Defeito intermitente: luz de carga da bateria
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Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Quando liguei a ignição, após uma noite parado, percebi que a luz de carga da bateria não acendia. Ao tentar dar a partida, nenhuma surpresa: bateria com pouca carga, não dava para girar o motor.
- Desmontei o painel, retirei a lâmpada e testei na bancada. A lâmpada de carga estava boa.
- Depois testei o chicote do painel com o multímetro, colocando as pontas de prova uma no positivo e a outra no fio que vem do alternador e medi a tensão com a ignição ligada. O valor foi o mesmo que estava na bateria.
- Em seguida, fiz outro teste: para excluir um possível mau contato entre o chicote e a placa do painel, testei a lâmpada de carga só que dessa vez eu liguei o soquete dela diretamente no conector do painel e virei a ignição. Para a minha surpresa, a lâmpada acendeu muito mas muito fraca.
- Imediatamente fui ao cofre do motor, retirei o fio da lâmpada que é ligado atrás do alternador e o coloquei em contato direto com a carcaça do alternador. Nesse momento, a lâmpada acendeu com o brilho total. Voltei o fio para o seu conector e a lâmpada brilhou fraco de novo.
- Detalhe: Eu observei que, além da lâmpada de carga não funcionar com o motor parado e ignição ligada, o relé principal do sistema do AC atracava. Muito estranho isso. Todo o meu sistema funcionava perfeitamente, a lâmpada acendia e só. O relé principal do AC só atracava após o motor funcionar e a lâmpada da bateria apagar. Eu sei que os dois fios estão interligados.
- Detalhe 2: quando testei o fio da lâmpada piloto aterrada na carcaça do alternador, além de ela acender normalmente, o relé do AC não atracava (funcionamento ok). Logo que eu tirava o fio da carcaça a lâmpada apagava e o relé atracava. E, ao retornar o fio para seu conector no alternador, a lâmpada acedia muito fraco e o relé do ar continuava atracado.
- Não testei ainda dar chupeta no carro, funciona-lo, e ver o que ocorre. Já é a terceira vez que este problema ocorre.
- Meu Monza possui AC, alternador Bosch 75ah e o regulador de voltagem foi trocado a cerca de 2 meses. Usei da Bosch mesmo, a bateria carregava normalmente, a tensão estava correta, etc.
Não faço ideia do que está ocorrendo. Será que tenho aqui um problema de alternador, de regulador ou de curto?
- Desmontei o painel, retirei a lâmpada e testei na bancada. A lâmpada de carga estava boa.
- Depois testei o chicote do painel com o multímetro, colocando as pontas de prova uma no positivo e a outra no fio que vem do alternador e medi a tensão com a ignição ligada. O valor foi o mesmo que estava na bateria.
- Em seguida, fiz outro teste: para excluir um possível mau contato entre o chicote e a placa do painel, testei a lâmpada de carga só que dessa vez eu liguei o soquete dela diretamente no conector do painel e virei a ignição. Para a minha surpresa, a lâmpada acendeu muito mas muito fraca.
- Imediatamente fui ao cofre do motor, retirei o fio da lâmpada que é ligado atrás do alternador e o coloquei em contato direto com a carcaça do alternador. Nesse momento, a lâmpada acendeu com o brilho total. Voltei o fio para o seu conector e a lâmpada brilhou fraco de novo.
- Detalhe: Eu observei que, além da lâmpada de carga não funcionar com o motor parado e ignição ligada, o relé principal do sistema do AC atracava. Muito estranho isso. Todo o meu sistema funcionava perfeitamente, a lâmpada acendia e só. O relé principal do AC só atracava após o motor funcionar e a lâmpada da bateria apagar. Eu sei que os dois fios estão interligados.
- Detalhe 2: quando testei o fio da lâmpada piloto aterrada na carcaça do alternador, além de ela acender normalmente, o relé do AC não atracava (funcionamento ok). Logo que eu tirava o fio da carcaça a lâmpada apagava e o relé atracava. E, ao retornar o fio para seu conector no alternador, a lâmpada acedia muito fraco e o relé do ar continuava atracado.
- Não testei ainda dar chupeta no carro, funciona-lo, e ver o que ocorre. Já é a terceira vez que este problema ocorre.
- Meu Monza possui AC, alternador Bosch 75ah e o regulador de voltagem foi trocado a cerca de 2 meses. Usei da Bosch mesmo, a bateria carregava normalmente, a tensão estava correta, etc.
Não faço ideia do que está ocorrendo. Será que tenho aqui um problema de alternador, de regulador ou de curto?
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Italo
Tive exatamente o mesmo problema no meu Fiat Mille.
Luz às vezes não acendia, bateria descarregada, luz da bateria acendendo com brilho total ao ligar o conector do alternador na massa...
Solução no meu caso: troca do regulador de voltagem, que é exatamente igual ao regulador dos nossos Monzas com alternador Bosch.
Eu também havia substituído o regulador pouco tempo atrás. Acho que a qualidade dos componentes Bosch já não é mais a mesma...
Como um regulador custa baratinho, sugiro substituir o mesmo antes de qualquer outra coisa.
Nota: quanto ao relé principal do ar condicionado atracar em situação inversa, isto é, quando o alternador não está produzindo, lembro que esse relé também tem a ver com o regulador de voltagem. Ele e a lâmpada são ligadas no mesmo ponto do regulador (terminal D).
Abs
Tive exatamente o mesmo problema no meu Fiat Mille.
Luz às vezes não acendia, bateria descarregada, luz da bateria acendendo com brilho total ao ligar o conector do alternador na massa...
Solução no meu caso: troca do regulador de voltagem, que é exatamente igual ao regulador dos nossos Monzas com alternador Bosch.
Eu também havia substituído o regulador pouco tempo atrás. Acho que a qualidade dos componentes Bosch já não é mais a mesma...
Como um regulador custa baratinho, sugiro substituir o mesmo antes de qualquer outra coisa.
Nota: quanto ao relé principal do ar condicionado atracar em situação inversa, isto é, quando o alternador não está produzindo, lembro que esse relé também tem a ver com o regulador de voltagem. Ele e a lâmpada são ligadas no mesmo ponto do regulador (terminal D).
Abs
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Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Obrigado!!
Exatamente, os dois compartilham o mesmo fio. Quando o alternador carrega, aquele ponto que antes era massa, vira um positivo, daí atraca o relé. Na lâmpada, ela apaga pq a tensão se iguala nos dois polos da lâmpada (os dois fios estão positivos).
Amanhã providenciarei a troca.
Dá pra fazer com o alternador no lugar né? Um Macaquinho jacaré pequeno e um cavalete dão conta, ou será que preciso de um elevador?
Exatamente, os dois compartilham o mesmo fio. Quando o alternador carrega, aquele ponto que antes era massa, vira um positivo, daí atraca o relé. Na lâmpada, ela apaga pq a tensão se iguala nos dois polos da lâmpada (os dois fios estão positivos).
Amanhã providenciarei a troca.
Dá pra fazer com o alternador no lugar né? Um Macaquinho jacaré pequeno e um cavalete dão conta, ou será que preciso de um elevador?
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Isso mesmo. Apaga a lâmpada e cola o relé principal do ar condicionado e ventilação.
Sobre substituir o regulador com o alternador no lugar, é viável.
Eu só não consegui fazer isso com o carro em cavaletes porque um dos parafusos do regulador foi apertado por um cavalo. Não teve jeito de desenroscar o danado, pois falta espaço para chave de fenda.
Na minha última troca, que fiz com o alternador fora (eu tenho dois alternadores, um Delco Remy de 80 A, original no meu antigo Monza 94/95 e o Bosch 75A, que veio no Monza 94 atual) instalei o de final 34.
Como os reguladores de final 32 estavam durando pouco, segundo alguns usuários aqui do fórum, instalei um de final 34, por sugestão do Carlos Freire.
Esse último é um pouco diferente, e talvez não dê para instalar com o alternador no lugar.
É preciso alguma habilidade para não estragar as escovas na instalação com o alternador no lugar.
Mas, pela dificuldade em se remover o alternador, acho que vale a tentativa. Abs
Sobre substituir o regulador com o alternador no lugar, é viável.
Eu só não consegui fazer isso com o carro em cavaletes porque um dos parafusos do regulador foi apertado por um cavalo. Não teve jeito de desenroscar o danado, pois falta espaço para chave de fenda.
Na minha última troca, que fiz com o alternador fora (eu tenho dois alternadores, um Delco Remy de 80 A, original no meu antigo Monza 94/95 e o Bosch 75A, que veio no Monza 94 atual) instalei o de final 34.
Como os reguladores de final 32 estavam durando pouco, segundo alguns usuários aqui do fórum, instalei um de final 34, por sugestão do Carlos Freire.
Esse último é um pouco diferente, e talvez não dê para instalar com o alternador no lugar.
É preciso alguma habilidade para não estragar as escovas na instalação com o alternador no lugar.
Mas, pela dificuldade em se remover o alternador, acho que vale a tentativa. Abs
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Luiz Carlos
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Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Aproveitando o tópico, a luz da bateria da minha acende quando quer, tem dia que ligo a chave (sem dar a ignição) e ele acende, e tem dia que não.
Alguém sabe o que pode ser?
Como meu painel mostra a voltagem, até que não complica muito, mas da uma agonia ver a lâmpada vermelha não acender. auehauiehae
[]'s
Alguém sabe o que pode ser?
Como meu painel mostra a voltagem, até que não complica muito, mas da uma agonia ver a lâmpada vermelha não acender. auehauiehae
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Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria
É um mau contato. Pode ser lâmpada, soquete da lâmpada, trilha da PCI do painel, mau contato no alternador... Tem que avaliar.jshawk escreveu: ↑31 Ago 2018, 23:35 Aproveitando o tópico, a luz da bateria da minha acende quando quer, tem dia que ligo a chave (sem dar a ignição) e ele acende, e tem dia que não.
Alguém sabe o que pode ser?
Como meu painel mostra a voltagem, até que não complica muito, mas da uma agonia ver a lâmpada vermelha não acender. auehauiehae
[]'s
Tem que se preocupar sim. Se essa lâmpada não acender ao ligar o contato, depois da partida o alternador não vai carregar a bateria, pois depende dessa lâmpada para iniciar o trabalho. Se essa lâmpada tiver problemas, só vai carregar depois que o motor entrar em alta rotação. Faça o teste. Vai perceber isso pelo ponteiro do voltímetro do painel. Outra coisa, nos modelos com A/C, se o alternador não carregar, as ventoinhas não funcionam.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Carlos, estou indo comprar o regulador com final 034.
Vocês querem usam, até agora....sem problemas?
E apesar do maior tamanho você conseguiu fazer a trocar com o alternador no lugar?
Vocês querem usam, até agora....sem problemas?
E apesar do maior tamanho você conseguiu fazer a trocar com o alternador no lugar?
- Carlos A. Freire
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Re: Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Bom dia Italo.
No meu Monza GLS 96, com alternador Bosch de 75A, o regulador com final 034 entra sem adaptações. É só tirar um e colocar outro. Já no alternador Bosch de 55A do Monza Club 94 de um amigo, o 034 não entra sem fazer adaptações.
A última manutenção do alternador do meu Monza GLS 96 em 2015, com a troca do regulador e do rotor. Não foi eu quem fez e sim o auto elétrico de minha confiança. Não sei qual regulador foi aplicado e qual marca, o fato é que de lá para cá o alternador não me causou mais problemas, rs!
Me parece que o rotor que tinha desgaste acentuado no coletor estava causando defeito no regulador.
Abs,
Carlos Freire
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