreveu: 31 Ago 2018, 23:35 Aproveitando o tópico, a luz da bateria da minha acende quando quer, tem dia que ligo a chave (sem dar a ignição) e ele acende, e tem dia que não.
Alguém sabe o que pode ser?

Como meu painel mostra a voltagem, até que não complica muito, mas da uma agonia ver a lâmpada vermelha não acender. auehauiehae

[]'s
É um mau contato. Pode ser lâmpada, soquete da lâmpada, trilha da PCI do painel, mau contato no alternador... Tem que avaliar.

Tem que se preocupar sim. Se essa lâmpada não acender ao ligar o contato, depois da partida o alternador não vai carregar a bateria, pois depende dessa lâmpada para iniciar o trabalho. Se essa lâmpada tiver problemas, só vai carregar depois que o motor entrar em alta rotação. Faça o teste. Vai perceber isso pelo ponteiro do voltímetro do painel. Outra coisa, nos modelos com A/C, se o alternador não carregar, as ventoinhas não funcionam.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por italo_ »

Carlos, estou indo comprar o regulador com final 034.
Vocês querem usam, até agora....sem problemas?
E apesar do maior tamanho você conseguiu fazer a trocar com o alternador no lugar?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

italo_ escreveu: 01 Set 2018, 09:06 Carlos, estou indo comprar o regulador com final 034.
Vocês querem usam, até agora....sem problemas?
E apesar do maior tamanho você conseguiu fazer a trocar com o alternador no lugar?
Bom dia Italo.

No meu Monza GLS 96, com alternador Bosch de 75A, o regulador com final 034 entra sem adaptações. É só tirar um e colocar outro. Já no alternador Bosch de 55A do Monza Club 94 de um amigo, o 034 não entra sem fazer adaptações.

A última manutenção do alternador do meu Monza GLS 96 em 2015, com a troca do regulador e do rotor. Não foi eu quem fez e sim o auto elétrico de minha confiança. Não sei qual regulador foi aplicado e qual marca, o fato é que de lá para cá o alternador não me causou mais problemas, rs!
Me parece que o rotor que tinha desgaste acentuado no coletor estava causando defeito no regulador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder